quinta-feira, 22 de setembro de 2016

Passo Fundo: DEFREC investiga distribuição de defensivos agrícolas falsos na Região

As apreensões ocorreram em Sertão, Erechim, Passo Fundo e Porto Alegre

   Créditos: Divulgação

Os agentes da DEFREC, coordenados pelo Delegado Regional Adroaldo Schenkel, estão investigando uma fraude que distribuiu 20 mil litros de defensivos agrícolas falsificados em Passo Fundo e na Região. Trata-se do fungicida PROPICONAZOLE, utilizado na cultura de trigo.

Os policiais iniciaram as diligências há 40 dias, quando foi feita a denuncia por uma revendedora que adquiriu 1 mil litros do produto na distribuidora SEMENZA, com sede em Passo Fundo.

O lote foi apreendido e informado a fabricante NORTOX, que imediatamente encaminhou os técnicos e confirmou que o produto não era original.

Durante as investigações houve a apreensão de documentos da empresa SEMENZA e foi constatado que ela revendeu 20 mil litros do produto falsificado. Nas buscas foram localizados e apreendidos 15 mil litros falsos do mesmo lote e com as mesmas características. As apreensões ocorreram nos municípios de Erechim, Sertão, Passo Fundo e Porto Alegre.

A DEFREC encaminhou os produtos para serem submetidos a perícia, sendo que o resultado deu positivo quanto a falsidade das embalagens, rótulos e bulas. Os policiais aguardam o laudo da análise da formulação química do produto apreendido.

A distribuidora SEMENZA afirma que adquiriu os produtos da empresa AGROTECHINICA do estado de São Paulo, sem saber que eram falsos. O responsável pela empresa paulista foi intimado para ser ouvido na DEFREC em Passo Fundo e esclarecer a situação.

Segundo as notas apreendidas pela Polícia Civil, o preço final do produto é de cerca de R$50,00 o litro, sendo que as aquisições da SEMENZA foram de R$ 24,00 o litro.

O Delegado Adroaldo Schenkel alerta aos produtores rurais e empresas revendedoras de defensivos agrícolas para que tenham atenção com as embalagens do lote 074-15-8210, que não foi comercializado pela NORTOX. Caso flagrada a suspeita, deve imediatamente parar de usar o produto e informar a delegacia mais próxima.

Por ser um produto tóxico a fabricação e a venda é autorizada e controlada pelo Ministério da Agricultura. Cabe destacar que a utilização do produto falso pode acarretar em danos ao meio ambiente e principalmente a saúde humana, além de prejuízos decorrentes da ineficácia da formulação.

As diferenças das embalagens entre o produto original e o falso são visíveis:

Original: embalagem transparente, tampa menor também transparente, lacre da tampa interno e na cor vermelha, fundo da embalagem com a marca NORTOX.

Falsificado: embalagem branca, tampa maior da cor branca, lacre da tampa externo e da mesma cor branca, fundo da embalagem com marca de fabricante diversa e o lote 074-15-8210.


Fonte: Rádio Uirapuru | Passo Fundo

Nenhum comentário:

Postar um comentário