sexta-feira, 29 de novembro de 2013

Santa Catarina: Taió e Campo Erê decretam situação de emergência após chuva e granizo

Segundo governo, 50 famílias ficaram desalojadas em Taió, no Vale.
Em Campo Erê, cerca de 100 casas foram destelhadas nesta quinta (28).

Granizo caiu na noite de quinta-feira (28) em Taió (Foto: Defesa Civil/Divulgação')
   Granizo caiu na noite de quinta-feira (28) em Taió (Foto: Defesa Civil/Divulgação')

Duas cidades de Santa Catarina decretaram situação de emergência por causa dos prejuízos após chuva forte e granizo. O documento foi assinado nesta sexta-feira (29) pelos prefeitos de Taió, no Vale do Itajaí, e Campo Erê, no Oeste. De acordo com o governo, os municípios de São Lourenço do Oeste, São Bernardino, Galvão, Jupiá e Novo Horizonte também foram afetados com o fenômeno meteorológico, mas não enviaram ainda o pedido de decreto para a Secretaria de Estado da Defesa Civil.

Em Taió, uma chuva de granizo prejudicou casas e lavouras no final da noite de quinta-feira (28). Segundo a Defesa Civil, as pedras chegaram a medir o tamanho aproximado de uma bola de sinuca.

O levantamento realizado na tarde desta sexta (29) identificou 150 residências afetadas, 50 famílias desalojadas e também animais mortos. Todas as residências vistoriadas tiveram 90% do seu telhado destruído, além da perda de mobília, alimentos e eletrodomésticos. Em um dos bairros do município, a estimativa da prefeitura municipal é que 70% das plantações de milho, fumo e feijão tenham sido perdidas.

Em Campo Erê, na região Oeste, cerca de 100 casas foram destelhadas e 160 ficaram alagadas em decorrência de chuva forte com vendaval no fim da noite de quinta-feira (28). Conforme a guarnição do Corpo de Bombeiros Voluntários de Campo Erê, a chuva na cidade começou por volta de 19h30 e durou um pouco menos de 20 minutos. O volume acumulado foi de mais de 100 mm.

Chuva causou alagamentos em Campo Erê (Foto: Jandir Sabedot/www.campere.com)
   Chuva causou alagamentos em Campo Erê (Foto: Jandir Sabedot/www.campere.com)

Fonte: Do G1 SC

Nenhum comentário:

Postar um comentário