quarta-feira, 10 de dezembro de 2014

Veículos agrícolas: início do emplacamento será prorrogado por mais um ano



Em reunião na manhã desta quarta-feira, 10, foi confirmada a prorrogação do emplacamento de veículos agrícolas por mais um ano. O anúncio, feito pelo ministro das Cidades, Gilberto Occhi, deve ser confirmado na próxima reunião do Contran, na semana que vem. Dessa forma, o emplacamento fica previsto apenas para janeiro de 2016.

O autor do projeto que previa o fim do emplacamento, deputado federal Alceu Moreira (PMDB/RS), comemorou a prorrogação, embora classifique a medida como paliativa.

“É mais um ano de tempo para resolver de verdade o problema, o que só não foi possível porque de forma insensível o governou federal vetou o projeto que tinha apoio da Câmara e do Senado. Emplacar tratores, colheitadeiras, tobatas e pulverizadores como se fossem automóveis de passeio é um absurdo para tomar dinheiro dos produtores. A não ser que queiram as máquinas transitando nas cidades, até porque pagando o que o governo quer os agricultores terão esse direito”, comentou o deputado durante a reunião, acompanhada também pelos deputados Jerônimo Goergen (PP/RS), Nelson Padovani (PSC/PR) e Valdir Colatto (PMDB/SC).

Votação dos vetos

Também nessa semana foi divulgada a lista de votação da sessão do Congresso que manteve o veto da presidente Dilma Rousseff ao projeto de Alceu Moreira. Entre os deputados federais gaúchos (lista abaixo) foram 10 votos contra o emplacamento, sete a favor, sendo que os demais 14 deputados votaram em branco, nulo ou não participaram da votação. Após a divulgação dos votos, o deputado também rechaçou a posição dos deputados petistas de que o teor do projeto seria muito amplo. Segundo Alceu Moreira, “num caso idêntico, que tratava da isenção dos veículos bélicos, após a sanção da medida, o próprio governo regulamentou quais seriam os veículos enquadrados na lei, então o mesmo deveria ser feito com os veículos agrícolas”, argumentou.

Contra o emplacamento
Alceu Moreira (PMDB)
Perondi (PMDB)
Osmar Terra (PMDB)
Luiz Carlos Heinze (PP)
Renato Molling (PP)
Onyx Lorenzoni (DEM)
Beto Albuquerque (PSB)
Alexandre Roso (PSB)
José Stédile (PSB)
Giovani Cherini (PDT)

A favor do emplacamento
Bohn Gass (PT)
Pepe Vargas (PT)
Henrique Fontana (PT)
Paulo Pimenta (PT)
Ronaldo Zülke (PT)
Maria do Rosário (PT)
Manuela D'Ávila (PCdoB)

Votos brancos* ou nulos**
Vilson Covatti (PP)*
Luiz Carlos Busato (PTB)*
Marcon (PT)**

Não votaram
Afonso Hamm (PP)
José Otávio Germano (PP)
Jerônimo Goergen (PP)
Vieira da Cunha (PDT)
Assis Melo (PCdoB)
Danrlei (PSD)
Enio Bacci (PDT)
Eliseu Padilha (PMDB)
Nelson Marchezan Jr. (PSDB)
Marco Maia (PT)
Sérgio Moraes (PTB)

*Com informações do Gabinete Deputado Alceu Moreira / Foto: Ilustrativa

Rádio Alto Uruguai

Nenhum comentário:

Postar um comentário