quarta-feira, 16 de novembro de 2016

Anthony Garotinho é preso pela Polícia Federal

Ex-governador do Rio de Janeiro foi detido em apartamento no Flamengo

Anthony Garotinho é preso pela Polícia Federal | Foto: Gustavo Lima / Câmara dos Deputados / Divulgação / CP
Anthony Garotinho é preso pela Polícia Federal | Foto: Gustavo Lima / Câmara dos Deputados / Divulgação / CP

O ex-governador do Rio de Janeiro Anthony Garotinho foi preso, na manhã desta quarta-feira, durante uma operação da Polícia Federal (PF). A ação, chamada Chequinho, investiga o uso eleitoral do programa Cheque Cidadão e combate crimes eleitorais em Campos, no Norte fluminense, onde ele é secretário de governo da prefeitura.

Segundo a PF, o mandado de prisão preventiva foi decretado pelo juiz Glaucenir Silva de Oliveira. De acordo com fontes da PF, ele foi conduzido para a delegacia da corporação junto com advogados. 

Rosinha Garotinho, mulher do ex-governador, é prefeita de Campos dos Goytacazes. Garotinho - que é secretário de governo do município - governou o Rio entre 1999 e 2002. Em outubro, a PF prendeu três vereadores de Campos por suposto envolvimento no esquema - Kellenson Ayres Figueiredo de Souza (PR), Miguel Ribeiro Machado (PSL) e Ozeias Martins (PSDB). Outro alvo da operação Chequinho é a secretária de Desenvolvimento Humano e Social da prefeitura de Campos Ana Alice Ribeiro Lopes de Alvarenga.

Garotinho foi preso por volta de 10h30min de hoje, no prédio onde reside no Flamengo, na zona Sul do Rio. Policiais da PF informaram que ele não foi algemado. Alertado da presença de policiais na portaria do edifício para cumprimento do mandado de prisão, Garotinho desceu e se entregou. Na garagem, uma viatura da PF já o aguardava.

O criminalista Fernando Fernandes, defensor de Garotinho, afirmou que "prisão é ilegal". O advogado vai recorrer ao Tribunal Regional Eleitoral (TRE) para tentar revogar o decreto de prisão expedido pelo juiz da zona eleitoral de Campos. Um argumento da defesa é que o ex-governador não foi candidato nas eleições municipais.


Correio do Povo e AE

Nenhum comentário:

Postar um comentário