sexta-feira, 28 de abril de 2017

Comitivas de Humaitá e Sede Nova se juntam ao protesto da Greve Geral na BR-468, em Santo Augusto


Cerca de 100 manifestantes partiram de Humaitá para o protesto da Greve Geral nesta sexta-feira junto à BR-468, trevo de acesso à Palmeira das Missões, em Santo Augusto. A maior parte da comitiva é composta por agricultores familiares, entretanto, também se juntam ao grupo representantes da classe dos professores e dos servidores públicos municipais. Uma parte dos manifestantes humaitenses vai à Três Passos participar dos atos no centro da cidade.

A prefeitura de Humaitá atende em horário normal de expediente. As escolas da rede estadual suspenderam as aulas. Na rede municipal, as aulas ocorrem até às 10h30min e depois será realizada uma caminhada silenciosa pelas Avenidas da cidade, com a participação de professores e estudantes de todas as escolas municipais. À tarde, na rede municipal, aula normal em Humaitá. A rede bancária também atende normalmente no dia de hoje. 

Sede Nova envia uma comitiva de cerca de 150 pessoas para os atos da Greve Geral em Santo Augusto. O grupo é composto por agricultores, servidores públicos municipais e professores. A prefeitura atende hoje apenas serviços essenciais. As aulas foram suspensas, pela manhã e tarde, em todas as redes de ensino. Em São Martinho, expediente normal na prefeitura e aulas normais na rede municipal. A rede estadual, em São Martinho, suspendeu as aulas no dia de hoje.

Neste momento inicia a concentração dos manifestantes no trevo de acesso à Palmeira, na BR-468. Em seguida ocorre uma assembleia entre os participantes para definir quais os rumos do protesto. No entanto, o trânsito já está bloqueado desde às 7h desta manhã. A cada meia hora o trânsito é temporariamente liberado. Houve queima de pneus no canteiro central do trevo.

São esperados entre 600 e 700 manifestantes oriundos de municípios como Humaitá, Sede Nova, Crissiumal, Tiradentes do Sul, dentre outras cidades. A liderança da FETRAF, porém o protesto de hoje deve contar com o apoio de outras classes representativas como o Movimento de Pequenos Agricultores (MPA), que abrange, dentre outras cidades, Coronel Bicaco, e entidades ligadas aos trabalhadores urbanos, como servidores públicos e professores. 


Fonte: Rádio Alto Uruguai

Nenhum comentário:

Postar um comentário