terça-feira, 5 de fevereiro de 2019

Incêndio em edifício de Paris deixa oito mortos

Autoridades apontam que fogo teria sido provocado intencionalmente

Quase 200 bombeiros trabalham para conter chamas no edifício | Foto: Benoît Moser / BSPP - Brigade de sapeurs-pompiers de Paris / AFP / CP Memória
Quase 200 bombeiros trabalham para conter chamas no edifício | Foto: Benoît Moser / BSPP - Brigade de sapeurs-pompiers de Paris / AFP / CP Memória

Oito pessoas morreram na madrugada desta terça-feira no incêndio, aparentemente intencional, de um prédio em Paris, anunciou a polícia da capital francesa. "Uma pessoa foi detida, uma mulher", informou o procurador de Paris, Rémy Heitz. A mulher detida morava no edifício e uma investigação foi aberta por "destruição voluntária por incêndio, com consequências fatais", disse o procurado.

"O balanço pode aumentar porque o fogo persiste no 7º e 8º andares do prédio", informou uma fonte do corpo de bombeiros, que citou 27 pessoas levemente feridas, incluindo três colegas de trabalho. O edifício de oito andares fica no movimentado distrito XVI da capital francesa. Quase 200 bombeiros trabalhavam para controlar as chamas no imóvel, construído nos anos 1970.

Moradores foram resgatados no teto e edifícios próximos foram evacuados. "Trinta pessoas foram retiradas com escadas", disse a mesma fonte. O incêndio começou por volta de 1h (22h de Brasília, segunda-feira). A área do incêndio fica próxima do bairro Trocadéro, do Parque dos Príncipes - estádio do Paris Saint Germain -, do bosque de Boulogne e do clube de tênis Roland Garros. No dia 12 de janeiro, uma explosão de gás e um incêndio deixaram quatro mortos no centro da capital francesa. O balanço pode aumentar porque não foi possível chegar ao sétimo e oitavo andares, afirmou o porta-voz dos bombeiros.

"Paris está de luto esta manhã. O balanço é terrível", afirmou no Twitter a prefeita da cidade, Anne Hidalgo.

O incêndio começou por volta de 1H00 (22h00 de Brasília, segunda-feira) e provocou cenas "terríveis", segundo os bombeiros. Alguns moradores do prédio da rua Erlanger buscaram refúgio no teto do imóvel e outros pediam socorro nas janelas. "A princípio, pensamos que era uma briga. Ouvimos uma mulher gritar muito alto", disse à AFP um vizinho do local. "Tivemos que fazer diversos resgates, em particular de mais de 10 pessoas que estavam no teto", afirmou à AFP o capitão Clement Cognon.

Dois edifícios próximos foram evacuados por precaução e funcionários do distrito estão organizando um alojamento provisório. Várias ruas do bairros foram fechadas por viaturas das polícia e caminhões dos bombeiros. A área do incêndio fica próxima do Parque dos Príncipes - estádio do Paris Saint Germain -, do bosque de Boulogne e do clube de tênis Roland Garros.

Este é o terceiro incêndio fatal em Paris nos últimos três meses. No fim de dezembro, duas mulheres e duas crianças morreram asfixiadas em um incêndio em uma torre de Bobigny, subúrbio da capital francesa. No dia 12 de janeiro, uma explosão de gás provocou um incêndio no distrito IX de Paris, que deixou quatro mortos.


AFP
Correio do Povo

Nenhum comentário:

Postar um comentário