sexta-feira, 17 de agosto de 2012

Fiscalização permanente no trânsito de Santa Rosa


     A tolerância zero no trânsito anunciada pela Brigada Militar não poupou nem mesmo o período de realização do 29º Encontro Estadual de Hortigranjeiros.

     O comandante, capitão Paulo Kunkel, reitera que o tempo das orientações já passou. “Os soldados estão instruídos agora a notificar toda e qualquer irregularidade no trânsito”, alertou.

     O resultado de tanta rigidez reflete na prática. De cada 100 veículos abordados, 40% são notificados. “Não estamos inventando nada, apenas cumprindo a lei, com o objetivo de reduzirmos os elevados índices de acidentes nas vias urbanas”, justifica Kunkel.

     Exigência legal em desuso é o que mais vem surpreendendo os motoristas. Das 123 notificações feitas de quarta-feira da semana passada, até o domingo, 12, nos mais variados pontos da cidade, 24 foram por falta do uso do cinto de segurança. Outros 13 motoristas foram multados por estacionar em desacordo com a sinalização. Mais 13 autuações foram flagrantes de motoristas dirigindo embriagados.

     A tolerância zero mostra que muitos motoristas ainda apostam na impunidade diante de questões que são rechaçadas pela legislação. Foram registradas 42 notificações em situações inadmissíveis, como veículo não licenciado (12), permitir pessoa não habilitada dirigir (9), dirigir sem habilitação (8), veículo com característica alterada (5), veículo sem lacre (3), dirigir com CNH vencida (3) e dirigir veículo sem placa (2).

     Sete motoqueiros foram notificados por conduzir moto com a viseira do capacete levantada. “Se a viseira existe é porque seu uso tem uma finalidade. Já tivemos casos de acidentes provocados por sujeira que entrou no olho do condutor”, explica Paulo Kunkel.

     O fim à tolerância no trânsito urbano de Santa Rosa mostrou nos últimos dias notificações interessantes, como uma aplicada a um motorista que transportava uma criança menor de 10 anos no banco dianteiro. Quatro foram multados por dirigir usando o celular, seis porque o carro não possuía equipamentos obrigatórios e seis foram notificados por dirigir sem atenção e cuidados. Três multas foram geradas por desobediência às ordens das autoridades de trânsito e cinco foram autuados por deixar de usar luz baixa à noite.

     O capitão Paulo Kunkel deixa claro que não se trata de uma campanha passageira. “É um comportamento que estamos assumindo dentro das nossas obrigações e visando o cumprimento da legislação de trânsito”, assegurou.

     A insistência em dirigir sem habilitação e falta de documentação em dia é tanta que soldados da Brigada Militar estão se deparando com fugas de motoristas antes mesmo da abordagem. Só nesta semana, dois casos de fuga foram registrados. Num deles, o motorista fugiu ao avistar os patrulheiros, abandonando o veículo. Em outro caso, o motorista bateu na ponte da Rua Sinval Saldanha, abandonou o carro e fugiu a pé. “As pessoas sabem que estão infringindo as leis de trânsito, mas arriscam dirigir torcendo para que não sejam abordados”, observou Kunkel. As abordagens policiais no trânsito são incertas.

Fonte: Jornal Noroeste

Um comentário:

  1. Parabéns a Brigada Militar de Santa Rosa. Santo Augusto que está precisando de uma fiscalização destas, por que o trânsito aqui está um caos.

    ResponderExcluir