quarta-feira, 20 de novembro de 2013

A bióloga Ana Paula deixa a prisão na Rússia

Gaúcha foi a primeira dos 30 ativistas a ganhar liberdade

   Gaúcha foi a primeira dos 30 ativistas a ganhar liberdade
   Crédito: Dimitri Sharomov / Divulgação Greenpeace AFP

A gaúcha Ana Paula Maciel deixou a prisão de São Petersburgo nesta quarta-feira, informou o Greenpeace em sua conta no Twitter. A bióloga, de 31 anos, foi a primeira ativista do grupo de 30 integrantes da organização a ganhar liberdade.

Detida desde o dia 23 de setembro, depois de participar de um protesto contra exploração de petróleo no Ártico, Ana Paula Maciel 
ganhou direito a liberdade sob o pagamento de fiança na terça-feira. O Greenpeace ainda não informou se a gaúcha poderá deixar o país ou terá que seguir em território russo. Pelo Twitter, a presidente Dilma Rousseff afirmou que o Ministério das Relações Exteriores seguirá acompanhando o caso.

• “Foi um grande alívio”, conta mãe de ativista gaúcha

Além da gaúcha, outros 16 ativistas do grupo já receberam o direito a liberdade sob o pagamento de fiança e devem deixar a prisão nas próximas horas. Nesta quarta-feira, ganharam o beneficio o capitão do navio Artic Sunrise, o americano Peter Willcox, os holandeses Faza Oulahsen e Mannes Ubels e os britânicos Alexandra Harris e Kieron Bryan. Eles receberam o direito a liberdade com o pagamento da fiança, fixada em dois milhões de rublos (R$ 140 mil), mesmo valor que a ONG pagou pela liberação de Ana Paula.

Fonte: Correio do Povo

Nenhum comentário:

Postar um comentário