segunda-feira, 23 de novembro de 2015

Basegio entrega pedido de renúncia e Assembleia deve chamar sucessor ainda essa semana


O deputado Dr. Basegio (PDT) renunciou ao seu mandato na 54ª Legislatura da Assembleia Legislativa do Rio Grande do Sul na sexta-feira, dia 20, durante entrevista, ao vivo, em uma emissora da capital. Basegio leu sua carta de renúncia e deve protocolar o documento na Assembleia nesta segunda-feira. 

Conforme o Código de Ética da Assembleia, artigo 37, a declaração de renúncia do deputado ao mandato será dirigida, por escrito, à Mesa e independerá de aprovação da Assembleia Legislativa, mas somente se tornará efetiva e irretratável depois de lida no Expediente e publicada no Diário da Assembleia.

Fontes de Porto Alegre apontam que o documento de renúncia será entregue por Basegio ainda hoje (23). Amanhã (24), a reunião de líderes decide se o processo de cassação será incluído na ordem do dia.

Mesmo com a renúncia, também de acordo com o regimento da casa legislativa, o processo de quebra de decoro parlamentar para ser finalizado precisa ser votado em plenário. Se o caso for a plenário e seus pares decidirem pela cassação, Basegio ficará inelegível por 11 anos.

O parecer da Comissão de Ética é pela perda do mandato parlamentar. O presidente da Assembleia, Edson Brum (PMDB), assim que oficializar a saída de Basegio, dará posse ao segundo suplente da bancada pedetista, Vinicius Ribeiro.


Fonte: Rádio Uirapuru | Passo Fundo

Nenhum comentário:

Postar um comentário