quarta-feira, 26 de abril de 2017

Incubadora Tecnológica SETREM leva oficina sobre empreendedorismo e inovação a escolas da região

Ministrante é o docente Rodrigo M. Soder, assessor/consultor da Incubadora Tecnológica nos ramos da propriedade intelectual, inovação e criação de novos empreendimentos

   Escola Estadual de Ensino Médio Madre Madalena

Visando fomentar a cultura de empreendedorismo e inovação nos estudantes de ensino médio, a Incubadora Tecnológica SETREM vem realizando uma série de oficinas em escolas da Região Noroeste do Rio Grande do Sul. Com o tema "Empreendedorismo e inovação: o futuro de todos os profissionais no Séc. XXI”, o docente Rodrigo M. Soder, assessor/consultor da Incubadora nos ramos da propriedade intelectual, inovação e criação de novos empreendimentos, instrumentaliza os estudantes ao desenvolvimento de uma postura focada em maneiras de desenvolver e levar adiante uma ideia/solução.

Dentre as várias escolas que vêm recebendo a oficina, estão a Escola Estadual de Ensino Médio Madre Madalena, de São José do Inhacorá, o Instituto Sinodal da Paz, de Santa Rosa, a Escola Estadual de Educação Básica Yeté, de Tuparendi e o Instituto Estadual de Educação Cristo Redentor, de Cândido Godói. "Destacamos que estas oficinas são oferecidas gratuitamente às escolas e continuamos nossa agenda em toda região Noroeste. Já temos vários agendamentos para as próximas semanas, mas ainda temos algumas datas disponíveis para quem tiver interesse nesta temática”, conta Soder.

Segundo o docente, as transformações sociais e a aceleração do tempo no século XXI geram a necessidade de adaptações na forma de ver o mundo e de pensar o futuro. "Nesse contexto desafiador, cada pessoa deverá tornar-se uma plataforma de serviços e apresentar um número crescente de habilidades e competências. Dentre essas habilidades, uma das mais relevantes é a capacidade empreendedora, isto é, a potencialidade de gerar soluções e ser um realizador, um executor motivado e que assume sua parcela de responsabilidade”, destaca.

Quem é empreendedor?

Soder complementa, explicando que um empreendedor não necessariamente é o "dono” de um negócio, mas um colaborador de uma empresa, um voluntário de uma ONG ou de uma associação que é sensível ao mundo e que possui o desejo de transformar uma realidade e que motive e lidere outras pessoas através de seu exemplo e determinação. "Essa capacidade se vincula ao desejo de aprimorar-se, à resiliência frente às adversidades e a coragem de levar ideias adiante, características que são determinantes para o sucesso profissional, bem como para a melhoria da sociedade e das condições de vida da população. Ninguém ‘nasce’ empreendedor, pois o conjunto de habilidades e competências de um empreendedor pode ser desenvolvido através das ações da escola e da universidade”, afirma.

O desenvolvimento

A oficina é dividida em duas partes, realizadas sequencialmente. Na primeira, é feita exposição sobre o empreendedorismo, criatividade e maneiras de levar adiante uma ideia/solução. Na segunda, os estudantes são desafiados, em grupos, desenvolverem uma ideia, construírem um protótipo rudimentar e o apresentarem ao grande grupo. "Durante o trabalho de desenvolvimento da ideia, os alunos serão constantemente orientados e auxiliados, de modo que possam exprimir e apresentar satisfatoriamente sua criação. Este é um meio de materializar e tornar visualizável a ideia, elemento muito relevante no processo criativo”, conclui Soder. Os agendamentos devem ser feitos pelo e-mail incubadora@setrem.com.br ou pelos fones 3535-4600/4653.

Escola Estadual de Educação Básica Yeté
   Escola Estadual de Educação Básica Yeté

Instituto Estadual de Educação Cristo Redentor
   Instituto Estadual de Educação Cristo Redentor

Instituto Sinodal da Paz
   Instituto Sinodal da Paz


Fonte e Fotos: Portal SETREM

Nenhum comentário:

Postar um comentário