Adriano Cargnin é
formando do Bacharelado em Sistemas de Informação da SETREM e desenvolveu TCC
orientado pelos docentes Denise da Luz Siqueira e Priscila Guarienti
Adriano
Cargnin com orientadoras e banca de seu TCC
O
formando no bacharelado em Sistemas de Informação da SETREM Adriano Cargnin desenvolveu
seu trabalho de conclusão de curso (TCC) com o título de "Análise e
implantação de um software de help desk em uma empresa de TI”. A orientação foi
realizada pelas docentes M.Sc. Denise da Luz Siqueira e M.Sc. Priscila
Guarienti. Para justificar sua pesquisa, Cargnin explica que empresas de TI
necessitam de ferramentas para gerenciar seus atendimentos, sejam elas
softwares house ou de instalação e manutenção de infraestrutura.
Segundo
ele, softwares de help desk auxiliam no gerenciamento dos atendimentos
solicitados pelos clientes e, além disso, possibilitam por meio de suas
informações avaliar os clientes e produtos que geram maior demanda. "Isso
possibilita a realização de ações proativas visando resolver problemas nos
produtos e avaliar as principais dificuldades dos clientes. Neste contexto,
surge a necessidade de análise, seleção e implantação de ferramentas de help
desk aderentes as melhores práticas da ITIL e que atende as necessidades das
empresas”, destaca Cargnin.
Os
procedimentos utilizados basearam-se no guia de boas práticas de gerenciamento
de projetos PMBOK e a biblioteca de boas práticas da ITIL. "Esta pesquisa
buscou e elicitou requisitos de acordo com as necessidades da empresa e que
atendiam as práticas estabelecidas pela ITIL. A partir disso foram avaliadas
três ferramentas, de forma a verificar qual estava de acordo com os requisitos
e necessidades identificados. Com a realização desta avaliação foi selecionado
o Zendesk. Elaborou-se um plano de implantação para a ferramenta, seguindo o
processo de gerenciamento de projetos do PMBOK. A ferramenta foi implanta em
versão de teste para a equipe de suporte, que a utilizou por trinta dias”,
detalha o formando.
Cargnin
destaca também que, após este período, foi aplicado questionário aos atendentes,
buscando um parecer e uma avaliação destes. "Pode-se concluir que a
ferramenta selecionada possibilitou resultados positivos no que tange a
experiência do usuário com a ferramenta. A empresa ainda não adquiriu a
ferramenta selecionada, pois trabalha com planejamento orçamentário e está
avaliando os custos para viabilizar a aquisição”, conclui.
Fonte/Foto:
Portal SETREM
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