terça-feira, 9 de setembro de 2014

Como foi a segunda audiência do Caso Bernardo em Três Passos


   Depoimento de ex-babá foi o mais forte da audiência/Foto: Três Passos Online

A segunda audiência de instrução sobre a morte do menino Bernardo Boldrini durou quase oito horas nesta segunda-feira, 8, e novamente movimentou o Fórum da Comarca de Três Passos. A movimentação da imprensa, da segurança e de pessoas no local chamou a atenção de quem passou, durante o dia, pela Avenida Júlio de Castilhos.

No total, sete pessoas foram ouvidas nas oitivas que puderam ser acompanhadas pela imprensa. A primeira testemunha a depor foi a professora de português de Bernardo, Simone Muller, seguida de Juçara Petry, considerada pelo menino sua segunda mãe, Rosani Neuhaus, que trabalhava no Colégio Ipiranga, José Carlos Petry, marido de Juçara, as ex-babás do garoto, Elaine Wents e Lori Heller, e, por último, Andressa Wagner, secretária na clínica de Boldrini.

O depoimento mais forte foi o da ex-babá de Bernardo, Elaine Wendtz. Ela contou detalhes da rotina na casa onde o menino vivia com o pai e a madrasta. Disse que brigas entre o casal, na frente do menino, com palavrões, aconteciam com freqüência. Também afirmou que Graciele xingava muito Bernardo.

Dos quatro réus indiciados pela morte de Bernardo, apenas Edelvânia Wirganovicz compareceu ao Fórum e assistiu aos últimos dois depoimentos. Pela manhã, na hora da sua chegada, a acusada novamente ouviu xingamentos como “Assassina!”, “Vagabunda!”, “Veio cavar um buraquinho!”, de um pequeno grupo de pessoas posicionado na grade em frente ao Fórum.

Na audiência anterior, as quatro testemunhas de acusação ouvidas foram a delegada Caroline Bamberg, o médico Celestino Schmitt, a dentista de Bernardo, Graziele Dreher, e a delegada regional de Três Passos, Cristiane Braucks. Na semana passada, duas testemunhas, que residem fora de Três Passos, prestaram depoimento através de cartas precatórias, uma em Coronel Bicaco e outra em Tenente Portela. Outras testemunhas também deverão depor em Rodeio Bonito, Frederico Westphalen, Santo Ângelo, Soledade, e Santa Maria, ainda em setembro.

O juiz Marcos Luis Agostini vai marcar as audiências para ouvir as testemunhas de defesa quando todas as de acusação forem ouvidas. Somente depois dos 77 depoimentos, é que serão marcadas as oitivas dos quatro réus. Após serem ouvidas todas as testemunhas e os indiciados, o juiz definirá se eles vão a Júri Popular ou não.


Entenda o caso

Bernardo Uglione Boldrini, 11 anos, desapareceu no dia 4 de abril, uma sexta-feira, em Três Passos. Na noite de segunda-feira, 14, o corpo do menino foi encontrado no interior de Frederico Westphalen dentro de um saco plástico e enterrado às margens do Rio Mico, na localidade de Linha São Francisco, interior do município.

Segundo a Polícia Civil, Bernardo foi dopado antes de ser morto com uma injeção letal no dia 4. Seu corpo foi velado em Santa Maria e sepultado na mesma cidade. No dia 14, foram presos o médico Leandro Boldrini, a madrasta e uma terceira pessoa, identificada como Edelvania Wirganovicz, 40 anos. Evandro Wirganovicz, irmão de Edelvânia, também foi preso acusado de participar da ocultação do cadáver. Os quatro acusados aguardam julgamento.

Fonte: Três Passos Online

Nenhum comentário:

Postar um comentário