terça-feira, 31 de maio de 2016

Passo Fundo: Luciano é reconhecido como Prefeito Amigo da Criança



A opção por investir em ações que melhorem a vida de crianças e adolescentes de Passo Fundo rendeu ao prefeito Luciano Azevedo o título de Prefeito Amigo da Criança, um dos mais significativos do país no que diz respeito à defesa da infância. O prêmio é concedido pela Fundação Abrinq, organização sem fins lucrativos reconhecida em todo o Brasil pelo trabalho em favor dos direitos das crianças e dos adolescentes. A administração de Luciano foi apontada pela Fundação como uma das 102 gestões municipais que desenvolveram boas práticas em favor da infância, de 2013 a 2016.

A cerimônia de premiação será realizada no dia 22 de junho, em Brasília. “Ser reconhecido como Prefeito Amigo da Criança me deixa extremamente feliz, pois desde o início da gestão busquei, junto com os servidores e a equipe de governo, criar programas e ações com foco no cuidado das crianças. Tenho convicção de que cuidar das crianças é cuidar do futuro", afirmou Luciano. 

Um exemplo de boas práticas da Prefeitura de Passo Fundo, conforme a Fundação Abrinq, é o Programa Meu Bebê, Meu Tesouro, que já atendeu mais de mil gestantes em situação de risco e ajudou a reduzir em 34% a mortalidade infantil no município, em relação a 2012. O diferencial das gestantes que fazem parte do programa são: monitoramento desde a gestação até o primeiro ano de vida do bebê; encontros trimensais para orientação em relação aos cuidados na gravidez, aleitamento e cuidados com o bebê; entrega de kit de enxoval para o bebê; atendimento em casos de gestação de risco e problemas de saúde da criança – realizadas pela Secretaria da Saúde e pelas Estratégias de Saúde da Família (ESF), entre outros procedimentos.

Além do Meu Bebê, Meu Tesouro, dezenas de outras ações e programas buscam melhorar a vida das crianças no município. O Programa do Uniforme Escolar beneficia desde 2014 os alunos da rede municipal, dando condições de igualdade e maior segurança para as crianças. Já o Olhar de Criança possibilita que os alunos façam exames de visão e ganhem óculos, quando houver necessidade, contribuindo para um melhor desempenho escolar. Os investimentos em novas estruturas, como a inauguração de 12 novas escolas, a renovação do mobiliário em dezenas de instituições e a instalação de aparelhos de ar condicionado em todas as salas de aula da rede municipal também estão dando melhores condições de aprendizado para os alunos.

A Fundação Abrinq busca, por meio de ações, programas e projetos, estimular o fortalecimento de políticas públicas de garantia à infância e adolescência. Por isso, boas práticas como as de Passo Fundo são divulgadas como exemplo para que experiências positivas possam se multiplicar em todo o país.


Fonte: Rádio Uirapuru | Passo Fundo

Carreta com carga de adubo tomba na RS-377

Acidente aconteceu no trajeto entre os municípios de Capão do Cipó e Jóia

   Foto: Equipe Potável Super Água/Especial PMN

Uma carreta com uma carga e adubo tombou na tarde desta terça-feira (31), na RS-377 entre os municípios de Capão do Cipó e Jóia. O motorista não se feriu.

Segundo informações, o motorista teria perdido o controle da direção do veículo com placas de Tupanciretã, e tombou com o veículo na lateral da rodovia. Uma outra carreta foi deslocada até o local do acidente, para transportar as sacas de adubo.

Uma equipe da empresa Potável Super Água, do município de Alegria, cruzava pelo local e registrou em imagens o fato por volta das 15h30min.




Fonte: Paulo Marques Notícias

PRF atende acidente com óbito na BR 285 em São Luiz Gonzaga

Valdir Evori Battaglin, 52 anos, faleceu após colisão frontal

   Foto: PRF-Ijuí/Divulgação

Na tarde desta terça-feira (31), a PRF foi acionada para atender um acidente com óbito na BR 285, km 541, em São Luiz Gonzaga. 

O acidente ocorreu por volta das 15h, quando um GM/Classic de São Luiz Gonzaga, que seguia no sentido Caibaté x São Luiz Gonzaga, invadiu a pista contrária, colidindo frontalmente com uma carreta que seguia no sentido contrário. A carreta tentou desviar e acabou saindo de pista. 

O motorista e único ocupante do GM/Classic faleceu no local, morador de São Luiz Gonzaga. O motorista da carreta de Ijuí, não se feriu. 

O trânsito permaneceu lento no local, onde a PRF realiza a orientação de trânsito. O fato será apurado pela Delegacia de Polícia Civil de São Luiz Gonzaga.




Fonte: Polícia Rodoviária Federal/Paulo Marques
Fotos: PRF-Ijuí/Divulgação

STF revoga prisão de advogado acusado de golpe milionário


Créditos: Rádio Uirapuru

Dal'Agnol, que irá responder em liberdade seus processos. O relator do caso foi o ministro Marco Aurélio de Mello e a defesa com sustentação oral esteve a cargo do advogado criminalista gaúcho Cezar Bitencourt, radicado em Brasília.

Em fevereiro de 2015, o ministro Marco Aurélio de Mello havia concedido liminar em um Habeas Corpus ao advogado, que se encontrava preso preventivamente há cinco meses. Desde então, ele estava em liberdade devido a liminar, mas agora com a revogação, em definitivo da prisão, vai responder os processos em liberdade.

Maurício Dal'Agnol é acusado de aplicar golpe milionário de mais de R$ 100 milhões em cerca de 30 mil clientes no Estado. Ele é acusado de não repassar valores integrais determinados pela justiça à clientes que haviam ganham ações contra empresa de telefonia. Segundo a sua defesa, no dia 12 deste mês de maio, o Tribunal de Justiça do Estado absolveu Dal'Agnol, no primeiro processo que chegou ao órgão, por que não se tratava de apropriação indébita, mas de prestação de contas a ser resolvido no âmbito cível.

O esquema do golpe milionário em que o advogado é réu foi desmantelado em fevereiro de 2014 durante a Operação Carmelinda desencadeada pela Polícia Federal de Passo Fundo.


Fonte: Rádio Uirapuru | Passo Fundo

TJ lança campanha Justiça Gaúcha Informa em parceria com a AGERT


   Emissoras receberão kits da campanha com CD, DVD e glossário "Justiça em Palavras" (Fotos: Eduardo Nichele)

Cerimônia prestigiada por profissionais da comunicação gaúcha e membros do Poder Judiciário Estadual, no final da tarde desta terça-feira (31/5), marcou o lançamento da campanha Justiça Gaúcha Informa. Na ocasião, foi firmado Termo de Cooperação entre o Tribunal de Justiça do Rio Grande do Sul e a Associação Gaúcha de Emissoras de Rádio e Televisão (AGERT), objetivando à veiculação da campanha em todo o Estado.

Através de spots de rádio e vídeos para TV, a iniciativa visa a esclarecer à população sobre os principais serviços prestados pela Justiça Estadual. O material conta com a narração especial do jornalista Milton Ferreti Jung, que faz a abertura e o encerramento das vinhetas.

Com duração de 30 segundos, os textos, lidos na voz de mulheres, esclarecem sobre temas variados relacionados ao Judiciário, como direitos do consumidor, superendividamento, mediação e conciliação, Tribunal do Júri e prerrogativas da magistratura.   A escolha das vozes femininas - magistradas e servidoras - presta uma homenagem à Deusa Themis, símbolo da Justiça.

O Tribunal de Justiça é o responsável pelo conteúdo editorial do material e produziu os conteúdos para utilização livre pelas emissoras de rádio e televisão do RS.

Desembargador Túlio e Presidente Difini entregaram placa em homenagem à "Voz do Rádio" Milton Jung(C), que fez locução para os spots de rádio 

O Presidente do Conselho de Comunicação do TJRS, Desembargador Túlio Martins, destacou que o Poder Judiciário está otimista e satisfeito com a campanha. "Foram produzidos em torno de 40 spots de rádio e VTs de televisão, com veiculação gratuita e responsabilidade do Tribunal de Justiça pelo conteúdo editorial. Consequentemente, as rádios podem utilizá-los à vontade. Trata-se de um informativo de natureza institucional, com muita prestação de serviço e linguagem acessível", ressaltou o magistrado.

Encerrando a solenidade, o Presidente do TJRS, Desembargador Luiz Felipe Silveira Difini, frisou o caráter de utilidade pública e de função social da campanha, conferindo noções de direito à população. Lembrou que, em suas passagens pela presidência da Associação dos Juízes do Rio Grande do Sul (AJURIS) e do Tribunal Regional Eleitoral (TRE/RS) promoveu iniciativas bem-sucedidas visando à aproximação com os cidadãos através dos meios de comunicação. "É a demonstração da união pelo interesse público", ressaltou.

Sobre a campanha lançada hoje, o Presidente Difini destacou a participação das mulheres: "Demonstrando o compromisso com o respeito às nossas mulheres, entre servidoras e magistradas. Às nossas juízas que, há pouco tempo fazem parte da magistratura, mas que já rendem contribuição tão vasta". 

Parceria fortalece a cidadania

A Vice-Presidente Jurídica da AGERT, Débora Dalcin Rodrigues, enfatizou o comprometimento das emissoras em incentivar o debate e a discussão de temas que impactam a sociedade. "Valorizando o esclarecimento da população e iniciativas que contribuam para melhorar a vida das pessoas". Sobre a parceria firmada hoje com o Judiciário gaúcho, a dirigente afirmou acreditar no sucesso da iniciativa, dada a sua relevância. "Aproximar o Poder Judiciário das comunidades certamente significa um grande legado. Os meios de comunicação têm a função de levar a informação a todos, oportunizando a cidadania e o desenvolvimento social".

Já o Presidente da Associação Riograndense de Imprensa (ARI), Jornalista Batista Filho, destacou a importância da franqueza, da transparência e da ética nas relações. Afirmou acreditar que a campanha institucional do TJ cumpre o seu dever de interação plena com o cidadão: "A Justiça não está aí apenas para julgar, mas também para orientar. Jamais o mal-feito, o descaso e o deboche será capaz de ultrapassar a Justiça".

 
   Campanha foi lançada nesta tarde, com presença dos dirigentes do TJRS e da AGERT

A voz do rádio

Nascido em Caxias do Sul, Milton Ferreti Jung trabalhou na Rádio Guaíba, de 1958 a 2014, após uma passagem de 4 anos pela Rádio Canoas, onde começou como locutor de radioteatro da emissora. Em 1964, assumiu o comando do noticiário "Correspondente Renner". Participou das Copas do Mundo de 1974, 1978 e 1986.

Pela precisão da pronúncia, Milton é conhecido como a grande voz do Rio Grande do Sul. "Todos nós, aqui no Judiciário, somos apaixonados pelo rádio. Aliás, aquela frase que diz que brasileiro não vive sem rádio, acredito que é verdadeira. Temos aqui no RS alguns profissionais que marcaram, de maneira muito importante, a nossa radiodifusão e o Milton Jung foi uma dessas pessoas. Agora está aí conosco, com saúde, gozando de merecida aposentadoria, e a nossa ideia de homenageá-lo, fazendo a vinheta, e festejá-lo um pouco, me parece, é mais do que merecido", agradeceu o Desembargador Túlio Martins. 

Para o Presidente do TJ, Milton é "a voz de uma geração, marcando a credibilidade da radiodifusão gaúcha". Em momento de descontração, o magistrado fez questão de relembrar a narração de Milton em um jogo do Grêmio, no início da década de 1970: "Com um gol de Loivo Coração de Leão, numa histórica virada do Grêmio contra o Flamengo, o assunto superou a aula do Professor Enio Kaufmann, no Colégio Aplicação, com a narração do Gol,Gol,Gol, que virou a marca registrada de Milton", brincou o magistrado.

Ao final, o Presidente Difini e o Desembagador Túlio fizeram a entrega de uma placa ao jornalista, agradecendo pela colaboração dele para a campanha Justiça Gaúcha Informa.

Vozes da campanha

Além de Milton Ferreti Jung, que faz a locução das vinhetas de abertura e encerramentos dos spots de rádio, as narrações femininas foram gravadas pela Desembargadora Iris Helena Medeiros Nogueira, pelas Juízas de Direito Cristiane Hoppe, Eliziana da Silveira Perez, Geneci Ribeiro de Campos, pelas Jornalistas Patrícia Cavalheiro e Rafaela Souza e pela Assessora Clarice Marchesan.

Participações

Prestigiaram a cerimônia os Desembargadores Maria Isabel de Azevedo Souza e Paulo Roberto Lessa Franz, respectivamente, 2ª e 3º Vice-Presidentes do TJRS; a Corregedora-Geral da Justiça, Desembargadora Iris Helena Medeiros Nogueira; o Juiz Diretor do Foro da Comarca de Porto Alegre, Amadeo Henrique Ramella Buttelli; a Vice-Presidente Administrativa da AJURIS, Vera Lúcia Deboni; Presidente do SINDIRÁDIO, Ary Cauduro; Vice-Presidente Administrativo da AGERT, Pedro Ricardo Germano; Vice-Presidente Social da AGERT, José Luís Bonamigo; Vice-Presidente de Eventos da AGERT, Leonardo Meneghetti; Vice-Presidente de Novas Tecnologias da AGERT, Luís Alberto Campos Cruz; Vice-Presidente de Finanças da AGERT, Wanderley Ruivo dos Santos; Diretor de Departamento Cultural da ARI, Antônio Silveira Goulart, além de integrantes do Conselho de Comunicação Social do TJRS, magistrados e servidores.


Fonte: Tribunal de Justiça do Estado do Rio Grande do Sul

Tribunal de Justiça aceita denúncia contra dois Prefeitos


(Imagem meramente ilustrativa/Arquivo TJRS)

Magistrados da 4ª Câmara Criminal do TJRS aceitaram denúncia contra os Prefeitos de Lavras do Sul, Alfredo Maurício Barbosa Borges, e de Gramado dos Loureiros, Erpone Nascimento. Com a decisão, eles passam a responder como réus em ação penal.

Em Lavras do Sul a acusação é de agressão. E em Gramado dos Loureiros o caso envolve a dispensa de licitações.

Lavras do Sul

No dia 23/8/2014, o Prefeito de Lavras do Sul, Alfredo Maurício Barbosa Borges, teria dado um soco no rosto da ex-líder do partido do político. Ele também teria desacatado um policial militar com ofensas e agressões com socos e pontapés.

O acusado rejeitou a proposta de composição dos danos formulada pela vítima e também negou interesse em uma proposta de transação penal.

A defesa do Prefeito argumentou que o atestado médico apresentado não demonstrou as lesões. E, em relação ao delito de desacato, foi negada a participação do Chefe do Executivo Municipal. Segundo o Prefeito, ele é que foi vítima de truculência policial ao ser atingido por spray de pimenta nos olhos.

Em seu voto, o relator Desembargador Newton Brasil de Leão, ao receber a denúncia desclassificou o delito de lesões corporais para contravenção penal de vias de fato.

Acompanharam o voto o Desembargador Julio Cesar Finger e o Juiz de Direito Mauro Borba.

Processo nº70062203161

Gramado dos Loureiros

O Ministério Público denunciou, além do atual Prefeito de Gramado dos Loureiros, Erpone Nascimento, o ex-Prefeito Antônio João Ceresoli, o Secretário Municipal da Fazenda, Gelson Roque de Oliveira, o Secretário do Planejamento, Roberto Carlos Gugel Machado, a Secretária do Bem Estar e Assistência Social, Geni Galli Ceresolli, o empresário e sobrinho do ex-Prefeito, Vinício Golin, o empresário e filho do ex-Prefeito, Marcos Antônio Ceresoli, a técnica contábil Fátima Maria Orsolin de Borba, o tesoureiro Célio Carlos Fonseca, o integrante da Comissão Permanente de Licitações do município, Sérgio Emerson Batista, a tesoureira Ivone Maria Serpa, o empresário Nelson Balbinot e a irmã do ex-Prefeito, Lourdes Maria Cerezoli.

Conforme a denúncia, entre 2009 e 2012 integrantes deste grupo associaram-se em quadrilha para o fim de cometerem reiteradamente crimes contra a Administração Pública e outros a eles conexos, em especial peculato, caracterizado pelo desvio de rendas públicas municipais e crimes licitatórios.

Segundo o MP, a Prefeitura Municipal realizou sucessivas compras das empresas do sobrinho e do filho do então Prefeito, sem licitação. Os materiais adquiridos não teriam sido entregues.

De acordo com o relator do processo, Desembargador Newton Brasil de Leão, além de farta documentação, os fatos foram devidamente narrados, demonstrando a forma como, em tese, se deu o ajuste entre os denunciados, bem como indicando, um a um, os envolvidos e a forma de suas participações.

Assim, o magistrado votou pelo recebimento da denúncia e foi acompanhado pelo Desembargador Julio Cesar Finger e pelo Juiz de Direito Mauro Borba.

Processo nº 70065412975


Fonte: Tribunal de Justiça do Estado do Rio Grande do Sul

Jovem é vítima de injúria em Santo Augusto

As ofensas ocorreram no estacionamento de um supermercado

Um episódio lamentável ocorreu na tarde do último sábado, 28, em Santo Augusto.

Após estacionar seu automóvel no estacionamento de um supermercado no Centro da cidade, por volta das 18 horas, uma jovem de 26 anos foi agredida verbalmente por um homem que aparentava ter em torno de 30 anos. O motivo seria por ela demorar a manobrar o veículo no estacionamento. No local, havia outras vagas disponíveis. 

A vítima informou que o homem estacionou o seu carro, um Honda Civic preto placas de Canoas, ao lado do dela, desceu e foi em sua direção. Ele insultou a mesma, dizendo frases do tipo “mulher não serve para nada”, “mulher deveria sair com a cara tapada na rua”, “Mulher deveria ficar só em casa fazendo bolinho frito e não poderia sair de casa”. Ao dizer que chamaria a polícia, o homem embarcou em seu carro e saiu, mesmo assim, ela conseguiu anotar a placa do veículo. 

A vítima, estarrecida pela situação, foi até a Brigada Militar (BM), no entanto, no local foi informada que o caso não poderia ser registrado por ser final de semana. 

Porém, como naquele mesmo dia ela iria à Santa Rosa, optou por fazer o registro naquela cidade. Após a confecção do Boletim de Ocorrência (BO) na Delegacia da Mulher, ela foi informada que o indivíduo será chamado e terá que prestar esclarecimentos. A situação narrada configura crime de injúria. 


Dpto. Jornalismo RQ 
Postado por: Maira Kempf 

Publicada a Portaria de transferência da Delegacia da PRF de Vacaria para Bento Gonçalves

Posto de Lagoa Vermelha ficará subordinado a Passo Fundo

   Foto: Divulgação

A Associação Serrana dos Policiais Rodoviários Federais divulgou uma nota, lamentando a publicação de portaria no Diário Oficial da União, transferindo a Delegacia da PRF de Vacaria para Bento Gonçalves. A decisão afeta o Posto de Lagoa Vermelha, que passa a ser subordinado a Delegacia de Passo Fundo. 

A nota é extensa, e demonstra a preocupação sobre a realização do trabalho preventivo ao registro de acidentes. 

Em entrevista á Rádio Cacique, o presidente da entidade, Inspetor Rodrigo Aver Pizzolatto ressaltou que é necessária a permanente mobilização da comunidade regional para tentar reverter a situação.

Confira a íntegra da nota: 

"NOTA À SOCIEDADE
 
A Associação Serrana dos Policiais Rodoviários Federais, ASPRF, pessoa jurídica de direito privado, sem fins econômicos, com sede em Vacaria/RS, lamenta informar à sociedade gaúcha, em especial à população dos Campos de Cima da Serra, que, nesta data (30), foi publicada no Diário Oficial da União, a portaria da Diretora-Geral do Departamento de Polícia Rodoviária Federal que resultou na transferência da Delegacia da PRF em Vacaria para o município de Bento Gonçalves, além do fechamento de mais postos de fiscalização da PRF, localizados no interior do Rio Grande do Sul, desfecho este, que ocorreu num momento de grande instabilidade política e institucional em nosso país.
 
Lamentavelmente, o senhor Superintendente da PRF neste estado, ignorou todos os apelos da população envolvida e os argumentos técnicos apresentados em audiência pública promovida pela Câmara de Indústria e Comércio de Vacaria, inclusive, ignorando o compromisso assumido publicamente na referida audiência, de não encaminhar o processo de fechamento da Delegacia PRF em Vacaria enquanto o assunto não fosse melhor discutido com a comunidade. 
 
Por sua vez, a senhora Diretora-Geral da PRF optou por não se manifestar diretamente quanto aos questionamentos apresentados pelas entidades de classe e por diversos representantes do poder legislativo, limitando-se a endossar as manifestações pouco consistentes traduzidas em poucas linhas pelo Superintendente Regional, contra vastos questionamentos encaminhados às autoridades da PRF.  
    
Acreditamos que se trata de uma decisão meramente política e desacertada, que trará um desmonte na segurança pública, especialmente nas regiões mais carentes da presença de estado. Observa-se, nitidamente, uma concentração de forças da PRF nos locais de maior poderio econômico e político, deixando mais uma vez transparecer que a decisão de fechar a Delegacia da PRF em Vacaria passou longe do raciocínio lógico e dos critérios técnicos.    
 
Após esta Associação levar a público o processo de fechamento da Delegacia em Vacaria, a administração regional iniciou uma série de argumentações contraditórias entre si, ludibriando as opiniões contrárias. Dentre elas, a alegação de que o fechamento da Delegacia da PRF em Vacaria irá propiciar a reabertura do Posto de Lagoa Vermelha. Ora, o fechamento do Posto de Lagoa Vermelha só ocorreu graças aos constantes processos de remoção de policiais lotados na 6ª Delegacia sem que houvesse a devida recomposição do efetivo por parte da Superintendência. Se houvesse a reposição dos policiais perdidos ao longo dos anos, nem se cogitaria fechar aquela unidade. Percebe-se que o enfraquecimento da Delegacia de Vacaria, foi provocado pela própria administração regional, e agora serve de pretexto para o seu fechamento definitivo.  
 
A Delegacia da PRF de Vacaria alcançou o maior índice de redução de mortes em acidentes no Rio Grande do Sul em 2015 e o prêmio para a região nordeste do Estado do Rio Grande do Sul, por conseguir vencer um round na dura luta contra as perdas no trânsito é o de ser tornada acéfala, sem o direito de gerir sua própria unidade.

Em ocorrendo quebra destes índices e aumento no número de mortes, cabe deixarmos os seguintes questionamentos: QUEM RESPONDERÁ? QUEM SERÁ RESPONSÁVEL PELA PERDA DE VIDAS HUMANAS?
 
Deveremos permanecer vigilantes, agora sob o acompanhamento do Ministério Público Federal. A ASPRF continuará lutando para reversão deste verdadeiro retrocesso, de forma a resgatar o histórico de mais de 50 anos de bons serviços prestados pela PRF em Vacaria.
 
A Associação Serrana dos Policiais Rodoviários Federais, ASPRF, agradece a todas as manifestações de apoio da comunidade em geral, dos veículos de imprensa, da Prefeitura e da Câmara de Vereadores de Vacaria, de deputados estaduais e federais, da Senadora Ana Amélia, da Procuradoria da República de Caxias do Sul, Direção do Foro da Comarca de Vacaria, Associação dos Municípios dos Campos de Cima da Serra - AMUCSER, Conselho Municipal Sobre Drogas de Vacaria - COMAD, Ordem dos Advogados do Brasil - OAB/Subseção Vacaria, Associação Gaúcha dos Produtores de Maçã e Pera - AGAPOMI, Associação dos Diplomados da Escola Superior de Guerra - ADESG/Representação dos Campos de Cima da Serra, Brigada Militar - 10º BPM, Polícia Civil - Delegacia Regional de Vacaria, Sindilojas de Vacaria, Câmara de Dirigentes Logistas - CDL/Vacaria, Lions Clube Vacaria/Leonas e, especialmente, à Câmara da Indústria, Comércio, Agricultura e Serviços de Vacaria - CIC.
                        
Saudações, agora mais que nunca VIGILANTES rodoviários! 
 
Vacaria, 30 de maio de 2016.

RODRIGO AVER PIZZOLATTO
Presidente da ASPRF

CARLOS ROBERTO RODRIGUES TELES
Diretor Jurídico da ASPRF"


Fonte: Rádio Cacique | Lagoa Vermelha

Bombeiros foram acionados em um principio de incêndio no interior de São José do Inhacorá

Uma lareira provocou um grande susto em uma família em Cinco Barulhos

   Foto: Paulo Marques Notícias

Um principio de incêndio e uma residência foi registrado no início da manhã desta terça-feira (31), na localidade de Cinco Barulhos no interior do município de São José do Inhacorá.

Por volta das 8h15min, os moradores estavam se aquecendo do frio em frente a uma lareira na cozinha da casa, quando perceberam o fogo se estendendo na forração de PVC da estrutura. Com o fogo já atingindo parte de mais um cômodo da casa, vizinhos chegaram para auxiliar com uma mangueira esguichando água, momento que os bombeiros de Três de Maio chegaram no local.

A situação foi controlada, ficando pequenos danos na estrutura da casa. Ninguém se feriu.  






Fonte e Fotos: Paulo Marques Notícias

Estudantes três-passenses da ETEC apresentam projeto sobre cana de açúcar na Holanda



Aconteceu nesta segunda-feira (30) a apresentação do projeto “Cana de açúcar: Potencialidades e Adequação à Região Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul” pelos alunos três-passenses Honeyde José Kunzler Júnior e Sara Gaier Stadtlober, em Amsterdã, na Holanda.

Os estudantes do Curso Técnico em Agropecuária, da Escola Técnica Estadual Celeiro – ETEC de Bom Progresso, e o professor Marcelo Larssen, embarcaram na noite de sábado, em Porto Alegre, para representar o Brasil nas Olimpíadas Internacionais de Projetos de Sustentabilidade e Meio Ambiente - INESPO 2016.

Conforme a 21ª Coordenadoria Regional de Educação de Três Passos, o evento é realizado entre os dias 29 de maio e 3 de junho. As despesas de viagem e hospedagem são custeadas pela Suepro – Superintendência de Educação Profissional da Secretaria Estadual de Educação - Seduc.

O projeto “Cana de açúcar: Potencialidades e Adequação à Região Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul” foi desenvolvido pelos alunos da ETEC, sob a orientação do professor Jeorge Schwendler, e participou da Feira Internacional MOSTRATEC – Mostra Internacional de Ciência e Tecnologia, entre os dias 26 e 30 de outubro de 2015, em Novo Hamburgo, quando foi escolhido entre 376 trabalhos realizados por alunos do Ensino Médio de 19 países participantes.


Rádio Alto Uruguai - com informações da ETEC