sexta-feira, 28 de abril de 2017

Delegado da Polícia Federal afirma: índios são explorados por eles mesmos em disputa de poder e dinheiro


Nos últimos dois dias as tensões entre indígenas na reserva da Serrinha, em Ronda Alta, novamente aumentaram. Em uma ação na região, a Polícia Civil e Brigada Militar de Sarandi recuperaram três veículos roubados e prenderam nove índios por receptação e com diversas armas de grosso calibre.

A ação foi delicada e os policiais precisaram de reforço e apoio de lideranças da aldeia para entrar no local e realizar o trabalho.

Em entrevista na Uirapuru, o delegado da Polícia Federal de Passo Fundo, Mario Luiz Vieira, que esteve à frente das investigações em conflitos indígenas da região, falou sobre o caso. Conforme o delegado, a situação é complicada nas aldeias da região desde a morte do cacique Antonio Mig, da reserva da Serrinha.

Mig era parceiro da Polícia Federal e denunciava abusos e irregularidades cometidos por índios. Destacou que, desde a morte do cacique, dois grupos disputam o poder na aldeia: os filhos do cacique e um grupo de índios.

Conforme o delegado, em todo o Brasil, muitos índios envoltos na cultura dos brancos, estão saindo das aldeias, estudando, se especializando, e alguns deles estão usando outros indígenas, coagindo, na força, a participarem de ações ilícitas por dinheiro. Esta disputa por poder e dinheiro é um barril de pólvora e poderá causar mais tragédias na região em breve.

Para Mario Luiz Vieira, essa situação poderia ser resolvida de uma única forma, a qual seria, retirar o poder econômico que o cacique tem em razão da exploração das terras, criando um comitê de gestão.

Neste comitê estariam inseridos Funai, Polícia Federal, Ministério Público Federal e Emater. A este comitê caberia a tarefa de fazer a gestão e distribuição de recursos, passando por um processo licitatório.


Fonte: Rádio Uirapuru | Passo Fundo

Nenhum comentário:

Postar um comentário