terça-feira, 27 de dezembro de 2016

Descoberto vírus gigante no Guaíba

Golden marseillevirus não apresenta riscos à saúde dos seres humanos

Golden marseillevirus fez parte da pesquisa de mestrado de Raíssa Nunes dos Santos | Foto: UFRGS / Arquivo Pessoal / Divulgação / CP
   Golden marseillevirus fez parte da pesquisa de mestrado de Raíssa Nunes dos Santos
   Foto: UFRGS / Arquivo Pessoal / Divulgação / CP

Pesquisadores do Laboratório de Virologia da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (Ufrgs) descobriram uma nova espécie de vírus gigante no Guaíba, primeira encontrada no Rio Grande do Sul e segunda no país. O Golden marseillevirus faz parte de uma nova linhagem na família de vírus gigantes e não apresenta riscos à saúde dos seres humanos, mas representa uma descoberta importante para os estudos evolucionários.

O Golden marseillevirus é encontrado em amebas e já foi verificado também em Minas Gerais. Seu genoma conta com 360 mil pares de base e 536 genes. O tamanho, 200 nanômetros de diâmetro, é maior, por exemplo, que o HIV, que mede 120 nanômetros e possui apenas nove genes.

A descoberta foi feita por um grupo de pesquisadores em uma busca por mimivírus, outra família de vírus gigantes, e ganhou destaque internacional com publicação da revista Scientific Reports. O Golden marseillevirus fez parte da pesquisa de mestrado de Raíssa Nunes dos Santos no Programa de Pós-Graduação em Microbiologia Agrícola e do Ambiente da Ufrgs. “Ele se multiplica principalmente em ambientes aquáticos, por isso já foi encontrado também em fontes da França, mas é um vírus raro”, explicou.

Segundo Raíssa, foram utilizados mexilhões dourados para a descoberta. Os animais possuem capacidade de filtrar grande quantidade de água para a ingestão de nutrientes e, nesse processo, algumas substâncias ficam retidas, o que acontece com o vírus gigante. Já que a multiplicação do Golden marseillevirus só acontece em amebas, a água retirada do interior dos mexilhões foi aplicada nesses protozoários para a descoberta.

Como o genoma do vírus é grande, ele possui várias proteínas que devem ser analisadas. “É uma descoberta muito importante na área ambiental, até para os estudos sobre a origem da vida. As descobertas dos vírus no mundo montam um quebra-cabeça ao redor da história”.


Jézica Bruno
Correio do Povo

Nenhum comentário:

Postar um comentário