A situação no presídio estadual de Frederico Westphalen no início da tarde desta quinta-feira já era tranquila. No final da manhã os detentos haviam ateado fogo em colchões iniciando um motim no local. O fogo que atingiu uma cela, o corredor e algumas paredes externas, fez ainda com que uma pessoa tivesse que ser socorrida por intoxicação.
O Corpo de Bombeiros conseguiu controlar o fogo e orientou que os detentos ficassem no pátio. A administradora do presídio estadual de Frederico Westphalen, Adriana Borela, concedeu entrevista coletiva. Ela disse que já haviam sido registrados outros casos de indisciplina na semana passada e que as causas do incidente de hoje se deram depois que dois irmãos se revoltaram ao não serem liberados para acompanhar o enterro do pai.
Ela disse ainda que eles não foram liberados por haver a necessidade de uma escolta, e que no momento não haviam profissionais disponíveis.
Sete detentos foram transferidos para os presídios de Ijuí e Santa Maria. A tradicional visita dos familiares do domingo está confirmada. O presídio estadual de Frederico Westphalen tem hoje 146 detentos, sendo que 11 são mulheres. Eles estão distribuídos em 13 celas.
Diariamente o trabalho de fiscalização do local é feito por até quatro detentos. No motim de hoje, mais de 50 policias da Brigada Militar e outros 20 agentes da Susepe, estiveram no local.
Fonte: Rádio Luz e Alegria
Fotos: Jardel da Costa
Nenhum comentário:
Postar um comentário