domingo, 30 de abril de 2017

Morre o cantor e compositor Belchior

Artista tinha 70 anos e estava em Santa Cruz do Sul

Artista tinha 70 anos | Foto: Divulgação / CP
   Artista tinha 70 anos | Foto: Divulgação / CP

Aos 70 anos, o cantor e compositor Belchior morreu na noite deste sábado em Santa Cruz do Sul, no Vale do Rio Pardo, onde estaria vivendo há cerca de quatro anos. Familiares confirmaram a morte ao jornal O Povo, do Ceará, mas não revelaram a causa.

O artista estaria em casa, no bairro Santo Inácio, onde residia há cerca de um ano. Familiares seguem esperando a conclusão da perícia, que será feita por uma equipe de Cachoeira do Sul. O corpo deve ser levado para a cidade cearense de Sobral, onde deverá acontecer o velório e o enterro.

Em nota, o governador do Ceará, Camilo Santana decretou luto oficial de três dias no Estado e reconheceu a importância de Belchior para a música brasileira. "Recebi com profundo pesar a notícia da morte do cantor e compositor cearense Belchior. Nascido em Sobral, foi um ícone da Música Popular Brasileira e um dos primeiros cantores nordestinos de MPB a se destacar no País, com mais de 20 discos gravados. O povo cearense enaltece sua história, agradece imensamente por tudo que fez e pelo legado que deixa para a arte do nosso Ceará. Que Deus conforte a família, amigos e fãs de Belchior.

Antônio Carlos Gomes Belchior Fontenelle Fernandes nasceu em Sobral, no Ceará, no dia 26 de outubro de 1946. No início da carreira, ele se apresentou em diversos festivais de música no Nordeste. Logo no início da década de 1970, mudou-se para o Rio de Janeiro e venceu o IV Festival Universitário da MPB com "Na Hora do Almoço".

O primeiro LP foi lançado em 1974 pela gravadora Chantecler. O segundo veio dois anos depois com sucessos como "Velha Roupa Colorida" e "Apenas uma rapaz latino-americano". Ao longo da carreira, Belchior teve 22 discos lançados e se consagrou com outras canções como "Paralelas" e "Galos, noites e quintais". Em 1983 fundou sua própria produtora e gravadora, Paraíso Discos, e em 1997 tornou-se sócio do selo Camerati.

Nos últimos anos, o "sumiço" de Belchior ficou conhecido em todo o país e ele foi vistos algumas vezes pelo Rio Grande do Sul. Em janeiro de 2013, ele esteve em Porto Alegre e Juremir Machado da Silva relatou um encontro com o artista em post em seu blog.


Fonte: Correio do Povo

Nenhum comentário:

Postar um comentário