quarta-feira, 18 de março de 2020

Município de Tenente Portela apresenta cinco casos suspeitos do Covid-19

Informação foi confirmada na tarde desta quarta-feira (18). Durante a manhã, a administração municipal apresentou detalhes do decreto com medidas de prevenção ao contágio pelo novo Coronavírus (Covid-19)

Prefeito, vice-prefeito e equipe da administração municipal, deram detalhes do combate ao Covid-19 na manhã de hoje (Foto: Prefeitura de Tenente Portela / Divulgação)

A Secretaria Municipal de Saúde e Saneamento de Tenente Portela comunicou, por volta das 16 horas desta quarta-feira (18), que até o momento foram registrados cinco casos suspeitos de pessoas que contraíram o Coronavírus, e que os mesmos estão em isolamento domiciliar sendo monitorados pelos profissionais da Secretaria.

Decreto com medidas de prevenção foi apresentado pela administração de Tenente Portela

Em uma entrevista coletiva à imprensa realizada na manhã de hoje, o prefeito de Tenente Portela, Clairton Carboni, acompanhado do vice-prefeito, Valdir Machado Soares, e dos secretários municipais, apresentou o Decreto do Executivo número 073/2020, que dispõe sobre medidas de prevenção ao contágio pelo novo Coronavírus (Covid-19) no âmbito da administração pública.

O decreto considera os recentes protocolos emitidos pela Organização Mundial de Saúde, pelo Ministério da Saúde, pela Secretaria Estadual de Saúde e pelo Comitê Municipal de Atenção ao Coronavírus, e a necessidade da adoção de medidas imediatas visando a contenção da propagação do vírus em resposta à emergência de saúde pública.

No decreto de 17 artigos, destaca-se a suspensão de todas as atividades escolares, dos anos iniciais e finais do ensino fundamental da rede de ensino municipal, a partir do dia 19, quinta-feira, por um prazo de 15 dias, sendo que as atividades escolares da educação infantil e o atendimento das creches municipais continuarão funcionando, mas com orientação dos professores e coordenação pedagógica aos pais que possuem condições de manter seus filhos em casa, que assim o façam, a fim de que sejam encaminhadas para a escola apenas as crianças cujas famílias não possam deixá-los com familiares ou pessoas de confiança. Ainda, determina o adiamento, suspensão ou cancelamento de todos os eventos com aglomeração de pessoas, dentre outras medidas.

Conforme o prefeito, não se descarta outras medias mais drásticas nos próximos dias: “através deste decreto vamos ver como vai se transcorrer nos próximos dias o comportamento da comunidade, e se for necessária, novas medidas poderão ser tomadas”, destacou Carboni.

A recomendação é que cada empresa ou instituição, tente tomar as medidas mais adequadas para cada caso. “Cada empresa, cada local que possua um número expressivo de pessoas circulando ou trabalhando, que se adapte. Nós vamos acompanhar dia a dia, levando em consideração as determinações vindas de órgãos superiores e do Comitê Municipal de Atenção ao Coronavírus, e dependendo da situação, poderemos tomar outras atitudes”, frisou o prefeito.

A secretária de Saúde e Saneamento, Micheli Vargas, destaca que não há a necessidade de pânico, porém, é preciso fazer o isolamento domiciliar. “O vírus se propaga muito rápido, então, quem possui alguns sintomas, que fique em casa, tomando os cuidados necessários, não superlotem o hospital e as unidades de saúde, mas entrem em contato com a secretaria de Saúde e busquem informações. Também informem seus sintomas, se viajaram nos últimos dias, e assim a equipe vai até a residência fazer a avaliação. Havendo a necessidade de internação, a própria equipe fará o encaminhamento”, destacou a secretária de Saúde, que informou também a necessidade dos cuidados básicos, como sair de casa só se for necessário, principalmente idosos e pessoas portadoras de doenças crônicas, além de lavar as mãos com frequência, evitar ambientes com muitas pessoas e arejar e limpar bem a casa.

O decreto, na íntegra, pode ser lido clicando aqui.


Fonte: Rádio Alto Uruguai

Nenhum comentário:

Postar um comentário