quarta-feira, 9 de março de 2016

Ijuí tem 8 casos de dengue autóctone confirmados pela SMS

Índice é o mais elevado da região e mais pessoas podem acabar sendo contaminadas pela moléstia.

Teste rápido da dengue pode ser realizado em laboratórios especializados. O resultado sai em poucos minutos e o paciente já pode ser tratado para evitar complicações futuras.

Até o momento, neste ano, foram oito casos confirmados de dengue autóctone em Ijuí, aqueles que são contraídos aqui na cidade.   

Por enquanto não há registros de casos do zika vírus ou da febre chikungunya.

Porém, há muitas pessoas aguardando a confirmação da moléstia por exames laboratoriais que foram enviados para o Lacen.

O hospital da Unimed por meio de seu laboratório oferece o teste rápido para dengue, que confirma em minutos se a pessoa está ou não com a moléstia.

O diagnóstico precoce da doença é fundamental para evitar complicações futuras e até mesmo a morte.

A doença, que segundo o Ministério da Saúde afeta mais de 100 milhões de pessoas por ano no mundo, é uma das que causam maior impacto na saúde pública do nosso país.

Quando transmitido, o vírus da dengue, que possui quatro sorotipos - DENV-1, DENV-2, DENV-3 e DENV-4 - provoca sintomas comuns a outras doenças, o que pode gerar dificuldades no diagnóstico clínico. Torna-se, então, de fundamental importância a realização de exames laboratoriais para confirmação da dengue.

Além de evitar as mortes, o diagnóstico precoce da dengue é fundamental para determinar os cuidados clínicos com o paciente e contribui para a vigilância epidemiológica, para a pesquisa de formulação de vacina e também para a detecção precoce de uma possível epidemia. Os diagnósticos laboratoriais são importantes para determinar o número de casos fatais da doença, o sorotipo viral em evidência e as estimativas da incidência de casos durante uma epidemia.

Basicamente, o diagnóstico da dengue pode ser feito pelo isolamento do vírus, pela detecção do genoma viral, pela detecção de antígenos virais e sorologia (IgG e IgM). 

No entanto, os anticorpos IgM  e IgG somente resultarão positivo após vários dias. Em muitos casos não é possível aguardar esses dias para que um diagnóstico seja definido. Por isso que exames complementares como o hemograma, a contagem de plaquetas, a prova do laço e as transaminases são realizados para auxiliar no diagnóstico.


PORTAL IJUHY.COM

Nenhum comentário:

Postar um comentário