sábado, 20 de abril de 2013

Série Invisíveis - A cara da reação: pesquisa revelará impactos da pobreza na Capital

A série de reportagens Invisíveis, publicada no Diário Gaúcho entre a quarta e a sexta-feira desta semana, repercutiu dentro da maior universidade do Estado
A cara da reação: pesquisa revelará impactos da pobreza na Capital Mateus Bruxel/Agencia RBS
Foto: Mateus Bruxel / Agencia RBS


     Liderados pelo professor de Economia da Pobreza na Ufrgs Flávio Comim, um grupo de professores, pesquisadores e alunos dos departamentos de Economia e de Psicologia começará em dez dias uma pesquisa para saber os impactos da pobreza na Capital. Flávio já havia participado de um levantamento similar, com 15 mil entrevistas, em 2007. Desta vez, a ideia é atingir as regiões visitadas pelo Diário, na série publicada entre quarta e sexta-feira.

     - A partir do trabalho, será possível destacar quais são as reais necessidades destes moradores para que possam ser transformadas em ações concretas pelos órgãos responsáveis - explica Flávio. 

     Serão três dimensões: segurança alimentar, impactos psicológicos e projeções para o futuro dos filhos. Cerca de 20 alunos irão a campo buscar, ao menos, 500 moradores.
 
     - Estamos preocupados também com o impacto da falta de dinheiro na vida destas pessoas - destaca o psicólogo James Ferreira Junior, integrante do Grupo de Pesquisa em Psicologia Comunitária da Ufrgs.

     Um alvo deverá ser Vanessa da Cruz Barbosa, 30 anos, que vive com dois filhos numa casa de papelão, sem janelas e banheiro, na Vila Chácara dos Pinheiros, na Restinga. Desempregada desde dezembro, quando descobriu que tem doença degenerativa que afeta os neurônios, ela e os dois filhos vivem com R$ 210 do Bolsa Família. A partir da publicação da história dela, dezenas de pessoas ligaram para o DG para ajudá-la.
 
     - Se eu conseguir o benefício do Inss, já poderei me mudar de lugar - afirma Vanessa, que luta para provar que sofre da doença. A Defensoria Pública deve ajudar nesta questão.

No rastro da reportagem

     A partir da publicação das reportagens, o Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS) reforçou a busca às famílias. O mesmo ocorreu com a Fundação de Assistência Social e Cidadania (Fasc), que estuda a criação de uma unidade móvel. 

     - Contatamos, imediatamente, os Centros de Referência de Assistência Social (Cras) das regiões para que estas famílias sejam atendidas. Agradecemos ao Diário por terem as localizado - afirmou o presidente da Fasc, Kevin Krieger.

     Já o secretário chefe da Casa Civil do Estado, Carlos Pestana, convidou a reportagem para uma visita ao Piratini. Na ocasião, afirmou que a Caravana da Inclusão do RS Mais Igual deverá chegar à Capital em junho, mas a parceria com a prefeitura ainda precisa ser firmada. O principal objetivo é localizar famílias que estão fora do Cadastro Único - que leva ao Bolsa Família. 

     - A partir do belo trabalho feito pelo Diário Gaúcho, poderemos encontrar outras famílias na mesma situação. Localizar quem está invisível aos programas sociais é um processo complexo. Até a vergonha acaba impedindo estas pessoas de buscarem os seus direitos - disse.

     A presidente da Comissão de Defesa do Consumidor, Direitos Humanos e Segurança Urbana da Câmara de Vereadores de Porto Alegre, Fernanda Melchionna, se dispôs a contatar as famílias que não têm todos os documentos de identificação, como CPF e carteira de identidade.

Dos leitores

     "Esta imagem da mãe amamentando e abraçando o outro filho me arrancou lágrimas e me fez agradecer pela vida que tenho, que já não é das mais fáceis. O que mais me choca é a falta de sensibilidade de grandes empresários e das autoridades para resolver questões sociais."
Alessandra Ausani Huff

     "Parabéns pela abordagem profissional e humana. Faz com que paremos para pensar sobre nossa vida, o que temos e que não damos valor."
Anderson Guerreiro

     "A reportagem mostra o quanto ainda precisamos para que o nosso país esteja verdadeiramente no caminho do desenvolvimento."
Humberto Escobar

     "A reportagem mostra que o governo não tem política fundiária que retenha o homem no campo. As famílias vêm para as grandes cidades em busca de um sonho que se torna um pesadelo." 
Alceu Medeiros

Fonte: Aline Custódio | DIÁRIO GAÚCHO

Um comentário:

  1. Anelise - Porto Alegre21 de abril de 2013 às 01:40

    Desde que vi a reportagem não paro de pensar no Seu Adão, pai de família da Restinga que nunca viu uma nota de 100 e que ganhava 60 reais para cuidar de um cavalo. Também daqueles que não tinham banheiro. Da mãe que dorme com os quatro filhos pequenos em uma cama de solteiro e por aí vai. Gostei de saber que eles vão receber ajuda.

    ResponderExcluir