domingo, 26 de agosto de 2012

Elano marca e dá vitória ao Grêmio no Gre-Nal

Meia fez o único gol do clássico contra o Inter no estádio Beira-Rio

  Elano fez o único gol do clássico contra o Inter no estádio Beira-Rio
  Crédito: Lucas Uebel / Grêmio FBPA / CP


     No primeiro Gre-Nal do Brasileirão, quem sorriu foi a torcida gremista. Mesmo sem fazer uma partida brilhante, o Grêmio venceu o Inter por 1 a 0 na tarde deste domingo, no estádio Beira-Rio. O Tricolor contou com a sorte de um principiante. O único gol da partida foi marcado pelo estreante Elano, ainda no primeiro tempo. 

     Com o resultado, o Grêmio encerrou o primeiro turno na terceira colocação, com 37 pontos e abriu seis do rival Inter. Na próxima rodada, o Tricolor enfrentará o Vasco no estádio Olímpico, enquanto o Colorado medirá forças contra o Coritiba no Couto Pereira. 

Elano estreia em clássicos com gol 


     Se o cenário do Gre-Nal deixou a desejar por conta da chuva e do público pequeno no estádio Beira-Rio, o jogo compensou com bom futebol apresentado pelas duas equipes. Quem trouxe a surpresa na escalação foi o Inter, que apostou em Fabrício na lateral-esquerda e Kleber no meio-campo. Já o Grêmio foi a campo com Pará na direita e Anderson Pico na esquerda. 

     O começo de partida foi muito equilibrado, com as defesas se sobressaindo nos lances de ataque. Essa tendência só foi quebrada aos sete minutos, quando o Grêmio se lançou ao setor ofensivo em bloco e contou com a sorte de um estreante. Anderson Pico fez um cruzamento da esquerda e Juan afastou a bola na dividida com Marcelo Moreno. No lance, Muriel havia saído do gol, mas a iniciativa se mostrou precipitada quando o rebote ficou com Elano, que com tranquilidade apenas colocou a bola no fundo das redes. 

     Com o Grêmio na frente, o Inter começou a tomar as rédeas do jogo e a alegria do estreante Elano se transformou em tristeza ainda no primeiro tempo, quando teve de deixar o gramado para a entrada de Marquinhos. O jogador sentiu um problema muscular e a comissão técnica achou melhor não forçar o atleta. 

     O Inter começou a pressionar o Grêmio, mas as chances de gol só apareceram a partir dos 22 minutos. Leandro Damião aproveitou o vacilo da defesa gremista e avançou para o ataque. Ele se livrou da marcação de Gilberto Silva e lançou Diego Forlán. Cara a cara com Marcelo Grohe, o uruguaio chutou fraco e perdeu um gol incrível no Beira-Rio. Era a chance do empate. 

     Em seguida, em um escanteio, Damião cabeceou livre, mas a bola passou por cima do gol, bem perto do travessão gremista. Em questão de apenas um minuto, o Grêmio havia escapado duas vezes de sofrer o gol de empate. 

     Aos 27, o centroavante do Inter apareceu mais uma vez para incomodar a defesa gremista. Após combinação entre Nei e Fred, o meia fez um cruzamento da direita e o camisa nove subiu em condições de fazer o gol. O desvio de cabeça, no entanto, não foi o suficiente para desviar a bola para as redes do arqueiro gremista. 

     Assustado com chances em sequência do rival, o Grêmio decidiu colocar a bola no chão. Marquinhos começou a aparecer com mais frequência no jogo e o Tricolor conseguiu frear a pressão colorada. A chance de ampliar o placar surgiu aos 31 minutos, com uma cobrança de falta. Zé Roberto executou bem e Muriel deu rebote. Kléber chutou forte e a bola desviou no zagueiro Werley, que estava em impedimento. 

     A partir dos 35 minutos, o Gre-Nal perdeu qualidade, com o Inter forçando jogadas pelo meio de forma desenfreada e o Grêmio mais preocupado em acionar Marcelo Moreno através de chutões. Kléber era o atleta mais lúcido do setor ofensivo gremista, mas precisava de uma parceria para incomodar a dupla formada por Juan e Bolívar.

Inter emperra no ferrolho do Grêmio 

     No retorno do vestiário, o Gre-Nal permaneceu com o mesmo panorama do fim da etapa inicial, com o Inter pressionando e o Grêmio se defendendo. 

     Sem grandes oportunidades nos primeiro minutos, o técnico Fernandão decidiu mexer no time, colocando Dagoberto na vaga do improvisado Kleber. O Grêmio respondeu com a entrada de Leandro no lugar de Marcelo Moreno. 

     Com muitas dificuldades para se articular, o Inter não teve a mesma produção do primeiro tempo, quando Leandro Damião foi o protagonista das principais chances de gol. O Grêmio por outro lado passou a ter uma saída para o ataque através da velocidade de Leandro. O artifício foi suficiente para conter a pressão colorada e manter viva a possibilidade de ampliar o placar. 

     O ferrolho gremista funcionava bem e ganhou um novo elemento com a entrada de Naldo no lugar de Werley. Na outra casamata, Fernandão fez Dátolo e Rafael Moura entrar nas vagas de Ygor e Forlán. As modificações não fizeram o efeito e o Inter seguia com extrema dificuldade para penetrar na área gremista. 

     Apesar das tentativas de ambas as partes, a grande chance do segundo tempo só apareceu nos acréscimos com o Inter. Dátolo cobrou uma falta do meio-campo e Bolívar cabeceou a bola. No segundo momento, Damião completou o lance também de cabeça e Marcelo Grohe fez uma defesa espetacular para salvar o Grêmio e garantir a vitória no clássico Gre-Nal. 

Brasileirão 2012 – 19ª rodada

Inter 0

Muriel; Nei, Bolívar, Juan e Fabrício; Ygor (Dátolo), Guiñazu, Fred e Kleber (Dagoberto); Forlán, L. Damião. Técnico: Fernandão

Grêmio 1
Marcelo Grohe; Pará, Werley (Naldo), Gilberto Silva e Pico; Fernando, Souza, Elano (Marquinhos), Zé Roberto; Kleber e Marcelo Moreno (Leandro). Técnico: Vanderlei Luxemburgo

Gol: Elano, aos 7/1º; 

Arbitragem: Leandro Vuaden (RS), com Altermir Hausmann e Rafael da Silva Alves.

Cartões Amarelos:
 Fabrício (I); Marquinhos (G); Gilberto Silva (G); Juan (I); Anderson Pico (G); Dagoberto (I); Fred (I);

Local: estádio Beira-Rio

Fonte: Luiz Felipe Mello / Correio do Povo

Nenhum comentário:

Postar um comentário