domingo, 28 de setembro de 2014

Japão confirma quatro mortes por erupção vulcânica

Mais de vinte pessoas ficaram feridas na região central do país

   Erupção vulcânica no Japão deixou quatro mortos
   Crédito: Jiji Press / AFP / CP

A morte de quatro pessoas surpreendidas nesse sábado por uma erupção vulcânica na região central do Japão foi confirmada neste domingo, anunciou a emissora pública NHK. Mais de vinte pessoas estão em um estado de parada cardíaca, de acordo com os serviços da prefeitura.

A confirmação das mortes foi certificada uma vez os corpos transportados pelos serviços de emergência até a parte inferior do Monte Ontake, que subitamente entrou em erupção no sábado à tarde (horário local). A morte de outras 27 pessoas, ainda perto do topo da montanha, também é temida pelas autoridades, mas ainda sem confirmação.

O vulcão, no Monte Ontake, entrou em erupção pouco antes do meio-dia no horário japonês. Imagens exibidas pela televisão japonesa mostraram enormes nuvens de fumaça subindo acima do vulcão, que é um dos destinos mais populares entre praticantes de caminhadas no Japão. "Houve um som de trovão e o céu ficou escuro por causa de toda a fumaça", relatou à agência Kyodo Shuichi Mukai, que administra um chalé na montanha, perto do cume. "Há 15 centímetros de cinzas no chão", acrescentou.

Em Tóquio, o primeiro-ministro Shinzo Abe ordenou aos militares o envio de tropas para resgatar as pessoas que continuavam bloqueadas na localidade. De acordo com o canal NHK e a agência de notícias Jiji, mais de 30 feridos graves foram relatados, entre eles pelo menos sete perderam a consciência.

Fonte: AFP
Correio do Povo

Nenhum comentário:

Postar um comentário