quinta-feira, 28 de fevereiro de 2019

Caminhonete utilizada em assalto a bancos de Ametista do Sul é localizada no interior de Planalto



A Polícia faz o cerco dos assaltantes que atacaram duas agências bancárias (Sicredi e Banrisul) de Ametista do Sul, na tarde desta quinta-feira (28). 

Pelo menos seis bandidos atacaram os bancos com armas longas e, segundo informações, cerca de três disparos de fuzis foram efetuados para o alto. 17 reféns foram usados em um cordão humano. A ação foi realizada no “modus operandi” tradicional, conhecido como “Novo Cangaço”.

Uma caminhonete S-10 prata foi usada e, na fuga, três reféns foram levados e liberados em seguida sem ferimentos. Eram dois vigilantes do Banrisul e um funcionário do Sicredi.

Os assaltantes fugiram em direção a Planalto e no caminho dispersaram pregos retorcidos na rodovia. Duas viaturas tiveram os pneus furados.

Mesmo assim, guarnições da polícia de 15 cidades se mobilizaram no cerco aos criminosos. Um helicóptero, inclusive, foi usado nas buscas.

No final da tarde desta quinta-feira, a caminhonete utilizada no crime foi encontrada próximo a Linha Santa Lúcia em Planalto

A Brigada Militar informou que está tomando as devidas providências para restabelecer a tranquilidade e prender os criminosos que assaltaram bancos e mantiveram reféns em Ametista do Sul.Dentro das estratégias da Operação Diamante, policiais do BOPE e Batalhão de Aviação estão em apoio no cerco.


Infoco RS

Ação entre Polícia Civil e Brigada Militar prende em flagrante autor de homicídio em São Luiz Gonzaga


Ação em flagrante entre Polícia Civil e Brigada Militar prende em flagrante autor de homicídio em São Luiz Gonzaga
   Ação em flagrante entre Polícia Civil e Brigada Militar prende em flagrante autor de homicídio em São Luiz Gonzaga

Polícia Civil, em uma ação deflagrada pela Delegacia de Polícia de Homicídios e Proteção à Pessoa, em conjunto com a Brigada Militar, prendeu em flagrante um indivíduo por homicídio ocorrido na Vila Auxiliadora, em São Luiz Gonzaga.

Conforme a delegada de Polícia Elaine Maria Schons, imediatamente após ser comunicada do homicídio, a Polícia Civil manteve contato com a Brigada Militar, que havia recebido informações sobre o possível paradeiro do autor do crime. "Diante disso, foram realizadas buscas em uma área com densa vegetação na Vila Auxiliadora, onde o autor foi localizado e confessou o crime.

A motivação seria uma desavença de aproximadamente quatorze anos, quando o agora autor do homicídio tomou um tiro, desferido pelo indivíduo que foi morto hoje." afirmou a delegada.


Fabiano Costa
Polícia Civil do Estado do Rio Grande do Sul

Sete pessoas são presas em flagrante em ação contra o tráfico de entorpecentes em São Luiz Gonzaga


   Presos da Operação - Foto: Polícia Civil

Na manhã desta quinta-feira (28), a Polícia Civil, por meio da Delegacia de Polícia de São Luiz Gonzaga, em operação conjunta com a Brigada Militar, deu cumprimento a oito ordens judiciais de mandados de busca e apreensão, sendo 2 cumpridos em residências situadas em São Luiz Gonzaga e 6 na cidade de São Nicolau.

Conforme o delegado de Polícia Afonso Stangherlin e o delegado de Polícia Heleno dos Santos, sete pessoas foram presas em flagrante, com apreensão, em São Nicolau, de um revólver subtraído de roubo a estabelecimento bancário, além de munições. “Em São Luiz Gonzaga, foram apreendidos durante as diligências, um tijolo de maconha e uma porção de cocaína, além de outros dois veículos”, relataram os delegados.

De acordo com os delegados, trata-se de uma associação criminosa que estava sendo investigada pelo Departamento Estadual de Investigações Criminais (Deic), pelo fato de ser especializada em roubos a bancos e sequestros de bancários para facilitar as ações criminosas, bem como tráfico de drogas. “Eles estariam planejando uma empreitada criminosa para amanhã, tendo sido a ação, portanto, crucial para que o crime fosse frustrado”, afirmaram Stangherlin e Santos.

A ação contou com o apoio da Delegacia de Roubos do Deic e com a participação de 40 policiais civis e militares.


Matheus Lima
Jorge Felipe
Polícia Civil do Estado do Rio Grande do Sul

Banrisul e Sicredi de Ametista do Sul são assaltados


   Foto: Josias Marques/Portal In Foco RS

Criminosos armados com armas longas assaltaram dois bancos simultaneamente em Ametista do Sul no início da tarde desta quinta-feira, 28, por volta das 14h30min. Os bancos atacados são o Banrisull e Sicredi. Clientes foram feitos reféns e três foram levados em uma caminhonete S10 prata.

Os criminosos obrigaram os clientes a fazer cordão humano. Os bandidos efetuaram vários disparos e fugiram em direção a Planalto. Os reféns já foram liberados. Miguelitos foram jogados no asfalto da ERS 591.

Guarnições da Brigada Militar de 15 cidades estão mobilizadas no cerco aos criminosos na região de Gramado dos Loureiros. Helicóptero será utilizado nas buscas.


Josias Marques/Portal In Foco RS 

Motorista da prefeitura de Erval Grande é baleado em Porto Alegre


Dois homens balearam a vítima e roubaram carro em frente a restaurante

Vítima foi socorrida e encaminhada ao HPS
   Vítima foi socorrida e encaminhada ao HPS 

Um motorista da prefeitura de Erval Grande foi baleado na noite desta quarta-feira em Porto Alegre. O homem, de 53 anos, foi atingido quando retirava a bagagem do porta-malas na rua Ramiro Barcelos próximo a avenida Farrapos. Ele foi abordado por dois homens quando o carro estava estacionado em frente a um restaurante, onde iria jantar com outros dois passageiros do carro. O SAMU fez o primeiro atendimento antes do encaminhamento ao Hospital de Pronto-Socorro.

Os criminosos roubaram o carro na sequência. Quando os assaltantes abordaram a vítima, os passageiros, uma mulher e o filho, de 15 anos, saíram correndo. Ela relatou ter percebido o assalto e fugiu para dentro do restaurante. Um dos assaltantes ainda gritou para que ela voltasse, o que foi ignorado pela mulher.

À Polícia Civil (PC)  testemunhas relataram que o motorista encontraria um colega no local. “Eles são do interior e não conhecem bem a cidade, e aqui é o ponto de encontro”, relatou um dos presentes que preferiu não se identificar.

De acordo com a passageira, os três saíram da cidade de Erval Grande às 7h de quarta-feira. O motivo da viagem é uma visita do filho, que está agendada para quinta. No depoimento à polícia ela afirmou que a vítima “é o único motorista que faz essa viagem.”

Segundo o relato das testemunhas, os assaltantes são dois homens brancos, sendo que um deles usa barba. O carro roubado é um modelo Prisma de cor branca, que dos lados tem adesivos da prefeitura de Erval Grande.


Por Eduardo Amaral
Correio do Povo

Chega a 12 kg a Maconha apreendida na quarta-feira pela PC e BM em Santiago



Durante a tarde, ação conjunta da Polícia Civil e Brigada Militar resultou na apreensão de 10 tijolos de Maconha que pesaram aproximadamente 8 kg do entorpecente. A droga estava em uma residência na Rua General Gumercindo Saraiva, no bairro Vila Rica, onde também foi apreendido 12 porções de Crack e 15 porções de Cocaína. Uma mulher de 21 anos foi presa em flagrante por tráfico.

Antes da ação, porém, agentes do Pelotão de Operações Especiais e da Seção de Inteligência da Brigada Militar localizaram 4 tijolos de Maconha que, pesados, totalizaram aproximadamente 4 kg. A droga estava escondida em um terreno baldio no bairro Guabiroba. A partir dessa apreensão, foi articulado o mandado de busca e apreensão na Vila Rica.

Somadas as duas apreensões, a Brigada Militar e a Polícia Civil apreenderam 12 kg de Maconha em ações contínuas numa única tarde. Contabilizando os 600 gramas de Crack e os 766 gramas de Cocaína, estima-se que foram retirados da rua aproximadamente R$ 200 mil em drogas. 

Apesar de estarem em pontos diferentes da cidade, os tijolos de Maconha possuíam o mesmo tipo de embalagem, o que sugere que são oriundos de um único carregamento. Agora, a Polícia Civil investiga a origem dos entorpecentes que seriam vendidos durante o Carnaval na região.

As exitosas ações desta tarde contaram com apoio da comunidade que auxiliou os órgãos de segurança por meio de denúncias anônimas.



Blog do Rafael Nemitz
Fotos: Brigada Militar e Polícia Civil.

Homem é preso por porte ilegal de arma de fogo em Santo Augusto



Por volta das 21h30min desta quarta-feira uma guarnição da Brigada Militar de Santo Augusto prendeu um homem por porte ilegal de arma de fogo, acessórios e munições.

A prisão ocorreu após abordagem em um veículo Fiat/Uno Way. Conforme a Polícia, no interior do mesmo foi localizado uma espingarda marca Boito calibre 32, pólvora, chumbos e materiais para recarregar cartuchos.

Em consulta foi constatado que a espingarda se encontrava em situação de furto na cidade de Igrejinha desde o ano 2007.

O homem foi preso e o material apreendido.


Santo Augusto Urgente, com informações da Brigada Militar

Bandidos oportunistas estão pedindo dinheiro para devolver veículos mesmo sem ter ligação com o crime em Passo Fundo


Bandidos oportunistas estão pedindo dinheiro para devolver veículos mesmo sem ter ligação com o crime em Passo Fundo
   Créditos: Reprodução

Na manhã de ontem (27) a Uirapuru trouxe um alerta sobre extorsões que estão sendo realizadas em Passo Fundo após furtos de veículos. A Delegacia de Repressão às Ações Criminosas Organizadas (Draco) está investigando suspeitos de entrar em contato com vítimas de furtos e solicitar valores em dinheiro para devolver o automóvel, mesmo sem ter a posse do mesmo.

No caso mais recente, um VW Gol foi furtado na Avenida Brasil, no bairro Petrópolis. Após constatar o furto, o proprietário do automóvel começou a receber ligações pedindo valores em dinheiro para recuperar o veículo. Um dos contatos feito foi gravado e a Rádio Uirapuru teve acesso ao áudio. Na gravação o criminoso pergunta se a vítima tem interesse em recuperar o carro. Afirma que trabalha com loja de autopeças e teria “descoberto que o automóvel era roubado”, portanto não teria interesse em ficar com as peças, mas solicitou R$ 550 para devolver o Gol.

Falando sobre esse assunto na Uirapuru, o delegado titular da Draco, Diogo Ferreira, afirmou que esses casos são cada vez mais comuns em Passo Fundo. De acordo com ele, as vítimas, na intenção de recuperar o veículo mais rápido possível, divulgam nas redes sociais fotos do carro, placa, características e contatos para que informações sejam repassadas. É aí que surgem os chamados “criminosos oportunistas”. Eles só sabem que o automóvel foi furtado, porém, muitas vezes, não fazem ideia de onde o veículo está. Com as informações, os golpistas entram contato com as vítimas e solicitam dinheiro para entregar o carro, porém, após o depósito da quantia, o mesmo não é entregue.

No caso específico do Gol furtado na Petrópolis, o delegado afirmou que, por conta da qualidade e do barulho durante a ligação, é possível que o criminoso ligou de dentro de algum presídio e não tenha ligação com quem furtou o automóvel. O delegado Diogo Ferreira explicou que na maioria dos casos os bandidos que furtam os veículos não são os mesmos que entram em contato solicitando o resgate e orientou a vítima a nunca repassar valores, pois fomentará esse tipo de crime.


Por Gabriel Nunes
Rádio Uirapuru | Passo Fundo

quarta-feira, 27 de fevereiro de 2019

Operação Metal fiscaliza estabelecimentos comerciais em Pelotas


Operação Metal fiscaliza estabelecimentos comerciais em Pelotas
   Operação Metal fiscaliza estabelecimentos comerciais em Pelotas

A Polícia Civil, através de uma ação da Delegacia de Repressão aos Crimes Contra o Patrimônio das Concessionárias e os Serviços Delegados (DRCP), do Departamento Estadual de Investigações Criminais (Deic), efetuou ação de fiscalização na terça (26) e quarta-feira (27) em dezoito estabelecimentos comerciais no município de Pelotas.

Segundo o delegado Luciano Dias Peringer, a ação visa combater à receptação de fios, cabos de cobre e baterias estacionárias, especialmente, utilizados por empresas de telefonia. Os policiais da Especializada, juntamente com técnicos das empresas concessionárias de serviço público, diligenciaram em estabelecimentos  comerciais, buscando averiguar suspeita de receptação de cabos de telefonia e baterias estacionárias. "Os proprietários dos estabelecimentos comerciais vistoriados não possuíam nenhuma irregularidade, sendo que os mesmos elogiaram a ação, visto que combate o comércio ilegal de baterias e metais, os quais geram uma concorrência desleal."

Peringer ressalta que a DRCP irá intensificar o combate aos receptadores destes materiais, visto que os mesmos acarretam imenso prejuízo as empresas vítimas, bem como para toda a sociedade que fica desamparada de serviços essenciais.


Fabiano Costa
Polícia Civil do Estado do Rio Grande do Sul

Brigada Militar evita furtos e prende dois elementos em Redentora e Três Passos


BRIGADA MILITAR EVITA FURTOS E PRENDE DOIS ELEMENTOS EM REDENTORA E TRÊS PASSOS
   Brigada Militar/Divulgação

Nesta quarta-feira (27/02), por volta das 07h50min uma guarnição da Brigada Militar de Três Passos prendeu um homem de 30 anos de idade por invasão de domicílio.

Por volta das 13h00min outra guarnição da Brigada Militar, na cidade de Redentora prendeu um homem de 51 anos de idade também por invasão de domicílio.

Em ambos os casos os homens estavam tentando furtar as residências, mas devido a ação antecipada da Brigada Militar não conseguiram consumar o ato.

Brigada Militar – “A força da comunidade”


Fonte: Brigada Militar
Observador Regional

Operação Repouso Absoluto investiga diversos crimes praticados por servidor no âmbito da Assembleia Legislativa


Ação Policial
   Ação Policial

Na manhã desta quarta-feira (27), a Polícia Civil, por meio da Delegacia de Polícia de Repressão aos Crimes contra a Administração Pública e Ordem Tributária (Deat), do Departamento Estadual de Investigações Criminais (Deic), deflagrou a Operação Repouso Absoluto, com o objetivo de apurar a prática dos crimes de peculato, falsidade ideológica e associação criminosa no âmbito da Assembleia Legislativa do Estado.

Foram cumpridos dois mandados de busca e apreensão, um no endereço residencial do servidor investigado e outro na Assembleia Legislativa, especificamente no Departamento de Gestão de Pessoal, na Divisão de Recursos Humanos e em salas onde se encontram assentos funcionais, folhas-ponto e atestados médicos em nome do suspeito.

Conforme o delegado Max Otto Ritter, o inquérito policial, instaurado em meados do ano de 2018, investiga a apresentação de atestados médicos falsos, a pretexto de moléstias a que estaria acometido o servidor público da Assembleia Legislativa, para justificar a ausências em serviço. “Há farta prova documental que, nos diversos períodos de afastamento que deveriam ser utilizados para repouso em virtude das licenças para tratamento da saúde concedidas, o suspeito viajava em atividades partidárias pelo interior do Estado, as quais eram divulgadas em redes sociais, ou exercia normalmente atividades profissionais de cunho eminentemente particular”, explicaram os delegados.

Ainda de acordo com os delegados, as buscas tiveram como objetivo a localização de documentos que possam materializar os crimes investigados, bem como as relações do servidor público com os médicos que atestavam os afastamentos, além da identificação de outros casos similares, buscando identificar a responsabilidade de todos os envolvidos.

Durante as ações, foram apreendidos celulares, dois veículos,  atestados médicos, receituários e documentos relacionados à atividade profissional do servidor.


Fonte: Polícia Civil

Homem é preso com quatro armas em São Paulo das Missões


Apreensões
   Apreensões

A Polícia Civil prendeu em flagrante, na tarde desta terça-feira (26), um homem pelo crime de posse irregular de arma de fogo em São Paulo das Missões. A ação, realizada pelas Delegacias de Polícia de São Paulo das Missões e Horizontina, ocorreu na Linha Dona Helena Sul, interior de São Paulo das Missões.

Na residência do indivíduo, foram encontradas três espingardas e uma pistola, além de diversas munições. Segundo as investigações, as armas teriam sido utilizadas pelo proprietário para ameaçar uma pessoa em Horizontina.


Michel Fontana
Polícia Civil do Estado do Rio Grande do Sul

Incêndio atinge moradia na rua Itaqui em Tenente Portela


   Imóvel foi consumido pelo fogo / Foto: Sandro Medeiros – Portela Online

Uma moradia localizada na Rua Itaqui esquina com a Perimetral no bairro Operário em Tenente Portela, foi atingida por um incêndio na tarde desta terça-feira, 26 de fevereiro. A casa é localizada praticamente nos fundos do Mercado e Açougue do Povo, próximo ao Postão de Saúde.

O site Portela Online conversou com a proprietária do imóvel que estava muito abalada. Ela relatou que o filho universitário estava em casa e se preparava para ir a faculdade. A suspeita é que a mangueira do botijão de gás tenha se rompido, provocado um vazamento e ocorrido uma explosão. O rapaz estaria preparado pasteis como costumeiramente faz antes de ir estudar. Ambos foram levados pelo SAMU ao Hospital Santo Antônio para receber atendimento visto que inalaram fumaça e estão psicologicamente abalados.

Os vizinhos e amigos da família ajudaram a retirar muitos móveis e alguns eletrônicos. O morador ao lado, com medo que sua casa fosse atingida, também retirou todos os móveis de dentro.

O corpo de bombeiros voluntários de Tenente Portela contiveram as chamas. Os Bombeiros de Três Passos e a Brigada Militar portelense também foram ao local.








Fonte: Portela Online
Fotos: Sandro Medeiros | Portela Online

terça-feira, 26 de fevereiro de 2019

Acidente com três caminhões provoca morte e deixa feridos em Eldorado do Sul

Trânsito no local foi interrompido para atendimento da ocorrência

Acidente com três caminhões e um automóvel causou a morte de uma pessoa
   Acidente com três caminhões e um automóvel causou a morte de uma pessoa
   Foto: Polícia Rodoviária Federal / Divulgação / CP

Uma pessoa morreu após sofrer um acidente que envolveu quatro veículos, na tarde desta terça-feira, em Eldorado do Sul. De acordo com informações preliminares da Polícia Rodoviária Federal (PRF), a colisão ocorreu com três caminhões e um automóvel na BR 290, no km 116, e deixou duas pessoas feridas. Não há identificação ainda da vítima.

Segundo os agentes, um dos caminhões tentava acessar uma empresa às margens da rodovia quando o segundo freou bruscamente tentando evitar uma colisão. O terceiro caminhão não conseguiu desviar e bateu na traseira do segundo.

Ainda conforme a PRF, a vítima estava em um quarto caminhão, que ao tentar desviar deste primeiro acidente, bateu de frente com outro caminhão quando invadiu a pista contrária.

Os feridos eram ocupantes do automóvel.

O trânsito foi interrompido para atendimento da ocorrência. Conforme os agentes, devido ao acidente, o desvio por Guaiba é única alternativa para deslocamento em ambos sentidos.


Por Correio do Povo

Procuradoria dá 24 horas para ministro justificar carta sobre hino e vídeo

Ricardo Vélez Rodriguez assumiu que foi um erro e retirou trecho que pedia filmagens nas escolas

Rodríguez determinou a retirada do trecho em que pede a gravação das crianças em escolas
   Rodríguez determinou a retirada do trecho em que pede a gravação das crianças em escolas
   Foto: Marcello Casal Jr. / Agência Brasil / CP

O Ministério Público Federal deu prazo de 24 horas para que o ministro da Educação, Ricardo Vélez Rodriguez, apresente justificativa para a carta enviadas às escolas em que pedia a filmagem de alunos perfilados cantando o Hino Nacional, após a repetição do slogan da campanha do presidente Jair Bolsonaro.

Rodríguez disse nesta terça-feira que foi um "erro" e determinou a retirada do trecho em que pede a gravação das crianças e a inserção do slogan, "Brasil acima de tudo. Deus acima de todos", ao final do e-mail. "Eu percebi o erro. Tirei essa frase (com slogan do governo). Tirei a parte correspondente a filmar crianças sem a autorização dos pais. Evidentemente se alguma coisa for publicada será dentro da lei, com a autorização dos pais. Saiu hoje (terça-feira) de circulação", disse brevemente a jornalistas pela manhã.

No pedido de esclarecimentos, a Procuradoria Federal dos Direitos do Cidadão (PFDC) solicita que o Ministério da Educação apresente, em até 24 horas, "em razão da urgência que o caso requer" justificativa do ato administrativo praticado.

De acordo com o órgão do MPF, a justificativa deve estar fundamentada nos preceitos constitucionais e legais a que estão submetidos todos os agentes públicos. O ofício cita 17 preceitos constitucionais e legais que seriam desrespeitados com o recado do ministro.

Entre eles o artigo 15 do Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA), que assegura às crianças e adolescentes o direito à liberdade, ao respeito e à dignidade como pessoas humanas em processo de desenvolvimento e como sujeitos de direitos civis, humanos e sociais garantidos na Constituição e nas leis. O estatuto reforça ainda que o direito ao respeito consiste na preservação da imagem, da identidade, da autonomia, dos valores, ideias e crenças, entre outros aspectos.

Entre outras prerrogativas elencadas pela procuradoria, está o artigo 5 da Constituição Federal, que assegura ser livre a manifestação de pensamento e de que é inviolável a liberdade de consciência e de crença.

A Procuradoria destaca que o artigo, em seu inciso 41, determina que a lei punirá qualquer discriminação atentatória dos direitos e liberdades fundamentais. Também cita o artigo 37 da Constituição, segundo o qual a publicidade dos atos, programas, obras, serviços e campanhas dos órgãos públicos deverá ter caráter educativo, informativo ou de orientação social, dela não podendo constar nomes, símbolos ou imagens que caracterizem promoção pessoal de autoridades ou servidores públicos. 

Quem assina o ofício é procurador Federal dos Direitos do Cidadão Substituto, Domingos Sávio Dresch da Silveira, do Grupo de Trabalho de Educação em Direitos Humanos.


Quem assina o ofício é procurador Federal dos Direitos do Cidadão Substituto, Domingos Sávio Dresch da Silveira, do Grupo de Trabalho de Educação em Direitos Humanos.


Por AE
Correio do Povo
26/02/2019 | 16:33 Atualizado 16:41

Vélez diz que percebeu erro e muda comunicado às escolas sobre hino nacional

Ministro da Educação afirmou que retirou pedido para filmar crianças e trecho "Brasil acima de tudo. Deus acima de todos"

"Evidentemente se alguma coisa for publicada, será dentro da lei, com a autorização dos pais", disse o ministro 

O ministro da Educação, Ricardo Vélez Rodríguez, afirmou nesta terça-feira que determinou que seu ministério retire de um polêmico e-mail enviado a todas a todas escolas do Brasil o trecho em que pede que crianças sejam gravadas em vídeo após serem perfiladas para cantar o hino nacional. Ele também disse que "percebeu o erro" de inserir o slogan da campanha de Jair Bolsonaro "Brasil acima de tudo. Deus acima de todos" ao final do e-mail.  "Eu percebi o erro. Tirei essa frase. Tirei a parte correspondente a filmar crianças sem a autorização dos pais. Evidentemente se alguma coisa for publicada, será dentro da lei, com a autorização dos pais. Saiu hoje de circulação", disse brevemente a jornalistas.


"Prezados Diretores, pedimos que, no primeiro dia da volta às aulas, seja lida a carta que segue em anexo nesta mensagem, de autoria do Ministro da Educação, Professor Ricardo Vélez Rodríguez, para professores, alunos e demais funcionários da escola, com todos perfilados diante da bandeira do Brasil (se houver) e que seja executado o hino nacional", dizia o texto enviado para escolas públicas e particulares do País.

O ministro se reuniu pela manhã com o presidente do Senado, Davi Alcolumbre (DEM-AP). "Estive com o presidente do Senado, uma pessoa maravilhosa, muito aberta ao diálogo e nós, no ministério, temos como função cuidar da educação do Brasil, ajudar a educação, melhorar, de mãos dadas com nosso representantes no Parlamento", disse após o encontro.  Vélez Rodríguez participa agora de audiência pública na Comissão de Educação, Cultura e Esporte do Senado para apresentar as diretrizes e os programas prioritários de sua pasta. "Será uma honra muito grande participar dessa sessão no Senado", afirmou.

O Conselho Nacional de Secretários de Educação (Consed) informou na noite de ontem que foi surpreendido com o envio da carta às escolas. Para o conselho, a ação fere não apenas a autonomia dos gestores escolares, mas dos entes da federação. "O ambiente escolar deve estar imune a qualquer tipo de ingerência político-partidária". Para o conselho, que reúne os secretários de Educação estaduais, o Brasil precisa, "ao contrário de estimular pequenas disputas ideológicas na Educação", priorizar a aprendizagem. Segundo Olavo Nogueira Filho, diretor de Políticas Educacionais do Todos pela Educação, mesmo que o pedido do MEC tenha caráter voluntário, é uma ação "sem precedentes no passado recente brasileiro".


Por AE
Correio do Povo
26/02/2019 | 11:57