segunda-feira, 19 de setembro de 2016

Psicologia SETREM apoia projeto de pesquisa da UFRGS

Acadêmicos da disciplina de Infância, Desenvolvimento e Cultura estão auxiliando na coleta de dados de pesquisa de doutoramento de Mônia Silva

   Distribuição dos formulários da pesquisa para os acadêmicos
Um projeto de pesquisa desenvolvido no Doutorado em Psicologia da UFRGS conta com apoio de acadêmicos do Bacharelado em Psicologia da SETREM para sua execução. Intitulado Construção e Estudo de Evidências de Validade do Inventário Dimensional de Avaliação do Desenvolvimento Infantil (IDADI), o projeto tem como pesquisadoras responsáveis Mônia Silva, Euclides Mendonça e Denise Bandeira. O objetivo é avaliar as qualidades psicométricas do IDADI em relação a evidências de validade baseadas em variáveis externas e à fidedignidade.

"Traçamos esta parceria entre UFRGS e SETREM com apoio de nossos acadêmicos, em especial da turma que está cursando o componente curricular de Infância, Desenvolvimento e Cultura, um tópico que se relaciona com o projeto. Eles vão auxiliar na coleta de dados”, explica a coordenadora da Psicologia SETREM, Regina Zanon. Nesta sexta-feira, 16, as acadêmicas Samara de Morais Nejelski e Bruna Letícia Sancandi Almeida distribuíram os formulários - divididos por faixa etária - aos colegas, que apoiarão na aplicação da pesquisa. "Este inventário foi desenvolvido por pessoas que são referência na área de avaliação psicológica. Eles estão coletando dados para validar questionário, que futuramente, muito provavelmente vá auxiliar muitas famílias na área de identificação de comportamentos atípicos”, complementa Regina.

O público-alvo da pesquisa constitui-se de mães que têm filhos de diferentes idades e níveis socioeconômicos, com desenvolvimento típico ou com problemas, residentes em diferentes regiões do Brasil. O alcance a estas mães ocorre através das mais diversas instituições, como creches, escolas, serviços-escola vinculados a universidades, serviços de atendimento à saúde da criança dos setores público, privado e filantrópico. Os participantes são convidados a responderem a três instrumentos de pesquisa: o IDADI, um questionário de dados sociodemográficos e um instrumento que avalia sintomas psicológicos das mães, sendo este último de preenchimento opcional.

Posteriormente os dados coletados em todo o Brasil serão analisados pelas pesquisadoras e integrarão a tese de doutoramento de Mônia. "Esta é uma grande oportunidade para que nossos acadêmicos se desenvolvam através da pesquisa. Nossa parceria com a UFRGS contempla também a presença da pesquisadora Mônia Silva, que virá à SETREM promover palestra após a conclusão da análise dos dados”, conclui Regina.


Fonte/Foto: Portal SETREM

Nenhum comentário:

Postar um comentário