Estrutura ligava região central do Estado à Fronteira Oeste e
estava interrompida desde o dia 28
Estrutura ligava região central do Estado à
Fronteira Oeste | Foto: João Vilnei / Especial / CP
A ponte sobre o rio Toropi, na BR 287,
entre São Pedro do Sul e Mata desabou na tarde desta quinta-feira. A
estrutura de cimento com 80 metros fazia a ligação da região central do Estado
com a Fronteira Oeste. No último dia 28 de outubro, o tráfego de veículos foi interrompido em ambos os sentidos. Ainda no dia 28, uma
vistoria feita pela empresa Sogel (especialista em pontes), por solicitação do
Dnit, revelou que a ligação entrou em colapso devido à ruptura de dois pilares.
Em nota, o Dnit informou que a acredita que a chuva tenha danificado ainda mais os pilares, o que acelerou a queda. A limpeza do local e a demolição do resto da estrutura serão realizadas pela empresa que for contratada pelo órgão para a construção da nova ponte. Nessa quarta-feira teve início a construção de um desvio no local.
De acordo com o engenheiro do Dnit, João Carlos Tonetto, a queda não vai afetar na construção da nova ponte. O órgão ainda analisa qual será a forma de contratação da empresa que fará a nova ponte, mas adianta que busca a opção mais ágil para iniciar a construção. O Dnit calcula que, depois de definida a construtora, o prazo da obra é de cerca sete meses.
A orientação aos motoristas que trafegam da região central do Estado em direção à Fronteira Oeste é usar a BR 158, em seguida a BR 290, passando por São Vicente, Cacequi, até Rosário do Sul. Para os condutores que trafegam no sentido contrário, o trajeto é o mesmo.
Para o motorista que sai de Porto Alegre com destiono a São Borja, as alternativas são a BR 116, BR 386 (Tabaí /Canoas), BR 287 (Venâncio Aires /Santa Maria) e BR 158 (Santa Maria/Ijuí) e, por fim, a BR 285, sentido São Borja, ou BR 116, BR 386 (Tabaí Canoas), ERS 377 e BR 285 (Ijuí/S.Borja)Segundo o engenheiro do Departamento Nacional de Infraestrutura de Trânsito (Dnit), João Tonetto, a nova ponte deverá ficar pronta daqui a seis ou nove meses.
A PRF pede que os motoristas evitem usar o desvio que existe às margens da BR 287, já que a estrada improvisada fica em uma propriedade particular.
Em nota, o Dnit informou que a acredita que a chuva tenha danificado ainda mais os pilares, o que acelerou a queda. A limpeza do local e a demolição do resto da estrutura serão realizadas pela empresa que for contratada pelo órgão para a construção da nova ponte. Nessa quarta-feira teve início a construção de um desvio no local.
De acordo com o engenheiro do Dnit, João Carlos Tonetto, a queda não vai afetar na construção da nova ponte. O órgão ainda analisa qual será a forma de contratação da empresa que fará a nova ponte, mas adianta que busca a opção mais ágil para iniciar a construção. O Dnit calcula que, depois de definida a construtora, o prazo da obra é de cerca sete meses.
A orientação aos motoristas que trafegam da região central do Estado em direção à Fronteira Oeste é usar a BR 158, em seguida a BR 290, passando por São Vicente, Cacequi, até Rosário do Sul. Para os condutores que trafegam no sentido contrário, o trajeto é o mesmo.
Para o motorista que sai de Porto Alegre com destiono a São Borja, as alternativas são a BR 116, BR 386 (Tabaí /Canoas), BR 287 (Venâncio Aires /Santa Maria) e BR 158 (Santa Maria/Ijuí) e, por fim, a BR 285, sentido São Borja, ou BR 116, BR 386 (Tabaí Canoas), ERS 377 e BR 285 (Ijuí/S.Borja)Segundo o engenheiro do Departamento Nacional de Infraestrutura de Trânsito (Dnit), João Tonetto, a nova ponte deverá ficar pronta daqui a seis ou nove meses.
A PRF pede que os motoristas evitem usar o desvio que existe às margens da BR 287, já que a estrada improvisada fica em uma propriedade particular.
Renato Oliveira
Correio do povo
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