sábado, 18 de agosto de 2012

Chuva e granizo provocam a remoção de mil pessoas na Argentina


Previsão de que tempestades continuem acontecendo durante o sábado coloca autoridades em alerta


Chuva e granizo provocam a remoção de mil pessoas na Argentina Agencia Cordoba/AFP
O granizo acumulado nas ruas de Córdoba atingiu mais de 20 centímetros de alturaFoto: Agencia Cordoba / AFP

     Uma tempestade de chuva, na sexta-feira, atingiu as províncias do centro da Argentina, entre elas a de Córdoba, onde acumularam-se mais de 20 centímetros de granizo nas ruas da cidade de Alta Gracia, informaram fontes da Defesa Civil.

     O fenômeno atingiu principalmente as províncias de Buenos Aires, Entre Ríos, La Pampa, Santa Fe, San Luis e Cordoba. Na periferia da capital, mais de mil pessoas tiveram que ser removidas devido ao transbordamento de rios e córregos, informou Luciano Timerman, presidente do Conselho de Emergência da província de Buenos Aires.

     A situação mais surpreendente foi registrada na localidade turística de Alta Gracia, a 35km da cidade de Córdoba, que parecia ter sofrido uma nevasca, segundo imagens exibidas na TV. Na verdade, tratou-se de granizo.

     O secretário de Defesa Civil da cidade serrana, Mario Albenga, informou que, em menos de meia hora, as pedras formaram uma camada de cerca de 20 centímetros, que cobriu pátios, jardins, praças e ruas.

     Também foi intensa a tempestade de chuva e vento na província de San Luis, onde a localidade de Merlo foi fortemente atingida.

     O Serviço Meteorológico Nacional não prevê mudanças no tempo até a tarde deste sábado, motivo pelo qual continuarão as chuvas, que já acumularam 166 milímetros em agosto, quando a média histórica é de 69 milímetros.

Fonte: ZERO HORA, com informações da AFP

Nenhum comentário:

Postar um comentário