sexta-feira, 29 de novembro de 2013

Incêndio atinge auditório do Memorial da América Latina, em São Paulo


Incêndio atinge auditório do Memorial da América Latina, em São Paulo VANESSA CARVALHO/BRAZIL PHOTO PRESS/ESTADÃO CONTEÚDO
Curto-circuito gerado pela explosão de uma lâmpada de emergência teria sido causa do fogoFoto: VANESSA CARVALHO / BRAZIL PHOTO PRESS/ESTADÃO CONTEÚDO

Um incêndio atinge o Memorial da América Latina, na Avenida Auro Soares de Moura Andrade, em São Paulo, desde o início da tarde desta sexta-feira (29), de acordo com os bombeiros. Há informações de que o fogo teria começado por volta das 13h30min. Quinze carros do Corpo de Bombeiros estão no local. Até as 16h desta sexta-feira, havia registro de uma pessoa ferida.

Há relatos de que havia funcionários no auditório quando o incêndio começou, mas eles foram retirados rapidamente e não sofreram nenhum ferimento. Segundo a assessoria de imprensa do Memorial, o forro da plateia B do auditório teria sido completamente danificado.

O prédio foi projetado por Oscar Niemeyer e inaugurado em 1989. A área do memorial tem 84,4 mil metros quadrados, com espaços para exposições e eventos. O auditório tem capacidade para 1600 pessoas e já foi utilizado para receber chefes de Estado, como o norte-americano Bill Clinton, o cubano Fidel Castro e o Venezuelano Hugo Chaves, entre outros.

O complexo é constituído por vários edifícios dispostos em duas áreas unidas por uma passarela. são eles: o Salão de Atos, a Biblioteca Latino-Americana, o Centro de Estudos, a Galeria Marta Traba, o Pavilhão da Criatividade, o Anexo dos Congressistas, o edifício do Parlamento Latino-Americano e o Auditório Simón Bolívar — parte onde teria se iniciado o fogo.

Ainda que as obras de arte não sejam atingidas, é possível que elas precisem passar por restauração própria para situações de exposição à fumaça e água. Os pavilhões do Memorial contêm obras de artistas como Cândido Portinari e Tomie Ohtake.

DIÁRIO GAÚCHO

Nenhum comentário:

Postar um comentário