sexta-feira, 21 de abril de 2017

Autoflagelo de adolescente pode ser primeiro caso relacionado ao Baleia Azul na região


Autoflagelo de adolescente pode ser primeiro caso relacionado ao Baleia Azul na região
   Foto: Facebook/Província FM/Reprodução

Em Tenente Portela pode ter ocorrido, nesta semana, o primeiro caso relacionado ao jogo Baleia Azul. Circula nas redes sociais a foto do autoflagelo de uma adolescente, de idade não divulgada, que cortou os pulsos como uma das etapas do jogo, cuja etapa final é o suicídio. A menor foi socorrida e recebeu atendimento. O caso foi divulgado na Página do Facebook da Província FM.

Conhecido como Baleia Azul, o jogo de internet pode estar levando jovens a mutilações corporais e até ao suicídio. A polícia investiga o jogo, praticado em comunidades fechadas de Facebook e Whatsapp. Ele instiga os jogadores, a grande maioria adolescentes, a cumprirem 50 tarefas, sendo que a última delas é o suicídio.

Um grupo, que seria da Rússia, está sendo investigado por induzir mais de 130 jovens, predominantemente na Europa, a cometerem suicídio desde 2015.

No Brasil, a imprensa divulgou recentemente alguns casos. Uma jovem de 16 anos, de Vila Rica (MT), cometeu suicídio, além de um menino de 19 anos, de Pará de Minas (MG), e as mortes foram atribuídas ao jogo Baleia Azul. Na Paraíba e no Rio de Janeiro já estão em andamento investigações referentes à recente popularização deste jogo criminoso.

O caso virou problema mundial, com comunicados aos pais em escolas da França, Inglaterra e Romênia, alertando as famílias de seus alunos para terem especial atenção com este jogo e comportamento de seus filhos.

O jogo partiria de uma página privada e secreta no Facebook, e um instrutor passa então alguns desafios aos seus novos jogadores. O jogo inicialmente inocente, torna-se mortal.

São propostos 50 desafios, como escrever com uma navalha o nome daquele grupo na palma da mão, cortar-se, desenhar uma baleia em seu corpo com uma faca, até o desafio final, que é tirar a própria vida.

Após a vítima iniciar os desafios, ela não pode desistir. Participantes teriam relatado que desistências são ameaçadas pelos administradores do game, sendo necessário ir até o final.


Três Passos News

Nenhum comentário:

Postar um comentário