sábado, 21 de setembro de 2013

Governo confirma 39 mortos em ataque a um Shopping no Quênia

Presidente Uhuru Kenyatta falou sobre atentado de grupo islâmico a shopping


   Ataque a shopping deixou 150 feridos no Quênia
   Crédito: Simon Maina / AFP / CP

Subiu para 39 o número de vítimas fatais no atentado a um shopping no centro comercial de Nairóbi, no Quênia, neste sábado. O novo número foi confirmado pelo presidente do país, Uhuru Kenyatta, em entrevista coletiva. O ataque ainda deixou 150 feridos.

"Terrorismo é uma filosofia de covardes. Vamos puní-los por seus crimes hediondos. Peço aos quenianos que mantenham a calma. Eu perdi membros próximos da família", declarou Kenyatta.

A milícia islâmica somali "Shebab", ligada à Al-Qaeda, reivindicou o ataque. "Os mujahedines entraram ao meio-dia de hoje no Westgate", o shopping onde ocorreu o massacre, diz uma mensagem no Twitter postada por volta das 18h (15h Brasília). "Eles mataram mais de 100 infiéis quenianos e a batalha prossegue", afirma. 

Segundo o departamento americano de Estado, cidadãos dos Estados Unidos foram feridos no atentado. A embaixada de Washington no Quênia foi acionada e está "em contato com as autoridades locais". "Condenamos este atentado desmedido no qual homens, mulheres e crianças inocentes foram mortos ou feridos". O departamento de Estado "segue de perto" a evolução da situação em Nairóbi.

O local

Muito movimentado nos fins de semana, o shopping é citado regularmente como possível alvo de grupos relacionados à Al-Qaeda, como os insurgentes somalis shebab. Este tipo de ataque é algo que nunca havia ocorrido na capital queniana e pode ser o atentado mais sangrento desde o ataque suicida da Al-Qaeda de 1998, que teve como alvo em agosto daquele ano a embaixada americana em Nairóbi e que deixou mais de 200 mortos.

O Westgate Mall é um labirinto de lojas de todo o tipo, onde é muito fácil se esconder. Segundo uma testemunha, os criminosos executaram clientes. O centro comercial, aberto em 2007 e próximo à sede local das Nações Unidas, tem restaurantes, cafés, bancos, um grande supermercado e várias salas de cinema que atraem milhares de pessoas todos os dias.


Fonte: Correio do Povo e AFP

Nenhum comentário:

Postar um comentário