domingo, 12 de outubro de 2014

Barcos marca, é expulso e Grêmio leva virada do Palmeiras

Tricolor foi batido por 2 a 1 no Pacaembu e perdeu chance de passar Inter na tabela

   Tricolor ficou com um jogador a menos e levou a virada
   Crédito: Ari Ferreira / Lancepress / CP


Por Cristiano Munari

O Grêmio perdeu a oportunidade de assumir a terceira posição na tabela do Brasileirão neste sábado. Após sair na frente do Palmeiras, o Tricolor sofreu a virada e foi batido por 2 a 1 no Pacaembu em jogo válido pela 28ª rodada. Barcos, de pênalti, marcou o gol gremista aos 8 da segunda etapa. Logo depois, o argentino foi expulso e o Alviverde chegou à virada com tentos de Pablo Mouche e João Pedro.

Com a derrota, o Grêmio para nos 46 pontos e sairá do G4 se o Atlético-MG vencer o São Paulo neste domingo. O Palmeiras vai a 34 e se afasta da zona de rebaixamento. O Tricolor volta a campo no próximo sábado, às 18h30min, quando encara o Goiás no Serra Dourada. Além de Barcos, expulso, Dudu levou o terceiro amarelo e também não vai enfrentar o time goiano.

Palmeiras ataca mais no primeiro tempo, mas Grêmio se defende bem

O Grêmio entrou com uma formação diferente para enfrentar o Palmeiras. Felipão escalou o argentino Matías Rodriguez no lugar que foi de Fernandinho diante do Sport para reforçar a marcação pelo lado direito do meio-campo. Com a direita da defesa reforçada, o Palmeiras forçou o jogo pelo outro lado no primeiro tempo.

Logo aos 2 minutos, o cruzamento encontrou o argentino Cristaldo que finalizou por cima do gol de Tiago perdendo uma grande chance para marcar. O Palmeiras tentou exercer uma pressão nos primeiros minutos da partida, mas viu o Grêmio chegar com perigo aos 11. Após erro de Lúcio, Matías Rodríguez entrou livre e bateu para defesa de Fernando Prass.

O jogo seguiu muito disputado com os dois times buscando o ataque. Com o cronômetro passando dos 20 minutos, o Palmeiras teve duas boas chances para abrir o placar. Sempre pelo lado esquerdo da defesa gremista. Na primeira, João Pedro cruzou, Cristaldo ganhou de Pará por cima e cabeceou muito perto do gol gremista. Em seguida, Victor Luis bateu falta do canto da área direto e por pouco não marcou. A bola chegou a passar pelo goleiro Tiago, mas se perdeu pela linha de fundo.

Novamente quando o Palmeiras crescia na partida, o Grêmio criou boa chance. Aos 28, o cruzamento foi puxado por Dudu, que serviu Barcos. O centroavante bateu cruzado, mas Fernando Prass pulou no canto para fazer a defesa. Seguia 0 a 0.

Ao mesmo tempo, Felipão resolveu mexer no time. Fellipe Bastos, que levou cartão amarelo logo aos seis minutos, e seguia fazendo faltas, foi sacado para a entrada de Riveros.

Os 15 minutos finais de primeira etapa foram com o Palmeiras tentando pressionar, mas sem conseguir passar pela defesa tricolor. O Grêmio, embora tivesse dificuldade para criar, não corria riscos. O Alviverde chegou novamente com perigo apenas aos 45, quando Henrique ganhou de Geromel por cima e cabeceou obrigando Tiago a fazer uma difícil defesa.

Grêmio sai na frente, mas segue a virada
Na volta para a etapa final, o Luiz Felipe Scolari mexeu novamente no meio-campo gremista. Giuliano foi chamado para o lugar de Alán Ruiz, que teve atuação discreta. Já o Palmeira voltou com o mesmo time.

O time da casa iniciou como na primeira etapa tentando impor uma pressão nos primeiros minutos. Quando o Grêmio atacou, ganhou um escanteio aos 8 minutos. Na cobrança, Valdivia levantou o braço e atingiu a bola após cabeçada de Geromel. Pênalti para o Tricolor. Barcos foi para a cobrança e bateu deslocando o goleiro Fernando Prass: 1 a 0.

Oito minutos depois, o autor do gol gremista foi expulso. Barcos, que já tinha cartão amarelo, fez falta em Cristaldo e levou o segundo. E não demorou muito para o Palmeiras aproveitar a vantagem de ter um homem a mais. Aos 22 minutos, Valdivia bateu falta para a área do Grêmio, a bola foi desviada e Mouche – que tinha acabado de entrar - bateu meio sem jeito e mandou para o fundo das redes: 1 a 1.

Pouco depois do empate, Felipão mexeu na equipe. Lucas Coelho foi chamado para o lugar de Matías Rodríguez. Mas o Tricolor mal teve tempo de se adaptar à mudança.

Aos 29, João Pedro recebeu a bola na entrada da área, se livrou da marcação e chutou forte. Tiago pulou atrasado e não conseguiu fazer a defesa. Virada do Palmeiras no Pacaembu.

Após o segundo gol do Palmeiras, Valdivia começou a chamar o jogo para si. Com um a menos, o Grêmio pouco conseguiu criar. O chileno usou a experiência para segurar a bola, cavar faltas e fazer o tempo passar. E terminou assim no Pacaembu: Palmeiras 2 x 1 Grêmio.

Brasileirão 2014 - 28ª Rodada

Palmeiras - 2

Fernando Prass; João Pedro, Lúcio, Tobio e Juninho (Mouche); Washington, Victor Luis, Wesley e Valdivia (Bernardo); Cristaldo (Leandro) e Henrique.. Técnico: Dorival Júnior

Grêmio - 1
Tiago; Pará, Geromel, Bressan e Zé Roberto; Ramiro, Fellipe Bastos (Riveros) , Matias Rodríguez (Lucas Coelho), Alán Ruiz (Giuliano) e Dudu; Barcos. Técnico: Felipão.

Gols: Mouche e João Pedro (PAL); Barcos (GRE)
Cartões amarelos: Lúcio (PAL); Fellipe Bastos Riveros, Dudu, Ramiro (GRE)
Cartão vermelho: Barcos (GRE)

Árbitro: Sandro Meira Ricci (FIFA-PE)
Assistentes: Cleriston Clay Barreto Rios (FIFA-SE) e Clovis Amaral da Silva (PE)
Local: Estádio do Pacaembu, em São Paulo (SP)


Fonte: Correio do Povo

Nenhum comentário:

Postar um comentário