quinta-feira, 23 de fevereiro de 2012

Edelceu Verri: O maior goleador da história do futebol de Ijuí se despede

Edelceu Verri, o maior goleador do futebol de Ijuí se despediu nesta quinta-feira, 23.
Ele assinalou 155 gols em 298 jogos.
     Depois de longa enfermidade – sofria do Mal de Alzheimer – faleceu às 12h30 desta quinta-feira, 23, Edelceu Verri, pai da professora Rejane e do técnico Dunga.
     Com 71 anos, Edelceu deixa atrás de si uma longa vida dedicada ao futebol de Ijuí. Está sendo lembrado como uma pessoa solícita, amiga e de fácil conversa.
     Concitado a falar e escrever sobre Edelceu Verri, o jornalista Ademar Campos Bindé, de 79 anos e de prodigiosa memória, não teve dúvida em afirmar: Morreu o maior goleador da história do futebol de Ijuí.
     De uma família que fez do futebol o seu esporte predileto, Edelceu jogava como centro-avante e era tido como muito ágil e de grande resistência física, sendo o terror dos ‘beques’, expressão que se usava à época para definir os zagueiros.
     Bindé, um veterano jornalista que dedicou grande parte da sua vida à crônica esportiva nos jornais de Ijuí, escreveu um livro que já é clássico na história de Ijuí: A história do Futebol em Ijuí.
     Nele o jornalista lembra da participação da família Verri na ascensão do futebol no município, o que também contou na entrevista que deu ao Portal Ijuhy.com logo após saber do falecimento do pai de Dunga.
     Edelceu foi nada mais, nada menos do que o maior goleador de Ijuí. Ele disputou um total de 298 jogos, em 12 anos de carreira, marcando um total de 155 gols, conta Bindé.
     Num esboço de livro que o decano dos jornalistas de Ijuí começou a escrever – e que tinha o título de “Os Verri no futebol de Ijuí – De Caetano a Dunga” –  Bindé é categórico e diz que “a história do futebol de Ijuí não pode ser escrita ou estará incompleta, se nela não estiver inserido pelo menos um capítulo especial sobre os Verri”, tal a importância dos gringos neste esporte.
E continua:
     “Desde quando o futebol começou a engatinhar seus primeiros passos por estas paragens de Ijuí, lá pelos idos de 1916, vamos logo encontrar entre os primeiros jogadores do Oriental Foot-Ball Club que, junto com o Riograndense Foot-Ball Club, foram os primeiros times a se organizarem na então vila de Ijuhy, os irmãos Severino, Caetano, Rodolfo e Ulisses Verri.
     Em 1919, quando o Oriental mudou sua denominação para Grêmio Foot-Ball Ijuhyense, os irmãos Verri passaram a defender as cores gremistas”.
     Neste esboço que talvez um dia vai finalizar, Bindé dá a dimensão da presença dos Verri neste esporte. “Não há na história do futebol de Ijuí - e não seria demasiada ousadia, entendemos nós - afirmar que dificilmente há na história do futebol brasileiro e mundial, algo comparável ao que podemos chamar de “dinastia dos Verri”.
     Pois a “dinastia dos Verri” produziu jogadores do quilate de Edelceu e se prolongou na qualidade do jogador Dunga, que a despeito de todos os problemas que teve no início da carreira, conseguiu se superar e virar o grande “Capitão do Tetra”.
     Sintetizando, Bindé diz que “o futebol corre nas veias dos Verri”.
     Nesta quinta-feira, 23, um dos descentes dos Verri, o grande goleador Edelceu Verri se despediu de Ijuí e do futebol que tanto amou.
     Vai em paz, goleador. Ijuí sempre vai lembrar das grandes jogadas e dos gols marcados. O futebol de Ijuí vai lhe venerar pelos tempos afora.
     Adeus Goleador Edelceu Verri.
Leia também:
Fonte: PORTAL IJUHY.COM

Nenhum comentário:

Postar um comentário