quinta-feira, 1 de setembro de 2016

Após dois meses e meio, Inter reencontra vitória ao golear Fortaleza

Com gols de Aylon e Nico López, time de Celso Roth dominou a partida na Copa do Brasil

Aylon e Nico López marcaram os gols que garantiram a vitória do Inter - Crédito: Fabiano do Amaral
   Aylon e Nico López marcaram os gols que garantiram a vitória do Inter | Foto: Fabiano do Amaral

Se ainda não chegou ao fim, ao menos o inverno colorado amenizou na noite desta quarta-feira. Em sua primeira vitória na estação ao golear o Fortaleza por 3 a 0, no Beira-Rio, no jogo de ida das oitavas de final da Copa do Brasil. O time colorado não vencia desde 16 de junho, há 75 dias.

Com o resultado, o Inter pode perder por dois gols de diferença no confronto de volta, que ainda assim avança. As duas equipes voltam a se enfrentar daqui a três semanas, em 22 de setembro, no estádio Castelão, em Fortaleza. Antes disso, o Inter volta a campo pelo Brasileirão. Na quinta-feira da semana que vem encara o Santos, no Beira-Rio, para tentar fugir da zona de rebaixamento.

Pressão, gol cedo e domínio

O Inter nem pareceu um time em crise quando a bola rolou no Beira-Rio. Desde o primeiro minuto, o time de Celso Roth se impôs sobre o Fortaleza. Antes dos nove minutos, o Colorado teve três escanteios seguidos, dando pinta de que a defesa cearense teria trabalho. Aos 10, o gol. A bola escapou para William na ponta direita e de lá o lateral cruzou à meia altura. Aylon chegou dividindo com a marcação para dar um peixinho para abrir o marcador.

A boa notícia para os colorados é que após o gol, o time não se retraiu e manteve principalmente a posse de bola. Em diversos momentos, os colorados trocavam passes diante de um rival totalmente em seu campo de defesa. A partir dos diversos passes, as chances surgiam vez que outra, como aos 21. Valdivia ajeitou para trás depois de cruzamento na direita e Geferson chutou forte para boa defesa de Ricardo Berna.

Mas pouco a pouco, o Fortaleza adiantou a marcação. No entanto, não conseguiu arranjar uma boa chance e seu melhor momento na etapa inicial ficou por conta de um escanteio e Danilo Fernandes mal teve a oportunidade de tocar na bola.

Depois dos 39, quando Juliano precisou se atirar na frente da bola para bloquear uma pancada de Fabinho, o Inter voltou a pressionar. O resultado veio a seguir: Seijas, de boa participação, arriscou de fora da área aos 44. Berna bateu roupa e a bola sobrou para Nico López, que chutou firme para fazer seu primeiro gol pelo Inter e o segundo do time na partida.

Segundo tempo na mesma batida

O Fortaleza voltou para o segundo tempo prometendo ataque, com o atacante João Paulo no lugar do volante Corrêa. Mas a estratégia naufragou ainda no início. Ernando subiu mais alto que a defesa cearense após cobrança de escanteio e acertou a trave, aos 5. O rebote encontrou o centroavante Aylon, que, de novo, mandou para as redes.

Tal qual o primeiro tempo, o Inter não baixou a guarda depois do gol. E só não ampliou devido à boa defesa de Berna aos 11, quando William chutou de fora da área e fez o goleiro protagonizar uma defesa de mão trocada.

O Fortaleza chegou a esboçar uma insistência de gol, logo a seguir. Danilo Fernandes foi obrigado a dar um tapinha na bola para ceder escanteio e evitar que a bola chegasse a Corrêa em um cruzamento e, aos 29, a melhor oportunidade: desvio de Edimar de cabeça dentro da área. O goleiro colorado segurou firme.

No fim do jogo, Rodrigo Dourado ainda quase fez o quarto gol, ao tentar buscar o ângulo de Berna. Passou perto, mas, desta vez, ao contrário dos últimos dois meses e meio, não fez falta e o Inter finalmente reencontrou a vitória, a primeira em um longo inverno.

Copa do Brasil - oitavas de final

Inter 3

Danilo Fernandes; Wilian, Paulão, Ernando e Geferson; Dourado, Fabinho (Eduardo Henrique), Seijas (Gustavo Ferrareis) e Valdívia (Eduardo Sasha); Nico Lopez e Aylon. Técnico: Celso Roth.

Fortaleza 0

Ricardo Berna; Railan, Lima, Edimar e Bruno Melo; Juliano, Corrêa (João Paulo), Rosinei e Daniel Sobralense; Juninho e Anselmo (Ronaldo). Técnico: Marquinhos Santos.

Gols: Aylon (10/1º), Nico López (44/1º) e Aylon (5/2º);

Cartões amarelos: Nico López, Geferson e Rodrigo Dourado; Lima, Railan;

Arbitragem: Ricardo Marques Ribeiro (Fifa-MG), auxiliado por Guilherme Dias Camilo e Sidmar dos Santos Meurer;

Público: 13.233 torcedores;

Local: Beira-Rio, em Porto Alegre.


Tiago Medina
Correio do Povo

Nenhum comentário:

Postar um comentário