Desde 2
de fevereiro de 2015 a Azul Linhas Aéreas deixou de operar a rota diária
ligando Passo Fundo a Porto Alegre, que possuía quatro horários, entre o
Aeroporto Lauro Kortz e o Aeroporto Salgado Filho. Na oportunidade, a companhia
citou que a mudança era estratégica, uma vez que passou a disponibilizar voo
direto para Curitiba (PR) onde existe a possibilidade de conexão com mais
regiões do Pais. Meses depois, justificou a retirada do voo pela rentabilidade
e condicionou a retomada mediante a redução de impostos e publicação de um
plano nacional de expansão da aviação civil.
Depois de uma grande mobilização da comunidade regional, envolvendo lideranças políticas, empresariais e entidades da sociedade civil, a Azul Linhas Aéreas decidiu retomar o voo, mas de forma experimental. A companhia vai oferecer somente nesta quinta-feira (24) e no domingo (27) voo ligando Passo Fundo a capital. Oficialmente trata a oferta desses voos como “algo excepcional” e somente válido para as duas datas.
A comercialização dos bilhetes foi disponibilizada desde o fevereiro deste ano. Para a compra antecipada o valor da viajem até Porto Alegre estava em R$ 109,00. Já para quem deixou para a última hora, o preço aumentou. Conforme o site da empresa, o bilhete com preço promocional é de R$ 220,00. De Porto Alegre à Passo Fundo o valor é ainda maior, de R$ 479,80.
A expectativa é de que, mesmo sendo um feriado de Páscoa, a ocupação nos voos seja satisfatória e suficiente para convencer a Azul Linhas Aéreas a manter essa rota. “ É significativo para região. Tanto para trazer passageiros, quanto para que as pessoas possam sair com mais facilidade visitando familiares ou até para negócios”, frisou o presidente da Assocaiação Comercial, Industrial e de Serviços (Acisa), Marco Mattos.
Acrescenta
que é preciso dar uma resposta positiva para Azul, mostrando que este voo é
importante, não só como meio de transporte, mas também para o desenvolvimento
cidade e região. Mattos lembra que os dois voos diretos para Porto Alegre, em
2014, tinham ocupação de 80%, enquanto a companhia afirmava que, para ser
viável, precisaria de 70¨%. “É estranho ter que provar o que já está
consolidado. Todos sabemos disso. Faço uma crítica aos poderes constituídos
responsáveis pelas concessões. Quando uma empresa de ônibus recebe uma
concessão, ela é obrigada a manter por um período. As empresas aéreas não tem
esse compromisso. Veja a Azul. Conquistou o voo e depois retirou”, argumento o
presidente.
Horários
e datas dos voos
Porto
Alegre / Passo Fundo - 9034 - 15h40min/16h40min - dias 24 e 27/03/2016
Passo Fundo / Porto Alegre - 9035 - 17h05min/18h05min - dias 24 e 27/03/2016
Passo Fundo / Porto Alegre - 9035 - 17h05min/18h05min - dias 24 e 27/03/2016
Acisa
em busca de apoio
De
acordo com o presidente da Acisa, Marco Mattos, uma comissão esteve
recentemente com o secretário dos Transportes, Pedro Westphalen, reforçando a
necessidade que a região tem de receber apoio da secretaria para obter a
licença ambiental. Na reunião, Westphalen questionou se os empresários de Passo
Fundo garantiriam um número mínimo de passagens que viabilizassem a retomadas
dos voos entre Passo Fundo e Porto Alegre. “Nós estamos dispostos a fazer um
grupo de empresários, usuários e entidades de Passo Fundo para conversarmos com
o secretário Pedro Westphalen e a Azul para que possamos comprar passagens de
forma antecipada. Nós garantimos que vendemos no mínimo o número de passagens
de um ano para mostrar para a Azul que aqui tem mercado”, afirma o presidente
da Acisa.
Enquanto
operava, a rota Passo Fundo/Porto Alegre representava aproximadamente 30% de
todo o volume de passageiros no Aeroporto Lauro Kortz. Em 2014 foram mais de 35
mil pessoas que utilizaram o voo até a capital. “Nossa região abrange cerca de
1 milhão de pessoas. Além de ser uma opção rápida e mais segura, a viagem de
avião agiliza as atividades, tanto na capital como aqui na nossa cidade”, opina
o Prefeito Luciano Azevedo, que realizou reuniões com a direção da Azul
reivindicando a retomada dos voos.
Fonte:
Rádio Uirapuru | Passo Fundo
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