quinta-feira, 11 de outubro de 2012

Kim Phuc fala sobre suas queimaduras, causadas durante a Guerra do Vietnã, em Florianópolis

Pesquisadores e vítimas se reúnem em evento pela prevenção contra queimaduras
Kim Phuc fala sobre suas queimaduras, causadas durante a Guerra do Vietnã, em Florianópolis Alvarélio Kurossu/Agencia RBS
"Por melhor que seja o tratamento, a prevenção é a melhor possibilidade", diz o presidente do Congresso Brasileiro de QueimadurasFoto: Alvarélio Kurossu / Agencia RBS

     Uma imagem pode mudar a vida de uma pessoa. Foi o caso da vietnamita Kim Phuc, que veio a Florianópolis nesta semana para dividir sua história no VIII Congresso de Queimaduras e I Simpósio Internacional Wound Care, que está sendo realizado desde o dia 10 e termina no sábado, dia 13. Kim é tímida, mas sorri o tempo todo e é extremamente bem-humorada. Apesar de ter se tornado um ícone da Guerra do Vietnã na fotografia de Nick Ut que venceu o Prêmio Pullitzer e se tornou uma das imagens de guerra mais importantes da história, Kim já superou suas queimaduras. 

http://www.clicrbs.com.br/rbs/image/3235399.gif Veja o vídeo do dia do bombardeio

http://www.clicrbs.com.br/rbs/image/3235382.gif Leia a entrevista exclusiva de Kim Phuc para o DC

     — Eu não tinha mais esperança, mas isso mudou. Sou abençoada em cada momento da minha vida. Compartilhei minha história ontem no Congresso e apesar de ainda sentir muita dor no corpo, meu coração não dói mais — declarou na manhã desta quinta-feira.

     Mesmo assim, Kim declarou que toda vez que vê a foto e o filme do dia do bombardeio é como se tudo tivesse acontecido ontem. Por isso ela acredita que a prevenção é a melhor opção contra as queimaduras.

     É o que defende o presidente do Congresso Brasileiro de Queimaduras, o cirurgião pediatra Maurício Pereima.

     — Por melhor que seja o tratamento, a prevenção é a melhor possibilidade. O álcool líquido é grande causador de queimaduras no Brasil. Nós precisamos conscientizar as autoridades para que a venda do produto deixe de ser liberada. Só assim os números vão cair — garante Pereima.


Fonte: Roberta Ávila / DIÁRIO CATARINENSE

Nenhum comentário:

Postar um comentário