quarta-feira, 30 de novembro de 2016

Estádio de Medellín lota para homenagem à Chapecoense no horário da final

Colombianos foram vestidos de branco e levaram milhares de flores para tributo às vítimas de acidente aéreo

Colombianos foram vestidos de branco e levaram milhares de flores para tributo às vítimas de acidente aéreo | Foto: Alcadia de Medellín / Divulgação / CP
Colombianos foram vestidos de branco e levaram milhares de flores para tributo às vítimas de acidente aéreo (Foto: Alcadia de Medellín / Divulgação / CP)

O estádio do Atlético Nacional, Atanasio Girardot foi tomado por colombianos, nesta quarta-feira, para "alentar", torcer e homenagear a Chapecoense. A homenagem tem início previsto para as 21h45min (18h45min, em Medellín), mas às 21h o público já tinha lotado quase todas as dependências, gritando "ole, ole, ole, ole, Chape! Chape".

A população foi convidada a comparecer vestida de branco, levando flores para prestar um tributo às vítimas do voo LMI-2933. Na queda do avião da Lamia, morreram 71 pessoas, entre jogadores da Chapecoense, dirigentes, jornalistas e tripulação.

O evento no Atanasio Girardot deverá durar uma hora. Ao longo da homenagem, todas as vítimas da tragédia serão lembradas. No mesmo momento, a Arena Condá também fará sua homenagem em Chapecó.


Fonte: Correio do Povo

Menor fica ferido em acidente de trânsito em Passo Fundo


   Créditos: Gustavo Borcioni /Rádio Uirapuru

Por volta das 13h15 da tarde desta quarta-feira (30), um menor de idade ficou ferido em um acidente de trânsito na Avenida Sete de Setembro, esquina com a Travessa Ivar de Cesaro

Conforme a Brigada Militar, o menor conduzia uma motocicleta Yamaha Factor pela Sete de Setembro, sentido Bairro/Centro, quando teve sua frente cortada por outro veículo, e ao desviar, acabou se chocando com um Ford Scort com placas de Erechim. 

O veículo que cortou a frente da moto fugiu sem prestar socorro.

No acidente, o condutor da moto de apenas 16 anos sofreu fratura na perna e foi conduzido ao Hospital São Vicente de Paulo.  



Fonte: Rádio Uirapuru | Passo Fundo

Passo Fundo: Secretaria de Aviação Civil realiza vistoria no aeroporto para que as obras iniciem em 2017


   Créditos: Alex Borgmann

Foi realizada na manhã dessa quarta-feira (30) uma visita dos técnicos da Secretaria de Aviação Civil do Governo Federal ao Aeroporto Lauro Kortz. Essa deve ser a última etapa preparatória para as obras de reforma e ampliação do local. Após repassar os documentos à Brasília, o processo licitatório e a liberação dos recursos acontecerão no primeiro semestre de 2017. A previsão é que as obras iniciem no segundo semestre.

O prefeito de Passo Fundo, Luciano Azevedo, acompanhou a vistoria realizada pelo diretor do Departamento de Gestão do Programa Federal de Auxilio a Aeroportos (PROFAA) da Secretaria de Aviação Civil (SAC), Eduardo Henn Bernardi, e do coordenador-geral de Planejamento do PROFAA (SAC), Marcio Maffili.

“Estamos fazendo todos os esforços para que a obra aconteça no próximo ano. Essa modernização é peça chave para impulsionarmos o processo de desenvolvimento econômico do município e da região”, afirmou o prefeito, que destaca o esforço coletivo das entidades de Passo Fundo, lideradas pela Acisa e pela Universidade de Passo Fundo (UPF).

Conforme Eduardo Bernardi, com a aprovação do projeto de terminal de passageiros que faltava, o processo deve ser concluído no início do ano. “A nossa previsão é que ainda no primeiro semestre de 2017 seja liberada a licitação para as obras do aeroporto de Passo Fundo, que deve ser o primeiro do Estado a receber investimentos. A obra possibilitará ao aeroporto operar por instrumentos e adequando o terminal para atender crescimento das operações que estão acontecendo”, disse.

Para o secretário de Desenvolvimento Econômico, Carlos Eduardo Lopes da Silva, que acompanhou a visita técnica, é uma notícia muito positiva. “Os recursos já estão destinados e o Governo Federal pretende fazer, se não em dezembro, até o início de 2017, a liberação do processo de licitação da obra e dos recursos. Após essa grande mobilização que fizemos com muitos apoiadores teremos a tão sonhada reforma do nosso aeroporto”, afirmou. 

A modernização do Aeroporto Lauro Kortz terá investimento superior a R$ 45 milhões. Os recursos servirão para a construção de novo terminal de passageiros, com 2,1 mil metros quadrados, ampliação das cabeceiras, novo pátio de aeronaves, pista de taxiamento para até seis aeronaves e capacidade de atendimento de até 1 milhão de passageiros por ano.






Fonte: Rádio Uirapuru | Passo Fundo

Saiba como votou cada senador no 1º turno da PEC do teto de gastos

Texto-base foi aprovado 61 votos a 14; eram necessários pelo menos 49.
Proposta estabelece limite para despesa pública pelos próximos 20 anos.


Saiba abaixo como votou cada senador no primeiro turno da Proposta de Emenda à Constituição (PEC) 55, que estabelece um limite para os gastos públicos pelos próximos 20 anos. A lista foi divulgada no site do Senado.

Por se tratar de uma proposta de mudança na Constituição, a proposta, para ir a segundo turno, precisava ser aprovada por pelo menos três quintos dos parlamentares (49 dos 81) e recebeu 61 votos (14 senadores foram contra).

Concluída a análise em primeiro turno, a PEC deverá ser analisada em segundo turno no próximo dia 13 de dezembro – no qual também precisará do apoio de, ao menos, 49 senadores.

VOTARAM A FAVOR DA PROPOSTA:

PMDB (16)
Dário Berger (SC)
Edison Lobão (MA)
Eduardo Braga (AM)
Eunício Oliveira (CE)
Garibadi Alves Filho (RN)
Hélio José (DF)
Jader Barbalho (PA)
João Alberto (MA)
José Maranhão (PB)
Marta Suplicy (SP)
Raimundo Lira (PB)
Romero Jucá (RR)
Rose de Freitas (ES)
Simone Tebet (MS)
Valdir Raupp (RO)
Waldemir Moka (MS)

PSDB (12)
Aécio Neves (MG)
Aloysio Nunes (SP)
Antonio Anastasia (MG)
Ataídes Oliveira (TO)
Dalírio Beber (SC)
Deca (PB)
Flexa Ribeiro (PA)
José Anibal (SP)
Paulo Bauer (SC)
Pinto Itamaraty (MA)
Ricardo Ferraço (ES)
Tasso Jereissati (CE)

PP (7)
Ana Amélia (RS)
Benedito de Lira (AL)
Ciro Nogueira (PI)
Gladson Cameli (AC)
Ivo Cassol (RO)
Roberto Muniz (BA)
Wilder Morais (GO)

PSD (4)
José Medeiros (MT)
Omar Aziz (AM)
Otto Alencar (BA)
Sérgio Petecão (AC)

PR (4)
Cidinho Santos (MT)
Magno Malta (ES)
Vicentinho Alves (TO)
Wellington Fagundes (MT)

DEM (3)
Davi Alcolumbre (AP)
José Agripino Maia (RN)
Ronaldo Caiado (GO)


PSB (3)
Antônio Carlos Valadares (SE)
Fernando Coelho (PE)
Lúcia Vânia (GO)

PTB (3)
Armando Monteiro (PE)
Elmano Férrer (PI)
Zezé Perrella (MG)

PSC (2)
Eduardo Amorim (SE)
Pedro Chaves (MS)

PDT (2)
Lasier Martins (RS)
Pastor Valadares (RO)

PV
Álvaro Dias (PR)

PRB
Marcello Crivella (RJ)

PPS
Cristovam Buarque (DF)

PTC
Fernando Collor (AL)

Sem partido
Reguffe (DF)

VOTARAM CONTRA A PROPOSTA:

PMDB
Kátia Abreu (TO)

PT (9)
Ângela Portela (RR)
Fátima Bezerra (RN)
Gleisi Hoffmann (PR)
Humberto Costa (PE)
José Pimentel (CE)
Lindbergh Farias (RJ)
Paulo Paim (RS)
Paulo Rocha (PA)
Regina Sousa (PI)

PSB (2)
João Capiberibe (SE)
Lídice da Mata (BA)

Rede
Randolfe Rodrigues (AP)

PC do B
Vanessa Grazziotin (AM)

Destaque

Em seguida, na votação de um destaque (sugestão de alteração) ao texto, que pretendia retirar investimentos em saúde e educação do limite de gastos, o senador Dário Berger (PMDB-SC) votou diferentemente dos colegas de bancada.

Ele se posicionou favoravelmente à modificação ao texto. Telmário Mota (PDT-RR), que não havia votado na análise do texto-base, e Reguffe (sem partido-DF) também foram favoráveis ao destaque. No entanto, a tentativa de mudança foi derrubada por 55 votos a 17.


Gustavo Garcia
Do G1, em Brasília

terça-feira, 29 de novembro de 2016

Voo de Guarulhos a Juazeiro do Norte faz pouso de emergência em Brasília

Avião com 99 passageiros teve 'indicação atípica no sistema de ventilação'.
Avianca diz que aeronave levava 99 pessoas; desembarque foi 'normal'.

Avião Avianca (Foto: GloboNews reprodução)
   Avião da Avianca que fez pouso forçado no Aeroporto Internacional de Brasília
   (Foto: GloboNews/Reprodução)

Uma aeronave da Avianca que saiu de Guarulhos, em São Paulo, com destino a Juazeiro do Norte, no Ceará, fez um pouso de emergência no Aeroporto Internacional de Brasília Juscelino Kubitschek. Em nota, a companhia informou que havia 99 passageiros a bordo, e que o desembarque "transcorreu normalmente".

Ainda segundo a Avianca, a aeronave "apresentou uma indicação atípica no sistema de ventilação. Por precaução, o comandante optou por alternar a viagem para Brasília". A companhia diz estar prestando assistência aos clientes.

Por volta das 18h50, imagens da TV Globo mostravam que os passageiros desembarcando no solo do aeroporto JK. De acordo com a Polícia Federal, houve um "alerta de fumaça a bordo" e o comandante achou melhor pousar em Brasília.

O avião, um Airbus modelo A318, ainda voaria por cerca de uma hora até pousar em Juazeiro do Norte. A PF informou que não havia nada "aparentemente anormal" na aeronave. Por segurança, a manutenção foi acionada e deve fazer uma vistoria.


Do G1 DF

Santo Augusto: Município recebe nova médica para atuar em ESF



Na manhã desta terça-feira (29), o Prefeito José Luiz Andrighetto recebeu no Gabinete através do Programa Mais Médicos do Governo Federal, a Dra. Keila Viviane Teixeira, a qual passa a integrar a equipe da Estratégia de Saúde da Família – ESF da Unidade Básica de Saúde – UBS III Zona Leste que está funcionando temporariamente na AFUMUSA e vem substituir a Dra. Genet Lao Loo.

A nova médica nasceu na Cidade de Santo Ângelo-RS e aos 06 anos de idade fixou residência na Cidade de Rondonópolis-MT onde permaneceu por 33 anos. Através do Programa a mesma tem a sua formação em clínica geral na faculdade de Cochabamba na Bolívia desde novembro do ano de 2015 e como experiência, atuou durante um ano, em hospitais nas Cidades Paranaenses de Curitiba, São José dos Pinhais e Campo Largo.

Em sua recepção, a Dra. salientou que está realizando um sonho, pois vem de origem familiar humilde e, ao mesmo tempo, pôde optar pela Cidade de Santo Augusto, sendo o local mais próximo da sua terra natal.

Nos próximos dias estará fixando residência e o Programa Mais Médicos subsidiará o seu salário e a Prefeitura será responsável pelos custos da residência, alimentação e transporte.

O ato contou também com os prestígios da Secretária de Saúde, Margarete Gutecoski, da Coordenadora de Saúde, Simone Ugulini e da Enfermeira Chefe do ESF III, Simone Martins Abreu.


Fonte: Celso Luiz Perussatto | Assessoria Especial de Gabinete Prefeitura de Santo Augusto

Aviação Civil da Colômbia divulga lista de passageiros de voo da Chapecoense

Queda de avião matou 76 pessoas, mas cinco sobreviveram

Aviação Civil da Colômbia divulga lista de passageiros de voo da Chapecoense | Foto: Defesa Civil / Divulgação / CP
   Aviação Civil da Colômbia divulga lista de passageiros de voo da Chapecoense
   Foto: Defesa Civil / Divulgação / CP

A Aviação Civil da Colômbia publicou em sua página no Facebook a lista de todos os passageiros que estavam no voo da Lamia CP 2933, que caiu na noite dessa segunda-feira e matou 76 pessoas.

De acordo com o órgão, foram resgatados pelos menos seis sobreviventes, sendo dois tripulantes, três jogadores e um jornalista. Um deles teria morrido a caminho do hospital.

Jogadores e equipe:

Alan Luciano Ruschel
Ananias Eloi Castro Monteiro
Arthur Brasiliano Maia
Bruno Rangel Domingues
Ailton Cesar Junior Alves da Silva
Cleber Santana Loureiro
Marcos Danilo Padilha
Dener Assunção Braz
Filipe José Machado
Jakson Ragnar Follmann
José Gildeixon Clemente de Paiva
Guilherme Gimenez de Souza
Everton Kempes dos S. Gonçalves
Lucas Gomes da Silva
Matheus Bitencourt da Silva
Helio Hermito Zampier Neto
Sergio Manoel Barbosa dos Santos
Willian Thiego de Jesus
Tiago da Rocha Vieira Alves
Josimar Rosado da Silva Tavares
Marcelo Augusto Mathias da Silva
Mateus Lucena dos Santos
Luiz Carlos Saroli
Eduardo de Castro Filho
Anderson Rodrigues Paixão Araújo
Anderson Roberto Martins
Marcio Bestene Koury
Rafael Correa Gobatto
Luiz Cezar Martins Cunha
Luiz Felipe Grohs
Segio Luis Ferreira de Jesus
Anderson Donizette Lucas
Adriano Wulff Bitencourt
Cleberson Fernando da Silva
Emersson Fabio Di Domenico
Eduardo Luiz Preuss
Mauro Luiz Stumpf
Sandro Luiz Pallaoro
Nilson Folle Junior
Decio Sebastião Burtet Filho
Jandir Bordignon
Gilberto Pace Thomas
Mauro Dal Bello
Edir Félix de Marco
Daví Barela Dávi
Ricardo Phillippi Porto
Delfim Pádua Peixoto Filho

Jornalistas:

Victorino Miranda - FOX
Rodrigo Santana Gonçalves - FOX
Devair Paschoalon - FOX
Lilacio Pereira Junior - FOX
Paulo Julio Moraes Clement - FOX
Mario Sergio Pontes de Paiva - FOX
Guilherme Marques - Globo
Ari de Araújo Junior - Globo
Guilherme Laars - Globo
Giovane Klein Victória - RBS
Bruno Mauri da Silva - RBS
Djalma Araújo Neto - RBS
Adré Luis Goulart Podiacki - RBS
Laion Machado Espíndola - GE
Rafael Henzel Valmorbida - rádio FM
Renan Carlos Agnolin - rádio FM
Fernando Schardong - rádio AM
Edson Luiz Ebeliny - rádio AM
Gelson Galiotto - rádio AM
Douglas Dorneles - rádio AM
Jacir Biavatti - rádio FM

Tripulação:

Miguel Quiroga
Ovar Goytia
Sisy Arias
Romel Vacaflores
Ximena Suarez
Alex Quispe
Gustavo Encina
Erwin Tumiri
Angel Lugo


R7
Correio do Povo
Atualização: 15:22