sábado, 28 de março de 2015

Serviço avançado do Samu suspenso na região Carbonífera

População depende temporariamente de Guaíba para atendimento

Serviço avançado do Samu suspenso na região Carbonífera | Foto: André Ávila
   Serviço avançado do Samu suspenso na região Carbonífera | Foto: André Ávila

A ambulância do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) para casos considerados avançados está temporariamente inativa na região Carbonífera. Após atrasos no pagamento dos repasses estaduais, a empresa responsável pelo serviço rescindiu o contrato. Segundo a secretária municipal de Saúde, Cláudia Brum, foi acordado em reunião com representantes da Secretaria Estadual de Saúde que um contrato emergencial será feito nos próximos dias para garantir o serviço até junho, quando termina o prazo para o atendimento ser habilitado pelo Ministério da Saúde. 

A região segue atendida pela Unidade de Suporte Básico do Samu em Charqueadas e pelo Suporte Avançado de Guaíba. O Samu Básica é regulamentado e mantido por convênio tripartite, com repasses federais, estaduais e municipais. O chamado de uma ambulância de Guaíba pode levar cerca de três horas, segundo a secretaria municipal. 

O governo estadual implantou em julho do ano passado o Samu avançado para o atendimento da região Carbonífera, cerca de 100 mil habitantes de Butiá, Arroio dos Ratos, São Jerônimo e General Câmara. O acordo previa a manutenção do serviço com o depósito de R$ 150 mil mensais por parte do governo estadual até a habilitação por parte do ministério. 

Agora, a expectativa da prefeitura é conseguir autorização e repasse federal para que o serviço seja mantido após junho. “Se eu tiver que ir cinco vezes a Brasília eu vou, todos os esforços serão feitos porque é inviável para o município arcar com toda a despesa”, disse Claudia. 

A secretaria estadual esclareceu que os repasses de 2015 estão em dia e que negocia o débito da gestão anterior. “O governo estadual reconhece a dívida, mas salienta que a prioridade é o pagamento em dia dos serviços de 2015”, afirmou em nota. A ambulância para o atendimento avançado está em manutenção e deve voltar a operar assim que a empresa for contratada.

Jéssica Mello
Correio do Povo

Nenhum comentário:

Postar um comentário