segunda-feira, 14 de outubro de 2019

Golpe do Falso Leilão lesou moradores de Boa Vista do Buricá em cerca de R$ 90 mil

Dois casos foram levados ao conhecimento da Polícia Civil na cidade. Conforme delegacia, há relatos de outras vítimas na região.


A Delegacia de Polícia Civil de Boa Vista do Buricá emitiu uma nota em que alerta sobre uma nova modalidade de golpe sendo aplicada na região. Trata-se do Golpe do Falso Leilão. As informações foram repassadas em texto assinado pelo comissário de polícia Mauro Konzen. Segundo ele, durante a pesquisa que a vítima faz em sites especializados para compra de carros ou veículos, acaba recebendo anúncios ou propagandas fraudulentas de veículos recuperados de bancos.

Os veículos seminovos com preços abaixo do valor de mercado atraem as vítimas. Elas são induzidas a fazer um pré-cadastro e participar de um suposto pregão. Antes de encaminhar o termo de arrematação do referido veículo, o comprador ainda precisa encaminhar cópias de documentos pessoais.

Os golpistas solicitam, em seguida, que as vítimas façam a transferência bancária por TED, ou outro tipo, para uma conta. O valor supostamente incluiria a comissão do leiloeiro, taxa de pátio, fretes e outras alegadas taxas. Após o comprador transferir o dinheiro acaba bloqueado no WhatsApp, por onde é feita a negociação, e não consegue mais contato com o site do leilão.

Conforme Konzen, em Boa Vista do Buricá já houve dois casos de conhecimento da polícia com depósitos que juntos somam em torno de R$ 90 mil. Segundo ele, outros casos ocorreram em cidades da região, todos também com depósito de valores consideravelmente altos. “Em sua grande maioria, esses tipos de golpes já são montados e programados de tal maneira para que seja muito difícil recuperar o dinheiro”, explica.

O comissário orienta que o comprador sempre desconfie de toda oferta muito vantajosa. Na dúvida sobre a procedência do vendedor, ele sugere que seja feita a pesquisa no site “reclame aqui” para ver se há reclamações de pessoas que foram enganadas. “Isso vale pra qualquer site de compras, não somente de leilão”, esclarece.


Fonte: Rádio Alto Uruguai

Nenhum comentário:

Postar um comentário