A
Confederação Nacional de Municípios (CNM) alerta os gestores eleitos e
reeleitos para mais uma obrigação importante relacionada à Educação neste
início de mandato. A entidade orienta os agentes municipais para que fiquem
atentos aos informes, prazos e procedimentos necessários que tratam do cadastro
junto ao Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE).
A CNM esclarece a necessidade de os prefeitos eleitos e reeleitos realizarem o cadastramento de seus dados no FNDE para que tenham acesso aos sistemas de gestão educacional e à liberação de recursos executados pela autarquia. Apesar de o FNDE não ter definido um prazo para o cadastramento, a Confederação lembra que o não envio do mesmo vai impossibilitar o acesso ao Sistema de Monitoramento, Execução e Controle do Ministério da Educação (Simec).
Além disso, vai impedir o apoio técnico e financeiro do governo federal na educação do Município. Dessa forma, a CNM reitera a necessidade de realizar o cadastro/recadastramento dos dados do gestor municipal o quanto antes. Para auxiliar os gestores, a entidade enumerou os passos necessários para o cadastramento e atualização das informações. Confira abaixo:
Orientações de cadastro e recadastramento
1ª)
Os prefeitos deverão encaminhar para o FNDE cópias autenticadas do documento de
identidade, do CPF e do termo de posse assinado, extrato do CAUC ou declaração
de que o município está dentro do limite de gastos com pessoal e demonstrativo
de aplicação dos recursos do FUNDEB que comprove a aplicação de 60% dos
recursos recebidos na remuneração dos profissionais do magistério.
2ª)
Os documentos digitalizados, deverão ser enviados para o email cohap@fnde.gov.br.
3ª)
O gestor deverá enviar também para o mesmo e-mail o documento – Anexo I
(Cadastro do Órgão/entidade e do dirigente) da Resolução do FNDE nº 9/2015
devidamente preenchido. Ressaltando que devem ser preenchidos com especial
atenção aos blocos 1 e 4 do um formulário do Anexo 1 e que deverão ser
preenchidos um formulário para o prefeito e outro para o secretário de
educação.
4ª)
Assim que os documentos digitalizados forem recebidos no FNDE, o cadastro será
realizado, ou atualizado, e o gestor municipal receberá uma senha de acesso aos
sistemas do FNDE e do MEC.
5ª)
Após todas essas ações , todos esses documentos impressos deverão ser
encaminhados para o seguinte endereço: SBS, Quadra 2, Bloco F (Ed. FNDE),
12º andar (Cohap) – CEP 70.070-929 – Brasília-DF. Mais informações nos
telefones (61) 2022-4082/4086 /4093 /4090/ 4296/ 4046.
A
CNM reitera aos gestores que acompanhem as informações e as datas. Solicita
ainda que os prefeitos não deixem a inserção de dados para a última hora. A
entidade reforça que o não cumprimento implica na suspensão dos repasses dos
recursos e impede que o Município receba transferências voluntárias da União.
Fonte: CNM | Confederação Nacional de Municípios
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