quarta-feira, 7 de setembro de 2016

Após vazamento de óleo na BR-392, em Pelotas, Fepam prevê bloqueio no trânsito até o início da noite

Há um pequeno dano ambiental, e equipes fazem o transbordo da carga do caminhão


Acidente ocorreu na BR 392. Foto: PRF/RS
   Acidente ocorreu na BR 392. Foto: PRF/RS

O trânsito na BR-392, em Pelotas, na Metade Sul, deve ficar parcialmente bloqueado até o início da noite. A previsão é da Fundação Estadual de Proteção Ambiental (Fepam), que monitora danos ambientais no local, já que houve vazamento de cerca de 30 mil litros de óleo diesel após um acidente.

A colisão, que aconteceu durante a manhã, envolveu um caminhão bitrem, carregado com combustível, e um trem, no cruzamento da linha férrea. O trânsito chegou a ficar totalmente interrompido, já que havia risco de explosão. Agora, apenas o sentido Porto Alegre-Rio Grande está liberado. Quem segue no sentido contrário precisa fazer um desvio por dentro da cidade, no km 62 da BR-392.

O óleo diesel derramado na pista escorreu por uma valeta de drenagem e se acumulou em um banhado às margens da rodovia. Foram colocadas barreiras de contenção para evitar que o óleo se alastre. Segundo Cleonice Kazmirczak, bióloga do serviço de emergência da Fepam, há um pequeno dano ambiental:

“O dano ambiental sempre existe, porque é um produto que caiu no banhado. Mas há uma lâmina d’água e o óleo diesel fica no superfície, então é possível recolher. Será retirada a vegetação no local, e tudo isso é computado como dano ambiental – mas não é um dano grave”, destacou.

Equipes seguem trabalhando no transbordo dos cerca de 30 mil litros que restaram no caminhão. A ação começou entre 14h e 15h e, e deve seguir até o início da noite. A partir de manhã, a transportadora recolhe o óleo diesel que se acumulou no banhado, o que deve durar entre dois e três dias. No entanto, para essa segunda ação, não vai ser preciso bloquear o trânsito.


Fonte: Bibiana Dihl / Rádio Guaíba

Nenhum comentário:

Postar um comentário