sábado, 7 de março de 2020

CIAC/SUS é inaugurado em Três Passos e servirá de modelo para vários municípios do Brasil

Diversas lideranças e a comunidade prestigiaram o ato e conheceram o novo centro de saúde do município

   CIAC/SUS entra em funcionamento na segunda-feira (Fotos: Vinicius Araujo / Rádio Alto Uruguai)

Foi inaugurada na noite desta sexta-feira (06), em Três Passos, a estrutura do CIAC/SUS (Centro Integrado de Atendimento ao Cidadão), na avenida Oswaldo Aranha. No local, neste primeiro momento, 21 profissionais estarão trabalhando, a partir da próxima segunda-feira, com atendimento à população das 7h30min às 11h30min, e das 13h às 17h.

Dentro do CIAC/SUS estarão funcionando a Estratégia de Saúde da Família (ESF) do bairro Érico Veríssimo, a central de imunizações (vacinas) do município, o Núcleo de Atenção à Saúde da Família (NASF), a central de dispensação de medicamentos, tanto da farmácia básica do município, como da farmácia do Estado, além da central de transporte sanitário, que atenderá o agendamento de pacientes que realizam tratamento fora do município, através do programa Conduz Vida.

O prefeito, José Carlos Amaral, que estava bastante emocionado durante a solenidade, disse em seu discurso que estava muito honrado em poder entregar à comunidade essa estrutura, após longos anos de batalha administrativa, junto ao Ministério da Saúde.

Originalmente, o prédio abrigaria uma UPA – Unidade de Pronto Atendimento. Porém, desde 2014, tanto o governo federal, como o governo do Estado, não deram garantias de que conseguiriam arcar com 75% do custeio da UPA, como previa o projeto, o que inviabilizaria ao município manter sozinho todos os custos para que a unidade prestasse serviços 24 horas ao dia.

Dessa maneira, a administração de Três Passos, liderada pelo prefeito José Carlos Amaral, formou um grupo de trabalho, a partir da Famurs (Federação das Associações de Municípios do RS), apresentando uma alternativa ao ministério, para que a estrutura pudesse ser utilizada, não mais como UPA, mas podendo ser útil à comunidade, já que o prédio estava pronto e muitos equipamentos já comprados.

No início de 2020, o Ministério da Saúde autorizou o município a abrir a estrutura, sob os moldes do CIAC/SUS, algo pioneiro no país e que servirá de modelo para outros municípios que enfrentam as mesmas dificuldades e ainda não conseguiram abrir suas UPAs.

O vice-prefeito de Três Passos, Jorge Dickel, enalteceu essa conquista, parabenizando o prefeito e toda a equipe da administração, pelo empenho em buscar uma alternativa que tornasse possível esse sonho. “Nós não poderíamos deixar um prédio com toda essa estrutura sem destinação. Nós temos um respeito muito grande pelo dinheiro público e uma preocupação muito grande com a saúde da nossa população. Por isso encontramos uma alternativa, para que Três Passos não enfrentasse as dificuldades que muitas prefeituras no país estão enfrentando, onde abriram a UPA, mas não estão conseguindo manter os seus serviços, por dificuldades financeiras”, destacou Jorginho.

Quem também conversou com a reportagem da Rádio Alto Uruguai, foi a secretária municipal de Saúde, Maria Adelaide Herz. Para ela, trata-se de uma conquista de muitos anos, onde todos os secretários se envolveram e muitos servidores se dedicaram, para que se pudesse chegar a esse momento. Ela também destacou o trabalho do prefeito, José Carlos, que soube encontrar uma alternativa viável e importante para que a estrutura pudesse ser utilizada, beneficiando diretamente a comunidade.

Adelaide ainda adiantou uma informação importante. A ideia, futuramente, é manter um atendimento de 12 horas por dia, no CIAC/SUS. “No momento em que a equipe integral seja composta, o projeto da administração é estender o horário de atendimento do CIAC para 12 horas por dia. Esta condição está dependendo da conclusão do concurso público aberto pelo município para contratação de profissional médico para atuar 20 horas”, declarou a secretária.

Participaram da solenidade de inauguração, o deputado federal, Marcelo Moraes (PTB), vereadores, secretários municipais, servidores da Secretaria Municipal da Saúde, lideranças religiosas, que procederam em uma bênção à estrutura, além de dirigentes de diversas entidades representativas do município e comunidade em geral.




 









Fonte: Rádio Alto Uruguai
Fotos: Vinicius Araujo / Rádio Alto Uruguai

Nenhum comentário:

Postar um comentário