sábado, 29 de abril de 2017

Comissão de Segurança da Assembleia constata falência completa do presídio de Passo Fundo


   Créditos: Mateus Miotto/Rádio Uirapuru

Na visitação técnica ao Presídio Regional de Passo Fundo, nesta sexta-feira (28), a Comissão Especial da Segurança da Assembleia apontou inúmeros problemas, principalmente estruturais.

Em entrevista à Uirapuru, o presidente da Comissão, deputado estadual Ronaldo Santini (PTB), contou que todos os presídios visitados pelo grupo têm problemas de superlotação, mas o que foi encontrado em Passo Fundo é uma falência completa no sistema carcerário.

Foi identificado lotação com celas projetadas para 8 detentos abrigando 25; ventilador sendo utilizado na refrigeração do sistema de energia elétrica, o que pode ocasionar um colapso energético facilitando motins e fugas; e condições desumanas de trabalho para os agentes carcerários, assistentes de saúde e demais profissionais.

Para Santini, o presídio precisa de obras emergenciais para a sua recuperação. Outra solução seria a construção do novo presídio. O legislador ressaltou que hoje existe uma disputa política entre Passo Fundo e Carazinho para a nova casa prisional.

Destacou que os municípios têm que resolver esse impasse imediatamente para que o presídio seja entregue à cidade o mais rápido possível. Essa medida deve beneficiar os dois municípios. A Comissão também identificou urgência na conclusão do prédio da polícia civil.

O único espaço apontado como adequado pela Comissão Especial foi o da unidade de atendimento saúde, que ainda não foi inaugurado.


Fonte: Rádio Uirapuru | Passo Fundo

Nenhum comentário:

Postar um comentário