sexta-feira, 23 de outubro de 2015

Senado homenageia independência e modernidade do Correio do Povo

Diretor-executivo do jornal, Cleber Nascimento Dias, falou da presença do periódico em todas as plataformas

Senado homenageia independência e modernidade do Correio do Povo | Foto: Jefferson Rudy / Agência Senado / CP
   Senado homenageia independência e modernidade do Correio do Povo | Foto: Jefferson Rudy / Agência Senado / CP

A sessão do Senado que homenageou nesta sexta os 120 anos do Correio do Povo foi presidida pelo senador gaúcho Lasier Martins (PDT). O vice-presidente do Grupo Record RS e diretor executivo do jornal Correio do Povo, Cleber Nascimento Dias, o deputado federal Darcisio Perondi (PMDB), a deputada Maria do Rosário (PT), além de outras autoridades compuseram a mesa diretora.

Lasier Martins, na sua exposição, recuperou a história de fundação do jornal (1/10/1895), quando o Rio Grande do Sul vivia dividido pela Revolução Federalista e a imprensa gaúcha assumia posições partidárias. "Foi neste contexto que Francisco Caldas Júnior lançou numa terça-feira, com quatro páginas, o jornal que, conforme o editorial, seria noticioso, literário e comercial". Destacou que desde então o Correio se mantém independente, livre, sem lados ou bandeiras. Lasier relembrou o período em que trabalhou no jornal como colunista esportivo.

Destacou ainda as inovações pelas quais passou o jornal após ser adquirido pelo Grupo Record, como a digitalização do arquivo do Correio, o novo projeto gráfico e a imprensão em full color, que começou em 2010, sem deixar as marcas de nascença. "O Correio cultua desde a sua fundação os valores do seu fundador: independência e ética. O Correio do Povo é o RS, falando com o povo gaúcho".

O deputado federal gaúcho Darcisio Perondi (PMDB) disse que o jornal sempre olhou para todos os lados e escutou todas as vozes. E falou da emoção em saber que todo o arquivo está sendo digitalizado.

O ex-senador Mozarildo Cavalcanti destacou a atuação do Correio do Povo e a importância da publicação para o povo gaúcho e para o Brasil. Ex-presidente da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) no Rio Grande do Sul, Cláudio Pacheco disse que o jornal é um patrimônio do estado, por sempre ter mantido uma estreita parceria com os advogados gaúchos.

A deputada federal Maria do Rosário (PT) ressaltou a defesa da democracia e da liberdade de expressão como marcas do Correio do Povo. "Sempre foi e é um veículo de comunicação equilibrado, presente na vida das pessoas e em favor da democracia". Lembrou que o jornal pagou um preço alto por esta postura, como perseguições da censura e da ditadura. A parlamentar destacou a qualidade dos cadernos de Cultura e da sessão de Educação.

O vice-presidente da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) e conselheiro federal da OAB/RS, Claudio Pacheco Prates Lamachia, também apontou como um dos grandes pilares do jornal a defesa dos interesses democráticos e citou o caderno com noticias do meio jurídico como um destaque entre os demais veículos de comunicação. Disse que a OAB tem uma relação de parceria com o Correio do Povo. 

O vice-presidente do Grupo Record RS e diretor executivo do jornal Correio do Povo, Cleber Nascimento Dias, disse que, durante a passagem destes 120 anos, o Correio do Povo vem sempre se modernizando e está hoje presente em todas as plataformas e nas redes sociais com a mesma independência e ética ao registrar os principais fatos.

"O Correio do Povo é um companheiro inseparável dos gaúchos e da história do estado, noticiando em suas páginas os principais acontecimentos do Rio Grande do Sul, do Brasil e do mundo. Uma geração de leitores e de anunciantes fez parte de uma história vitoriosa, de um empreendimento que marcou o panorama sulino em três séculos, com credibilidade e apostando na tecnologia", afirmou.


Fonte: Correio do Povo

Nenhum comentário:

Postar um comentário