terça-feira, 17 de março de 2015

Prefeito de Porto Alegre vai se licenciar do PDT

Derrubada de vetos pelos vereadores foi determinante, disse Fortunati

Prefeito de Porto Alegre vai se licenciar do PDT | Foto: André Ávila
   Prefeito de Porto Alegre vai se licenciar do PDT | Foto: André Ávila

O prefeito de Porto Alegre, José Fortunati, anunciou nesta terça-feira que vai se licenciar do PDT. O anúncio foi feito ao vivo na Rádio Guaíba. Segundo ele, a derrubada de seus vetos pela Câmara dos Vereadores, na tarde dessa segunda, foi determinante para a decisão.

Fortunati afirmou que os vereadores “se dobraram aos gritos de quem estava nas galerias e se esqueceram do interesse maior da cidade e dos próprios ocupantes”. Segundo o prefeito, as áreas são lixões, alagadiças e algumas têm projeto de construção de escola, posto de saúde, já aprovado pelo "Minha Casa, Minha Vida". 

Segundo o prefeito, o partido votou de forma dividida. “A direção partidária não está tomando nenhuma decisão. Vou administrar com aqueles que querem pensar a cidade e que não estão preocupados exclusivamente com o processo eleitoral”, disse. 

Nessa segunda-feira a Câmara Municipal de Porto Alegre rejeitou o veto total do Executivo ao projeto que cria 
14 Áreas Especiais de Interesse Social (Aeis) em Porto Alegre. Além disso, o plenário também manteve projeto de lei que obriga a instalação de ar condicionado em novos veículos do transporte coletivo. A medida vale para ônibus que já possuem o equipamento e insere os condicionadores de ar no conjunto de características mínimas para a renovação da frota.

Transporte público

Questionado sobre a obrigatoriedade de ar-condicionado nos ônibus, Fortunati explicou que a passagem teria que sofrer novo aumento de R$ 0,20. “Os balanços das empresas e as auditorias de contas estão disponíveis para a população. O Tribunal de Contas tem todos os dados. São técnicos, mas é de forma clara e transparente”, relatou. "Se eu pudesse, colocaria ar-condicionado em toda a frota de ônibus, mas isso tem um impacto", argumentou.

Em relação à Carris, que tem uma frota um pouco melhor em comparação às outras companhias de transporte público, Fortunati informou que a empresa dá prejuízo. Questionado sobre um possível encampamento, o prefeito lembrou da ação que ocorreu durante o governo Olívio e resultou em retirada de recursos de áreas como Educação e Assistência. "Todo mundo se lembra do ano de 1989 quando o transporte foi encampado. Houve uma dívida enorme à Prefeitura", disse. Ele ainda sustentou que as frotas devem contar com ar-condicionado de forma escalonada. 

A respeito do lucro das empresas de ônibus, o prefeito argumentou que está tentando mudar por meio das licitações. “Licitação transparente, nacional e internacional. Eu estou fazendo todos os esforços”, ressaltou. 

Novo partido

José Fortunati afirmou ainda que, até o final do mandato, não pensa em outra sigla partidária e garantiu que irá à Justiça para derrubar a decisão da Câmara de Vereadores. O PDT deve se reunir entre quinta e sexta-feira para tentar reverter o pedido de licenciamento do prefeito de Porto Alegre. Ele afirmou, no entanto, que não comparecerá ao encontro. 

Correio do Povo e Rádio Guaíba

Nenhum comentário:

Postar um comentário