quinta-feira, 25 de dezembro de 2014

Papa condena perseguição brutal a minorias e violência contra as crianças

Francisco fez referências ao massacre em escola no Paquistão

Papa falou na Cidade do Vaticano para uma multidão de fiéis | Foto: Alberto Pizzoli / AFP / CP
   Papa falou na Cidade do Vaticano para uma multidão de fiéis | Foto: Alberto Pizzoli / AFP / CP

O papa Francisco pediu nesta quinta-feira em sua mensagem de Natal o fim da perseguição brutal a grupos étnicos e religiosos no Iraque e na Síria, ao mesmo tempo que condenou a violência e o tráfico que afetam as crianças. O pontífice pronunciou a mensagem "urbi et orbi" (à cidade e ao mundo) na Basílica de São Pedro, diante de uma multidão de fiéis, em um clima nublado, mas agradável. 

Francisco condenou a "perseguição brutal" sofrida por "nossos irmãos e irmãs cristãos do Iraque e da Síria", ao lado de "outros grupos étnicos e religiosos. O papa argentino, que desta vez não fez referência à América Latina, lamentou que na Nigéria "muitas pessoas são retidas como reféns ou massacradas". Também condenou que "tantas crianças (sejam) vítimas da violência, objeto de tráfico ilícito e tráfico de pessoas", em referência ao recente massacre em uma escola do Paquistão. Francisco falou ainda sobre as crianças "mortas antes de ver a luz", em uma condenação explícita do aborto. 

Ao falar sobre a Ucrânia, o papa apelou para que se vença o ódio e a violência, com "um novo caminho de fraternidade e reconciliação". Por fim, o pontífice expressou sua solidariedade com as vítimas da epidemia de Ebola, "especialmente na Libéria, Serra Leoa e Guiné". "Agradeço de coração aos que estão se esforçando com valentia para ajudar os enfermos e suas famílias", afirmou.

Fonte: AFP
Correio do Povo 

Nenhum comentário:

Postar um comentário