segunda-feira, 13 de fevereiro de 2012

Decretada prisão de homem que ajudou irmão a fugir da Pasc

Richely Bonotto (D) poderá ficar preso por até cinco anos por se passar pelo familiar condenado em Charqueadas
Crédito: Paulo Nunes


     Richely Bonotto, irmão do apenado Michel Bonotto, de 31 anos que facilitou a fuga do familiar da Penitenciária de Alta Segurança de Charqueadas (Pasc), no domingo, teve a a prisão preventiva decretada pela Justiça nesta segunda-feira. Ele pode ficar detido por até cinco anos, pelo crime de falsidade ideológica. Depois de ingressar na unidade prisional usando uma peruca, utilizada na fuga pelo irmão, Richely, de 29 anos, foi preso em flagrante por facilitação de fuga. A informação é da delegada de São Jerônimo, Luciane Bertoletti, que assumiu as investigações sobre o caso.

     “Nós fizemos o flagrante por falsidade ideológica e eu vou apurar também a facilitação de fuga. Ele vai responder pelos dois crimes, mas é claro que o que vai manter ele preso é o crime por falsidade ideológica”, esclareceu. Durante a tarde desta segunda, a Justiça converteu o flagrante em prisão preventiva, destacando os antecedentes do acusado, que já foi condenado por roubo e posse de entorpecente. 

     Richely foi descoberto durante a conferência dos presos, após o período de visita. Ele entrou na Pasc às 15h, mas a farsa só veio à tona três horas depois, às 18h. De acordo com as investigações, os irmãos podem ser confundidos como gêmeos univitelinos, tamanha a semelhança. Richely trocou de lugar com Michel na cela para o irmão escapar do presídio.

     Após a descoberta, o falso apenado foi conduzido à Delegacia de Polícia de Charqueadas, onde foi lavrado o flagrante. Hoje, Richely foi encaminhado à Penitenciária Modulada de Charqueadas. Um outro inquérito foi aberto pela Polícia para apurar as causas da fuga de Michel, que permanece foragido.

     A situação causou constrangimento no comando da Pasc, que teve uma mudança de direção após o ocorrido. O diretor adjunto do Departamento de Execução Penal da Susepe, Alberi Moura, assume como interventor da casa prisional, no lugar de Renato Gomes. O superintendente da Susepe, Gelson Treiesleben, antecipou o retorno de suas férias para tratar do caso.

Fonte: Lucas Rivas / Rádio Guaíba

Nenhum comentário:

Postar um comentário