sábado, 24 de outubro de 2015

Passo Fundo: HSVP destaca os Cuidados Paliativos de forma lúdica e artística



   Créditos: Divulgação/HSVP


“Hoje o tempo voa, amor, escorre pelas mãos. Mesmo sem se sentir, não há tempo que volte, amor, vamos viver tudo que há pra viver, vamos nos permitir”, foi parafraseando Lulu Santos e cantando-o pelos postos do hospital, que Grupo Consultor de Cuidados Paliativos (GCCP) do Hospital São Vicente de Paulo (HSVP) de Passo Fundo, e o Projeto de Extensão UPF Sorriso Voluntário levaram até os profissionais do HSVP a mensagem e a importância dos Cuidados Paliativos. No dia 10 de outubro, comemorou-se o Dia Mundial dos Cuidados Paliativos e em função disso, o GCCP promoveu nesta sexta-feira, 23 de outubro, esta atividade de interação com os colaboradores e também está realizando a Exposição Fotográfica “Mágicas da Vida”.

Segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), Cuidados Paliativos consistem na assistência promovida por uma equipe multidisciplinar, que objetiva a melhoria da qualidade de vida do paciente e seus familiares, diante de uma doença que ameace a vida, por meio da prevenção e alívio do sofrimento, da identificação precoce, avaliação impecável e tratamento de dor e demais sintomas físicos, sociais, psicológicos e espirituais. Há dois o HSVP conta com um Grupo Consultor de Cuidados Paliativos (GCCP), que atua de forma interdisciplinar com as diferentes especialidades do hospital, e busca proporcionar ações educativas e de sensibilização aos profissionais da saúde para os cuidados paliativos. “Aprendemos a salvar vidas e excluímos a morte como parte integrante e inevitável da própria vida. Morrer hoje, pode ser muito triste, mecânico, desumano e solitário. Portanto, é nosso compromisso mudar o modo de conviver e lidar com a morte. É nosso compromisso ter o cuidado para não cair na obstinação pela luta da vida, que em determinado momento somente acrescenta sofrimento e diminui a sua qualidade”, pontua a psicóloga do HSVP e idealizadora do Grupo, Débora Marchetti.

Débora informa que a exposição acontece na sala de descanso do Hall de entrada da Portaria dos Funcionários, e segue até o dia 28 de outubro. “O acervo conta com fotografias de Larissa Yoshizawa, estudante de medicina que optou pelos cuidados paliativos frente ao diagnóstico de uma doença incurável. Retratou em seus registros o prazer da vida, mesmo com a possibilidade da morte. E também fotografias do Grupo Sorriso Voluntário, que percorre o hospital contagiando os pacientes com sua alegria e sensibilidade, retratadas pelas lentes do fotógrafo Gerson Soares”. A psicóloga conta ainda que, quem participar da amostra, pode selecionar a foto que mais lhe sensibilizou e concorrer a foto, no sorteio que será realizado pelo Grupo. “A mostra fotográfica convida o visitante a entrar por caminhos que significam o “ser” que existe em cada um. Com um novo olhar, um olhar que contempla o todo, um olhar marejado de vida”.

A professora da UPF e coordenadora do Projeto Sorriso Voluntário Cristiane Barelli contou o porque da exposição chamar-se Mágicas da Vida. “Eu tive o primeiro contato com essa exposição por um acadêmico que estudou com a Larissa e contou sobre trabalho dela. Então falamos com a Larissa e ela nos cedeu as fotos. No começo desse ano eu fui retomar esse projeto, só que eu descobri que a Larissa havia falecido. Andanças vai, andanças vem, eu fui a um congresso em Joinville e escolhi uma atividade que tinha 200 participantes, e a pessoa que sentou do meu lado foi a professora orientadora da Larissa. Eu me arrepio contando essa história, só mesmo a mágica da vida para nos colocar lado a lado”, relatou Cris pontuando ainda que a vida imita a arte e vice-versa, e por isso, as imagens relatam o que está presente na nossa vida e precisamos observar mais. “Independente de quantos minutos esse paciente vai viver, mas que seja com intensidade e qualidade”, evidenciou.

Na oportunidade, o presidente do HSVP Décio Ramos de Lima, agradeceu ao Grupo de Cuidados Paliativos e ao Sorriso Voluntário pela iniciativa e emocionou-se com os relatos e as fotos. “Estou emocionado. Trabalhos como este ou qualquer que seja a iniciativa para ajudar um paciente que está grave vai fazer bem para essa pessoa e também para o profissional. O HSVP é parceiro desses projetos, porque isso cada vez mais melhora o atendimento e a vida das pessoas, e a humanização é muito importante para nós”, pontuou Décio. 


Fonte: Rádio Uirapuru | Passo Fundo

Nenhum comentário:

Postar um comentário