quinta-feira, 28 de fevereiro de 2019

Bandidos oportunistas estão pedindo dinheiro para devolver veículos mesmo sem ter ligação com o crime em Passo Fundo


Bandidos oportunistas estão pedindo dinheiro para devolver veículos mesmo sem ter ligação com o crime em Passo Fundo
   Créditos: Reprodução

Na manhã de ontem (27) a Uirapuru trouxe um alerta sobre extorsões que estão sendo realizadas em Passo Fundo após furtos de veículos. A Delegacia de Repressão às Ações Criminosas Organizadas (Draco) está investigando suspeitos de entrar em contato com vítimas de furtos e solicitar valores em dinheiro para devolver o automóvel, mesmo sem ter a posse do mesmo.

No caso mais recente, um VW Gol foi furtado na Avenida Brasil, no bairro Petrópolis. Após constatar o furto, o proprietário do automóvel começou a receber ligações pedindo valores em dinheiro para recuperar o veículo. Um dos contatos feito foi gravado e a Rádio Uirapuru teve acesso ao áudio. Na gravação o criminoso pergunta se a vítima tem interesse em recuperar o carro. Afirma que trabalha com loja de autopeças e teria “descoberto que o automóvel era roubado”, portanto não teria interesse em ficar com as peças, mas solicitou R$ 550 para devolver o Gol.

Falando sobre esse assunto na Uirapuru, o delegado titular da Draco, Diogo Ferreira, afirmou que esses casos são cada vez mais comuns em Passo Fundo. De acordo com ele, as vítimas, na intenção de recuperar o veículo mais rápido possível, divulgam nas redes sociais fotos do carro, placa, características e contatos para que informações sejam repassadas. É aí que surgem os chamados “criminosos oportunistas”. Eles só sabem que o automóvel foi furtado, porém, muitas vezes, não fazem ideia de onde o veículo está. Com as informações, os golpistas entram contato com as vítimas e solicitam dinheiro para entregar o carro, porém, após o depósito da quantia, o mesmo não é entregue.

No caso específico do Gol furtado na Petrópolis, o delegado afirmou que, por conta da qualidade e do barulho durante a ligação, é possível que o criminoso ligou de dentro de algum presídio e não tenha ligação com quem furtou o automóvel. O delegado Diogo Ferreira explicou que na maioria dos casos os bandidos que furtam os veículos não são os mesmos que entram em contato solicitando o resgate e orientou a vítima a nunca repassar valores, pois fomentará esse tipo de crime.


Por Gabriel Nunes
Rádio Uirapuru | Passo Fundo

Nenhum comentário:

Postar um comentário