sábado, 28 de janeiro de 2012

Insetos são alternativa para saciar a fome no mundo

Brasil pode autorizar a criação comercial do produto




Os grilos com cobertura de chocolate branco e preto poderiam ser confundidos com ameixas ao chocolate. Clique para ver mais fotos
Crédito: Divulgação / CP


    O Brasil pode autorizar ainda neste semestre a produção comercial de insetos comestíveis. A reformulação da legislação que tende a abrir o caminho para a entomofagia no país deve ficar pronta até junho. Os dois pedidos de registros feitos pelo criadouro Nutrinsecta, uma produtora de insetos para alimentação de aves silvestres e exóticas, bem como peixes e espécies de macacos, localizado no Parque Ecológico Vale Verde, em Betim (MG), está em análise no Ministério da Agricultura e no Ibama desde o ano passado.
      Tradição em comunidades indígenas no país, os animais comestíveis fazem parte da dieta humana em 120 países, sendo hábito alimentar especialmente entre asiáticos, mas também bastante difundida no México. Ricos em proteínas, de ciclo reprodutivo curto e com oferta abundante, os insetos são encarados como alternativa pela Organização das Nações Unidas para a Agricultura e Alimentação (FAO) para saciar a crescente demanda de proteína animal no mundo. Dados indicam que, com o consumo global acelerado por carnes, até 2050 a carne bovina ser tornará cada vez mais disputada e, por consequência, muito cara.
     Mesmo com seus atributos, os insetos enfrentam uma forte barreira cultural no Brasil. Por isso, os caminhos até a mesa serão longos e devem passar por nichos de mercado como farinha para complemento nutricional e pratos na alta gastronomia. Estados que sofrem com desnutrição e baixo poder aquisitivo da população, em tese, seriam de mais fácil expansão. As dezenas de receitas incluem uma espécie de Yakisoba com mix de insetos, pizza de grilo e besouro, além de grilos cobertos com chocolate que mais se parecem com o biscoito BIS. 

Receita

Macarrão oriental ao mix de insetos

Ingredientes:

1 dente de alho picadinho
40 g de cebola em cubinhos pequenos
40 g de brócolis japonês em floretes pequenos
50 g de Cenoura em tirinhas fininhas
50 g de cogumelos shitake (fresco ou desidratado) em tiras finas
1 tomate pequeno maduro em cubinhos pequenos
100 g e macarrão spaghetti grano duro ou macarrão udon
50 ml de shoyu
40 ml de azeite de oliva
Manjericão fresco
200 g de tenébrios, grilos, baratas e tenébrios gigantes desidratados
Sal e Pimenta do reino moída à gosto.





  Mix de insetos é um ótimo complemento para o macarrão / Foto: Divulgação

Modo de preparo

     Cozinhe o macarrão al dente. Esfrie e reserve.
     Corte os vegetais conforme indicado
     Hidrate os insetos em água quente, suficiente para cobri-los, por aproximadamente 15 minutos. Drene e reserve.
     Aqueça uma frigideira grande, acrescente o azeite de oliva e comece a fritar a cebola, o alho, a cenoura, o shitake, os insetos (como se fosse qualquer carne) e os brócolis. Assim que estiverem macios, acrescente o shoyo e cozinhe por 1 minuto. Se necessário pode ser acrescentado mais água ou o próprio caldo onde se hidrataram os insetos.
     Acrescente o macarrão e logo em seguida o manjericão picado grosso.
     Corrija o sal e a pimenta e sirva em seguida. 

Porção para 2 pessoas

OBS: os vegetais podem ser substituídos por outros de sua preferência.

Fonte: Patricia Meira / Correio do Povo

Nenhum comentário:

Postar um comentário