quinta-feira, 22 de setembro de 2016

O design thinking no Design de Móveis da SETREM

Alunos desenvolvem trabalho completo com base em designers renomados, passando por pesquisa, proposta, escolha de materiais e métodos, prototipagem e desenvolvimento do móvel


Os alunos do Curso Técnico em Design de Móveis (CTDM) da SETREM desenvolvem belíssimas peças que seguidamente são premiadas nos mais variados concursos da área moveleira em toda região e estado. Mas antes destas conquistas, é o fundamental e completo trabalho realizado em sala de aula e laboratórios que permite desenvolver em cada aluno as habilidades e competências para que obtenham destaque como designer do mobiliário.

Um dos trabalhos que vem sendo desenvolvido atualmente é a elaboração de mockups, miniaturas prototipadas do mobiliários que já estão sendo comercializados por renomados designers. "Estes são mockups de designers modernos, desenvolvidos por alunos que levaram em consideração uma proposta de um designer e a executaram nesse formato. Nas próximas produções, eles apresentarão produções com base designers contemporâneos, como Latoog, Irmãos Campana e uma série de novos expoentes nesta área”, explica Carla Becker, coordenadora do CTDM.

O desenvolvimento completo, no entanto, tem outras etapas e ocorre dentro das disciplinas de História do Mobiliário e de Metodologia de Desenvolvimento do Mobiliário, ministradas pelos docentes Carlos Alexandre Aralde Alves e Gilnei Fontoura. "Os dois professores trabalham em conjunto, passando por todas as etapas da proposta e execução de um móvel. Passa pela pesquisa, criação com base na pesquisa, escolha de materiais e métodos, execução dos mockups - para fazer o equilíbrio da proporção e da estética para, ao final, ser criado o móvel em tamanho real. É um trabalho completo, o legítimo design thinking aplicado a todas as técnicas no Design de Móveis da SETREM”, conclui Carla.


Fonte: Portal SETREM

Nenhum comentário:

Postar um comentário