quarta-feira, 15 de fevereiro de 2012

Vagas do concurso público da prefeitura causam discussões

Vagas do concurso público 2012 teriam as mesmas funções das vagas do concurso público de 2008, ainda válido.


     Um grupo de técnicas em enfermagem veio ao Portal Ijuhy.com para falar sobre o concurso público realizado pela prefeitura em 2008.

     Segundo elas, as vagas para técnico em enfermagem plantonista, enfermeiro plantonista e motorista plantonista, que foram abertas para o concurso público de 2012, não teriam necessidade de serem criadas, já que o concurso público de 2008 ainda estaria válido.

     No concurso público de 2008 havia vagas para técnico em enfermagem, enfermeiro e motorista.

     No edital do concurso de 2008, especificamente no capítulo IX, item 9.4, diz que o concurso público tem validade de dois anos e poderá ser prorrogado por mais dois anos. Caso prorrogado, a validade do concurso terminaria na metade desse ano.

     O Portal Ijuhy.com entrou em contato com a Secretaria de Administração que confirmou a prorrogação do concurso e a data de validade. A Secretaria também confirmou que os profissionais podem ainda ser chamados até a metade do ano.

     No dia 16 de janeiro de 2012 foi sancionada a lei nº 5.581 que criou entre outros cargos, o cargo público de enfermeiro plantonista, técnico de enfermagem plantonista e motorista plantonista. Logo após, no dia 24 de janeiro, foi publicado no site da prefeitura o edital do concurso público de 2012 com as respectivas vagas.

     O grupo de técnicas em enfermagem alega que o Regime Jurídico dos Servidores Públicos do Município de Ijuí diz que os cargos podem ser criados desde que eles correspondam a um conjunto de atribuições e responsabilidades cometidas ao servidor público. Elas lembram que o plantonista usado para denominar os cargos criados em janeiro apenas se refere à carga horária, ou seja, a diferença das vagas de 2008 e das vagas de 2012 seria apenas o horário de plantão.

     Perguntada sobre a diferença dos cargos, Anilda Dal Forno Nunes, da Secretaria de Saúde, disse que os cargos criados em 2012 visam melhorar o atendimento à população. Ela explica que em 2008 ainda não havia plantão 24 horas, e que as vagas do edital eram para vagas com 37h30min, correspondente aos postos de saúde. Desse modo, essas vagas extrapolavam o horário usado no plantão, que é de 12 horas com folgas de 36 horas.

     Anilda justifica que a criação dos cargos evitaria problemas futuros. Ela explica que é preciso primeiro nomear o profissional e somente depois é possível a mudança da carga horária, caso o profissional concordar. Ela complementa dizendo que a prefeitura poderia se arriscar caso algum profissional não concordasse em mudar o horário. Anilda lembrou que a mudança de carga horária atinge a remuneração do profissional.

     O grupo de técnicas em enfermagem disse que agora elas buscam formas de garantir seus direitos, já que elas se consideram aptas a exercer os cargos que disputaram no concurso público.

Fonte: Karin Franco / PORTAL IJUHY.COM

Nenhum comentário:

Postar um comentário